Atualizado em 8 de abril de 2024.
Tempo de leitura: 5 minutos

Um dos problemas mais comuns que podem acontecer com seu notebook é a tela quebrar, trincar, apresentar algum defeito ou simplesmente parar de funcionar.

São corriqueiros os casos em que alguém fecha o notebook com algum objeto sobre o teclado, e quando percebe já é tarde demais… Ou então, por causa de algum descuido durante o transporte do note, a tela acaba sendo danificada.

São muitas as causas de uma tela de notebook quebrada. Mas, por sorte, a resposta para a pergunta do título é SIM. Na verdade, realizar a troca da tela não é tão difícil quanto parece e você pode fazer isso no conforto de sua casa. As vantagens são claras:

  • mais economia: a mão de obra do técnico não entra na conta;
  • menos tempo de espera: você não precisa deixar o note em algum lugar e buscá-lo dias depois;
  • facilidade no processo de troca: você vai ver como é surpreendentemente simples;
  • opção de escolha da nova tela: existem no mercado vários fabricantes e diversas telas podem ser compatíveis com seu notebook.

Acompanhe abaixo nosso passo a passo de como trocar a tela do notebook quebrada.

1. Certifique-se de que o notebook está desligado

É necessário desconectá-lo da tomada e retirar sua bateria, mantendo-o desligado até o fim do procedimento.

tela-de-notebook-quebrada
Desligue o aparelho e remova a bateria para trocar a tela de notebook quebrada.

2. Remova os cobridores e parafusos da moldura

Cuidadosamente retire os parafusos que seguram a moldura da tela e, em seguida, com o auxílio de uma paleta de violão ou um cartão de crédito, separe a moldura da tampa destacando as presilhas.

3. Remova os parafusos e o cabo flat

Com atenção e sutileza, retire os parafusos que sustentam a tela e então desconecte a tela danificada. Você vai perceber que na parte de trás da tela há um cabo de conexão (o cabo flat) e vai, então, desconectá-lo.

tela-de-notebook-quebrada
Cabo flat

4. Conecte o cabo flat na nova tela

Depois de desconectar a tela de notebook quebrada, faça o processo inverso para conectar a nova tela.

5. Recoloque os parafusos que sustentam a tela

Feito isso, não encaixe a moldura ainda. É interessante que se faça um teste ligando o notebook para conferir se a nova tela foi instalada com sucesso.

Após esse teste, desligue o notebook, coloque a moldura da maneira que estava inicialmente e então já pode pôr de volta a bateria.

trocar-tela-do-notebook-quebrada
Coloque a moldura da tela do notebook.

Algumas observações

  • Se você ver alguma etiqueta dizendo “DO NOT TOUCH”, por favor não toque nelas;
  • fique atento para não dobrar nenhum cabo ou cinta;
  • se não se sentir seguro para realizar a troca, procure algum especialista ou entre em contato conosco.

Caso tenha se convencido de que trocar a tela de notebook quebrada por conta própria é a melhor solução para você, basta agora descobrir qual é a correta para o seu equipamento. São necessárias três informações:

  1. part number: encontra-se no verso da tela, numa etiqueta, e indica o modelo da tela;
  2. tamanho (em polegadas): sabendo o modelo do seu notebook, você pode encontrar essa informação no site do fabricante;
  3. resolução: diz respeito ao número de pixels da tela. Clicando com o botão direito na área de trabalho e selecionando a opção “Resolução da tela” (no caso do Windows) você descobrirá esse dado; no caso do Mac, selecione o menu Apple > Preferências do Sistema > Monitores > Monitores.
tela-do-notebook-quebrada
Confira o part number da tela do notebook quebrada.

Como cuidar da sua tela de notebook

Você pode cuidar da sua tela de notebook de diversas formas. A principal maneira é tomar bastante cuidado ao transportar o aparelho, já que a tela é um dos componentes mais sensíveis da máquina e qualquer contato mais brusco pode danificar o item. Uma proteção ao computador portátil como uma capa é uma boa pedida. Além disso, limpar a tela de tempos em tempos também vai ajudar a conservar o componente. Um pincel e um pano seco servem para limpezas mais superficiais. Para limpezas mais completas, utilize um produto apropriado, como um limpa-telas, para garantir que o processo seja totalmente seguro.

O momento ideal para trocar a tela do notebook

Todos os componentes de um notebook tem tempo de vida finito e não duram pra sempre. Assim, trocar a tela em alguma ocasião será invevitável. Quando o item quebra, por exemplo, após uma queda ou batida mais forte, e você percebe que ele não está apresentando o rendimento de antes, o recomendado é imediatamente fazer a substituição do componente, evitando que ele se deteriore ainda mais com o passar do tempo e prejudique definitivamente sua navegação com o computador portátil

Utilizar o notebook com a tela riscada ou quebrada prejudica consideravelmente o desempenho do computador portátil, especialmente no campo visual e, por essa razão, os usuários que precisam de alto rendimento na execução de tarefas diárias não costumam permanecer com a tela danificada por um grande período.

Onde encontrar tela de notebook de qualidade

Se você busca uma tela de qualidade, seu lugar é a BB Baterias, que é especializada em componentes para notebook, como bateriasfontes e teclados. Além disso, conta com uma ampla variedade de telas para notebook, as quais possuem a maior garantia do mercado – 3 anos. Esse prazo é dado pois asseguramos a qualidade de nossos produtos. No nosso site, você também terá acesso a condições de pagamento especiais para que tenha plena satisfação na hora compra.

Estamos pronto para lhe auxiliar em todos os tipos de problemas que envolvem os notebooks! Na hora de trocar ou substituir componentes danificados, ou simplesmente para tirar dúvidas e receber dicas de cuidados e melhorias que podem ser realizadas em seu aparelho, você pode contar sempre com a BB Baterias.