Atualizado em 3 de março de 2022.
Tempo de leitura: 9 minutos

Você já passou pela situação de perceber que a bateria do notebook não carrega? Nessas horas bate aquele desespero. Você precisa transportar sua máquina, ela simplesmente não carrega, e você sabe que não vai resistir ligada por todo o tempo necessário. Mas calma, saiba que seu problema tem solução!

Neste post, listaremos as situações mais comuns que levam ao não carregamento da bateria e como você poderá prevenir ou corrigi-las.

Por que meu notebook não carrega?

A bateria do notebook está ligada na tomada, mas não carrega? Antes de tudo, você precisa entender que isso pode ser causado pelo hardware ou pelas configurações.

No caso das configurações, geralmente a causa pode ser a BIOS ou os drivers desatualizados.

Entretanto, os problemas mais frequentes costumam ser os de hardware. Os mais comuns são: mau contato entre a bateria e o notebook, resíduo de energia acumulado na máquina, fonte com defeito ou má qualidade dos cabos, problemas na tomada, falta de limpeza dos conectores e superaquecimento.

Como posso corrigir?

Após identificar a causa do problema, é hora de executar a correção adequada. A seguir, vamos te mostrar as principais causas e como você pode verificar se o problema reside em cada uma delas para, depois, realizar a correção e fazer com que seu notebook volte a carregar a bateria normalmente.

Verifique se o problema não está na tomada

Esta primeira dica pode parecer muito básica, mas sempre deve ser a primeira opção testada pelo usuário. O que acontece é que o carregador de bateria pode parar seu funcionamento ao detectar qualquer tipo de problema na energia fornecida pela tomada. Sendo assim, o indicado é retirar o plugue, esperar alguns minutos e tentar mais uma vez, em outra fonte de energia.

Teste o cabo de conexão de seu notebook

A segunda medida que pode ser tentada é testar o cabo de conexão que liga o notebook à fonte de energia. Inicialmente, verifique as condições físicas do cabo, para ver se o componente não apresenta nenhum tipo de desgaste ou alguma ranhura aparente. Também observe bem para ver se o cabo não está desencapado. A seguir, veja se está conectado com a máquina ou com a fonte e se apresenta qualquer detalhe que possa levar a um defeito.

Uma outra dica é, se possível, testar o carregamento da bateria com outro cabo. Caso você não possua, esta tarefa pode ser realizada na assistência técnica de sua confiança.

Atualize a BIOS do notebook

A BIOS é executada quando o computador é ligado e é responsável pelo suporte de acesso ao hardware. Quando ela está danificada, afeta o carregamento da máquina.

A melhor forma de corrigi-la é atualizando o sistema. Se você não possui muito conhecimento técnico, o melhor a se fazer é contar com a ajuda de um profissional especializado na área para te ajudar com essa tarefa.

Limpe com frequência os conectores do aparelho

Outro problema simples de resolver e que é relativamente comum é a sujeira dentro dos conectores. Às vezes, um minúsculo objeto que tenha entrado ali já pode causar problemas no fornecimento de energia, não ligando corretamente a bateria ao notebook. É preciso ter atenção redobrada com os tipo de cabos que possuem magnética (nos casos do MacBook), pois estes podem atrair grampos e outros pequenos itens. Para realizar a limpeza, utilize um palito de madeira para remover as sujeiras e, depois disso, verifique novamente a conexão da bateria.

Remova a bateria enquanto reinicia o notebook

Outra medida que deve ser adotada é a retirada da bateria. Ela pode estar com problemas ou má conectada junto ao aparelho. A bateria e a fonte são, geralmente, os componentes que mais apresentam problemas. Por isso, é sempre fundamental verificar se o problema não reside nela. É importante ainda verificar a vida útil da sua bateria. Em geral, o sistema avisa quando ela apresenta desgaste.

Para remover corretamente a bateria, desligue o aparelho e retire o cabo da tomada. Remova a bateria do computador portátil e aguarde cerca de 10 minutos. Depois, insira novamente a bateria no notebook. Adicione o cabo na tomada, para verificar se está carregando. Em seguida, ligue a máquina e teste o novamente o seu funcionamento.

Bateria não reconhecida após atualização do Sistema Operacional

Em alguns casos, atualizar o Sistema Operacional do notebook faz com que o reconhecimento da bateria fica esquecido. Isso ocorre porque os drivers da sua bateria não estão preparados para a nova versão instalada. Uma possibilidades de correção desse problema é a atualização do driver ou da BIOS para que o notebook volte a reconhecer a bateria.

Neste caso, em cada modelo de notebook tem sua particularidade, o mais indicado é recorrer ao suporte do fabricante ou a fóruns e comunidades de usuários que tem exatamente o seu modelo de notebook que o seu.

Atualize os drivers de sua máquina

Acesse o Painel de Controle do seu computador e clique em Windows Update. O sistema verificará se existem atualizações disponíveis para a sua máquina e você poderá realizar o download do que precisa ser atualizado.

Leia também
Como fazer a bateria de seu notebook durar mais
Quando devo carregar a bateria do notebook?

Problemas de software

Há também a possibilidade de ter problemas com softwares instalados ou, então, estar em prejuízo pela falta deles. A primeira medida nesse caso é verificar se há algum programa de gerenciamento de bateria do fabricante ou o mesmo de seu sistema operacional que não foi atualizado, ou ainda se existe alguma pendência no reconhecimento da bateria.

Em caso de dúvida para realizar esse procedimento, é também recomendado que você entre em contato através dos canais de atendimento da fabricante do seu aparelho.

Reveja as configurações da máquina


Outra solução para o problema refere-se às configurações do próprio notebook. Então, este procedimento deve ser realizado quando os anteriores não tiveram efeito. Por isso, verifique o sistema operacional do computador e também da bateria, seguindo os passos descritos abaixo.

No sistema Windows


Passo 1: Restaure o modo padrão, através do Painel de Controle > Opções de Energia. Em seguida, selecione o botão Alterar configurações do plano e depois clique sobre “Restaurar configurações padrão deste plano”. Agora, veja se a carga da bateria foi retomada.
Passo 2: Abra o Painel de Controle > Sistema e Segurança (ou “Sistema”, no Windows 10). Em seguida, acesse em seguida o Gerenciador de Dispositivo > Baterias. Selecione com o botão direito o item Adaptador de CA da Microsoft. Depois, opte por Atualizar Driver e siga as instruções do sistema. Para finalizar, reinicie o computador e veja se deu resultado.
Assim, se não der certo, repita o passo anterior e selecione não só o driver da opção Adaptador de CA da Microsoft como também no item Bateria de Método de Controle Compatível com ACPI da Microsoft.
No mais, se nada disso funcional, procure um técnico especializado.
Mac OS
Passo 3: Restaure o modo padrão, através de Preferências do Sistema > Economizador de energia. Nas abas Bateria e Adaptador de Alimentação, selecione Restaurar padrões.
Depois, reinicie o controlador de Gerenciamento do Sistema, que gerencia a bateria e sua luz de status.

Caso não funcione ou não seja possível retirar a bateria em aparelhos desta marca, consulte um técnico especializado nesse tipo de serviço.

No sistema Mac OS

Passo 1: Restaure o modo padrão, através de Preferências do Sistema > Economizador de energia. Nas abas Bateria e Adaptador de Alimentação, selecione Restaurar padrões.

Passo 2: Depois, reinicie o controlador de Gerenciamento do Sistema, que gerencia a bateria e sua luz de status.
Caso não funcione ou não seja possível retirar a bateria em aparelhos desta marca, vale o mesmo para o sistema Windows. O recomendado é consultar um técnico especializado para auxiliar na tarefa.

Fonte com defeito

Verifique se o LED da fonte está aceso e se não há avarias ou sinais de desgaste no cabo.

Se for identificado defeito no carregador, é recomendado que ele seja substituído. Para identificar o modelo de fonte compatível com o seu notebook, confira o vídeo abaixo:

Tem como prevenir o problema?

Felizmente, sim. Bastam alguns cuidados redobrados em sua utilização e você pode reduzir as chances de ter problemas com o carregamento do notebook

Com esses cuidados você reduzirá bastante as chances de ter alguma surpresa.  Porém, se o problema persistir, talvez esteja na hora de adquirir uma bateria nova para o seu notebook. Para descobrir o modelo ideal, leia nosso post sobre como escolher a bateria do notebook!

Agora que você já sabe o que fazer quando o notebook não carrega, que tal aprender também a cuidar da bateria?

Evite o mau uso da bateria

A má utilização da bateria pode levar a um desgaste precoce e consequentemente a perda da capacidade da bateria.

Dessa forma, se sua bateria já tem um bom tempo de uso ou se você a utilizou de forma inadequada, existem boas chances do componente estar danificado ou desgastado, sem possibilidade de recuperação.

Como cuidar da bateria do notebook

Se o usuário se pergunta como fazer para não “viciar” a bateria de notebook, uma série de medidas podem ser tomadas, com o intuito de prolongar a vida útil do componente. Abaixo, listamos algumas das recomendações que devem ser seguidas para conservar a bateria de seu notebook.

Carregar a bateria corretamente

É sempre ideal manter alguma carga de bateria, utilizando a fonte de seu aparelho, para evitar o desligamento do circuito de proteção. As recargas parciais não causam danos e, na verdade, são até melhores do que as recargas completas. Além disso, o sistema dos notebooks é preparado para identificar o momento limite das cargas no aparelho, evitando assim qualquer tipo de sobrecarga.

Podemos concluir que utilizar o computador portátil conectado na tomada, ao contrário do que muitos pensam, é benéfico ao seu notebook, pois evita que você gaste com frequência os ciclos de energia que são os responsáveis pela vida útil da bateria. Caso você use a máquina sem o carregador, o ideal é que a recarga seja iniciada quando a bateria apresenta níveis medianos, como 20%, por exemplo. 

Realizar a calibragem da bateria

O processo de calibragem da bateria de notebook consiste na descarga e carga completa da bateria de três vezes a seis vezes consecutivas. O processo é extremamente simples e prático, e pode ser feito por qualquer pessoa, sem a necessidade de um grande conhecimento técnico. Ele é particularmente importante para equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Assim, você irá tornar sua bateria mais saudável e otimizando o desempenho do componente a médio prazo.

Para agilizar o processo, você pode colocar em prática ações simples, como aumentar o brilho da tela ao máximo e executar vários programas ao mesmo tempo, por exemplo. Vale lembrar que sempre ao adquirir um novo produto, é recomendada realização do procedimento de calibragem do notebook.

Manter uma rotina de limpeza no aparelho

Muitos usuários ainda cometem o erro de não retirar a bateria e limpá-la. Então, para que sua bateria de notebook dure mais, crie uma rotina de limpeza da bateria com o restante do seu aparelho.

Com o laptop desligado e desconectado da tomada, retire a bateria e passe um pano limpo e umedecido com álcool isopropílico (não utilize o álcool comum). Caso tenha muita sujeira, além da bateria, passe também nos conectores para que seja mantida a boa condução de energia.

Tenha muito cuidado no procedimento de limpeza para não molhar e não deixar resíduos do pano. Observe atentamente se não ficaram fios presos aos conectores.

Um pano de microfibra é um bom aliado neste momento, já que ele não solta fiapos. Evite a utilização de panos de algodão. Caso você tenha uma boa habilidade com eletrônicos e decida abrir o equipamento, utilize pincéis secos e uma boa luva ou pulseira antiestática.

Utilizar seu notebook em locais adequados

Usar seu computador portátil sobre almofadas, travesseiros ou cobertores pode diminuir o tempo de vida útil da bateria. O motivo eh que esses componentes rendem melhor em temperatura ambiente e, quando você coloca o aparelho sobre esses objetos, aquece o material, prejudicando a médio prazo o funcionamento da bateria.

O uso inadequado do notebook nesses locais pode, inclusive, contribuir para um estado de superaquecimento no aparelho, um dos incidentes mais prejudiciais a saúde do computador portátil. Preste muita atenção nisso.