Atualizado em 9 de março de 2018.
Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado tecnológico evolui com grande velocidade em todas as suas segmentações. Um produto que tem se destacado é a bateria de celular, que está cada vez mais durável e robusta.

Contudo, com o uso cada vez maior de dispositivos móveis nas atividades cotidianas, nem sempre elas são capazes de atender a todas as necessidades do usuário. Por isso, é preciso sempre ter um carregador e uma bateria extra por perto.

Neste texto você vai aprender como melhorar o desempenho e a durabilidade da sua bateria de celular, com dicas simples e comprovadas por quem entende do assunto. Confira:

Altere as configurações do celular

Programas e configurações do celular influenciam bastante no seu consumo de energia. Alterando uma ou outra configuração, é possível otimizar seu desempenho de maneira considerável. Algumas dicas são:

  1. Reduzir o brilho da tela, pois ela consome bastante energia. Alguns celulares já vêm configurados para aumentar e diminuir a intensidade da luz, de acordo com o ambiente em que o usuário está. Se não é o seu caso, faça isso manualmente.

  2. Desativar redes 3G e 4G, Bluetooth, GPS ou Wifi caso não esteja precisando dessas funcionalidades no momento. Elas também consomem recursos de sua bateria.

  3. Testar aplicativos como o Facebook Lite, uma versão oficial do Facebook para Android que foi criada para consumir o mínimo de recursos do aparelho.

É possível verificar nas configurações do celular quais aplicativos consomem mais energia. Desative os que não precisa ou substitua por versões mais leves, caso existam.

Dê pequenas cargas diárias

Se você é o tipo de pessoa que vai dormir e coloca o celular para carregar, está fazendo errado. Cargas longas demais podem diminuir a vida útil da sua bateria.

Procure manter sempre o nível entre 20% e 80%, dando pequenas cargas no decorrer do dia, sem deixar que atinja os 100% e muito menos deixar descarregar até zero.

Ao contrário do que muitos pensam, carregar aos poucos durante o decorrer de seu dia não “vicia a bateria” — isso é um mito. Pelo contrário, ela vai durar muito mais tempo utilizando essa técnica.

Cuidado com a temperatura

Frio excessivo ou calor excessivo não são saudáveis para uma bateria de celular, pois a produção de energia acontece através de processos químicos e, alterando sua temperatura, ela pode perder suas propriedades.

Procure não utilizar carregadores “turbo”, pois apesar de carregarem seu celular bem rápido, comprometem a bateria e causam aquecimento.

Fique atento para o tipo de capa que usa em seu smartphone, pois alguns modelos tampam as saídas usadas para dissipar o calor e podem auxiliar muito no aumento da temperatura do aparelho.

Ao perceber que seu celular está quente demais, prefira desligá-lo por alguns minutos até que ele retome sua temperatura normal.

Entenda mais sobre a bateria de celular

Não apenas a bateria de celular, mas a de seu notebook e demais dispositivos têm em comum a mesma coisa: são feitas de lítio.

O lítio é considerado o metal mais leve que existe e, também, um dos mais caros, devido à dificuldade de extraí-lo em grandes quantidades.

Após extraído, o material é processado, prensado e separado em grandes bobinas, com as quais são fabricadas as células de baterias.

Por ser extremamente sensível, são necessários certos cuidados específicos e, é exatamente por este motivo, que você tem de se atentar para as orientações deste texto: para que seja possível alcançar maior desempenho e durabilidade em qualquer bateria.

Quer aprender muito mais? Assinando nossa newsletter, você receberá conteúdos exclusivos, como dicas sobre cuidados com seu notebook, bateria de celular e outros dispositivos móveis.

[uam_ad id=”954″]