Atualizado em 1 de outubro de 2021.
Tempo de leitura: 5 minutos

O seu notebook já não tem a mesma autonomia que possuía quando você o adquiriu? Talvez esteja na hora de trocar uma das peças fundamentais para o seu funcionamento: a bateria. Continue a leitura, pois neste texto iremos ensiná-lo como escolher a bateria do notebook!

Cada aparelho possui um modelo correto de bateria para ele. Porém, existe uma característica essencial que você pode escolher de acordo com alguns fatores, como a funcionalidade e o local onde você utiliza o seu notebook.

Como eu descubro o modelo ideal? Por qual tempo de autonomia devo decidir? A escolha não é tão simples quanto parece! Abaixo, apresentamos tudo o que você precisa saber para fazer a escolha certa na compra da bateria para seu notebook.

O que é o part number da bateria?

Você pode tentar identificar o modelo compatível com o seu notebook através da nomenclatura completa do seu aparelho. Porém, só o part number te dará a precisão que você precisa na hora da escolha de um novo produto. Ele funciona como um “CPF” da bateria, portanto, cada modelo possui um código diferente. Algumas marcas podem se referir a ele como “type”, “replace”, “model ID”, entre outros. Abaixo, você pode observar a diferença entre algumas das marcas mais conhecidas entre os usuários de notebook.

bateria-para-notebook

Como identificar o part number?

Encontrar o part number não é uma tarefa complicada, mas exige atenção do usuário para que erros não sejam cometidos nesse processo.

O primeiro passo é retirar a tampa do equipamento. No caso da bateria interna, não há necessidade de desligar o aparelho e retirar o componente para encontrar o seu part number. Após isso, você deve procurar por um conjunto de número e letras que está inserido na bateria. Esse código pode ser disponibilizado em uma etiqueta ou, então, estar reproduzido diretamente no produto. Antes dos números e letras, você deverá encontrar o identificador a partir de definições como Model, P/N, Type, entre outras. Todos esses termos estão se referindo ao part number da bateria. Saber o part number correto evita problemas de incompatibilidade ao usuário, o que certamente ocasionaria uma “dor de cabeça” desnecessária neste processo.

Os códigos que compõem o part number são extremamente variados, e irão mudar de acordo com as marcas de notebook. Computadores portáteis da Dell terão formatos de part number diferentes em relação aos lançados pela HP, por exemplo. Isso não significa, no entanto, que determinadas baterias sejam compatíveis apenas com um tipo de notebook. Existem vários modelos que podem ser usadas sem maiores problemas em aparelhos diferentes.

Para saber como localizar este dado de acordo com o seu aparelho, assista ao nosso vídeo sobre como encontrar o part number da bateria do notebook.  Nele te contamos como localizar este dado caso você utilize um notebook Dell, HP, Samsung ou de qualquer outra marca.

Bateria de notebook padrão ou de alta capacidade?

A bateria de notebook de alta capacidade é recomendada para quem costuma executar programas mais pesados, como os de edição, ou passa bastante tempo longe da tomada. Se você utiliza aplicativos leves ou costuma operar seu laptop apenas em casa, a bateria de notebook padrão irá se adequar perfeitamente à sua necessidade.

As baterias de alta capacidade possuem características distintas das baterias padrão, como o número de células, por exemplo. No vídeo abaixo explicamos exatamente como elas funcionam, veja:

Cada aparelho possui um modelo correto de bateria para ele. Porém, existe uma característica essencial que você pode escolher de acordo com alguns fatores, como a funcionalidade e o local onde você utiliza o seu notebook.

Como eu descubro o modelo ideal? Por qual tempo de autonomia devo decidir? Confira abaixo um infográfico com as estruturas de cada tipo de bateria.

preco-da-bateria-de-notebook

Qual a melhor bateria para notebook

O primeiro ponto ao respondermos essa questão é: o usuário precisa ter clareza que a melhor bateria para notebook é aquela que é compatível com o modelo da máquina e adquirida a partir de lojas e empresas confiaveis.

Não existe uma bateria universal capaz de atender todos os modelos existentes de notebook. Assim, se você respeitar esses dois critérios fundamentais (adquirir um modelo compatível em locais confiáveis), com certeza terá uma bateria que desempenha um bom trabalho junto a seu aparelho. 

Quando substituir a bateria do notebook

Assim como outros componentes importantes que fazem parte de um computador portátil, a bateria também irá dar sinais de desgaste. Em alguns casos, esses indicativos serão claros o suficientes para que o usuário perceba que a vida útil da bateria está finalmente chegando ao fim. 

Alguns sinais são: bateria desliga repentinamente, dura menos do que anteriormente e também quando o Sistema Operacional avisa que o nível de bateria está baixo, informando que é necessário conectar o aparelho a uma rede de energia para que ele possa continuar sendo utilizado. Em todos esses casos, é preciso pensar seriamente em substituir o componente por outro modelo.

Onde comprar bateria para notebook

Para adquirir um produto de qualidade, é recomendado optar por locais que possuem histórico confiável na venda de peças e itens para notebook. Além disso, buscar uma empresa com os melhores produtos e maiores condições de garantia devem ser um diferencial.

BB Baterias se enquadra nesses critérios, e tem disponíveis diferentes modelos de marcas como HP, Dell, Acer, Apple e muitas outras, para atender a todas as suas necessidades. Somos uma empresa especializada no comércio de diversos itens para notebook, como telasfontesteclados e, claro, nossas baterias. Se você estiver precisando substituir componentes de seu computador portátil, é só falar com a equipe da BB Baterias. Nossos consultores estarão preparados para fornecer os melhores produtos do mercado para que você compre sua bateria e possa usufruir do melhor rendimento em seu notebook. Conte conosco!