Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que há maneiras corretas de carregar o celular, mas a maioria das pessoas não as conhece? Para que perceba que existem riscos ao fazer essa simples tarefa da forma errada, vamos lhe apresentar meios de corrigir tais falhas.

É comum, vez ou outra, ler notícias sobre celulares que explodiram e incendiaram, ferindo ou matando usuários ao redor do mundo. Isso parece bizarro, porém é mais comum do que se imagina.

Neste texto, você encontrará 4 dicas muito úteis para preservar a vida útil da bateria de seu celular e, também, sobre segurança, para evitar que acidentes aconteçam.

1. Evite carregar o celular até o máximo da capacidade

Essa dica parece ilógica em um primeiro momento, mas não é. As baterias de celular são feitas de lítio, material que não se dá muito bem com extremos. Por esse motivo, tente evitar que a carga chegue a zero ou 100% da capacidade.

Procure conservar sua carga, quando possível, entre 20% e 80%. Sabemos que isso nem sempre é viável, mas, se você mantém um carregador por perto em seu cotidiano, faça esse controle.

Dar muitas cargas por dia em um celular não faz mal à bateria; o ruim é fazer com que ele trabalhe em situações extremas.

2. Não carregue o celular próximo a objetos inflamáveis

Por mais que essa dica seja óbvia, ela vale a pena ser citada. Celulares são dispositivos eletrônicos, tendem a esquentar, e, no caso de pane ou curto-circuito, princípios de incêndio podem ocorrer.

Esperamos que isso não aconteça, mas, se por acaso acontecer, nunca tente apagar um princípio de incêndio elétrico com água. Ela é um ótimo condutor de eletricidade, portanto, usá-la nesse caso fará com que as coisas piorem muito.

Logo, contenha as chamas por meio de abafamento, jogando terra nelas ou cobrindo-as com algo que não pegue fogo. Este necessita de calor, combustível e oxigênio para se manter aceso. Sendo assim, retirando o oxigênio, ele se apaga facilmente.

3. Não use o celular enquanto ele carrega

Quando é carregada, a bateria do celular faz a temperatura aumentar. Desse modo, ao utilizar o telefone, há um aumento no processamento de informações, levando ao aquecimento do processador e de todo aparelho, gerando o risco de explosão.

A maioria das notícias sobre pessoas feridas com celulares que explodiram ocorre por esse motivo. Então, tome muito cuidado! Se o telefone tocar enquanto carrega, retire-o da energia, para, assim, atender à ligação, devolvendo-o para a tomada ao final.

4. Atente-se ao uso de carregadores alternativos

Carregadores alternativos funcionam (nem sempre com o mesmo desempenho), mas é preciso ter atenção ao utilizá-los. Desse modo, adquira itens de qualidade, com procedência e garantia.

Tenha em mãos as configurações do carregador original de seu celular, pois dados como carga de entrada (110v, 220v, bivolt), de saída e amperagem são importantes para que você não sobrecarregue seu aparelho. Essas informações você encontra no carregador original ou no site do fabricante.

Por fim, tome cuidado com “carregadores chineses”, cuja procedência é desconhecida. Eles geralmente são fabricados sem seguir os padrões necessários de segurança e tornaram-se os principais causadores de acidentes.

De fato, celulares e smartphones se tornaram uma necessidade mundial, seja para o uso no trabalho ou na vida cotidiana. Por isso, é importante se atentar sempre ao uso consciente e seguro do aparelho, principalmente quando carregar o celular, evitando que você ou um ente querido saiam feridos por algum descuido.

Você se identificou com este texto? Conhece alguém que não segue essas regras? É uma boa hora para compartilhá-lo em suas redes sociais e mostrar a todos qual é o modo correto de carregar o celular.

Precisou comprar uma nova bateria para o seu smartphone? Acesse e saiba como descartar a sua antiga corretamente.

[uam_ad id=”954″]