Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é lixo eletrônico? É todo resíduo material produzido por descarte de equipamentos eletrônicos. Ou seja, aquele celular parado, a bateria antiga do notebook ou do smartphone, placas de vídeos, câmeras fotográficas, monitores, enfim, todos os dispositivos eletrônicos que não são mais utilizados. 

E você sabe qual é a melhor maneira de descartá-lo? Muitos não sabem o que fazer com o lixo eletrônico ou onde descartar e acabam acumulando esses itens em casa, quando não jogam fora de maneira errada, em um lixo qualquer ou em terrenos baldios, o que polui ainda mais o meio ambiente.

Então, se você quer aprender por que e como descartar lixo eletrônico da maneira correta, continue conosco e esclareça suas dúvidas. Boa leitura!

Problemas do descarte incorreto de lixo eletrônico

Inúmeros itens são considerados como lixo eletrônico. Isso tem se tornado ainda mais  comum na era de obsolescência programada em que vivemos. Novos produtos surgem constantemente no mercado dos eletrônicos e são sempre mais atraentes do que o que já se tem. Paralelamente, a vida útil dos aparelhos tem durabilidade menor e a troca por equipamentos mais novos é necessária mais rapidamente. 

Seja qual for o motivo, a compra contínua de equipamentos novos produz cada vez mais lixo eletrônico. Com isso, é comum que acabem entulhados ou jogados em lugares impróprios.

Essa situação é bastante preocupante: dados da ONU apontam que o Brasil produziu 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2016. E mais: há previsão de crescimento de 17% até 2021.

E se esse lixo todo for jogado em lugares impróprios? O descarte em locais não apropriados (como terrenos baldios e lixões) afeta o meio ambiente, pois as substâncias químicas dos componentes eletrônicos (chumbo, mercúrio, cádmio e outros) podem poluir o solo e as águas, o que causa danos à natureza e afeta a saúde da população. 

Além disso, esses itens demoram muito para se decompor na natureza, pois são, em sua maioria, constituídos de plásticos e metais. 

Como fazer o descarte corretamente

Há várias opções para o descarte correto e consciente. Outra possibilidade é a reciclagem de produtos, para que a natureza seja poupada da extração de material. Veja a seguir!

Devolver para o fabricante

Grandes fabricantes de eletrônicos, como Apple, Dell, Motorola e outras, já têm sistemas de coleta de lixo eletrônico. Algumas até buscam os produtos na casa do consumidor — basta entrar em contato com a empresa para saber como devolver os produtos.

Reciclagem

Algumas empresas coletam lixo eletrônico com o intuito de reciclar. Elas recebem descartes até mesmo de outras fabricantes, pois têm grande capacidade de coleta. Pesquise quais companhias fazem esse tipo de trabalho na sua região.

Doações​

Além de devolver ao fabricante, para que os itens sejam aproveitados para reciclagem, há a opção de doar os dispositivos para instituições de caridade e organizações não governamentais (ONGs). Muitos dos aparelhos parados precisam apenas de pequenos reparos para voltarem a funcionar.

Essa é, então, uma maneira bacana de dar utilidade para aquele celular que tem um pequeno problema na tela, por exemplo.

Agora você já sabe o mal de descartar lixo eletrônico de maneira errada, bem como conhece as opções corretas de descarte. Em vez de jogar a televisão velha em qualquer lugar ou deixar uma bateria velha de celular parada, pode enviá-las para um local mais apropriado.

Que tal, então, compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para que seus familiares, amigos e colegas também aprendam a fazê-lo da melhor maneira? Assim, você ajuda o meio ambiente e ainda auxilia os outros a desentulharem a casa de equipamentos antigos.

[uam_ad id=”1163″]