Atualizado em 19 de fevereiro de 2024.
Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje em dia, colocamos praticamente toda a nossa vida no celular. Estão ali nossas fotos, nossos contatos, nossas músicas, nossos vídeos, entre uma série de outras coisas. E, de repente, por algum descuido, aparecemos com um celular com tela quebrada.

Você tenta, insistentemente, utilizar o aparelho, mas nada funciona. Aí bate o desespero: perdi todos os meus arquivos! Por isso, o post de hoje é para tranquilizar — nem sempre um celular com tela quebrada é sinônimo de perda dos arquivos. Acompanhe o post e veja como recuperar seus dados!

Lidando com o problema

Por mais que os smartphones modernizem-se e apresentem design inovador, a tela é sempre uma parte bastante delicada dos aparelhos. Com isso, é bastante comum que a gente acabe, vez ou outra, quebrando a tela do celular.

Uma pesquisa encomendada pela Motorola, em 2015, mostrou que 48% dos brasileiros já quebrou a tela do celular — e 20% fez isso mais de uma vez! O motivo mais comum ainda é o dos smartphones que escorregam das mãos.

Então, não se sinta tão culpado se tiver um celular com tela quebrada. Infelizmente, essa é uma situação corriqueira. Mas a boa notícia é que nem tudo está perdido.

Recuperando os dados de um celular com tela quebrada

Uma tela de celular apresentando falha que impede a utilização normal do smartphone não é sinônimo de que o aparelho todo não está funcionando. Muitas vezes, o problema pode ser apenas no touchscreen, sem afetar outros componentes.

Por isso, há alguns métodos eficazes para recuperar todos os dados do celular. Dessa forma, você fica seguro e ganha tempo ao enviar o aparelho para o conserto ou para transmitir os dados do seu celular atual para um novo. Conheça dois métodos:

1. Autoplay do Android

Os smartphones Android têm a função Autoplay — aquela tela que aparece quando você conecta o aparelho ao USB do computador via cabo. Esse é o método mais simples, pois muitas pessoas já estão acostumadas a utilizá-lo quando vão colocar músicas no celular, por exemplo. Para fazer isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Conecte o smartphone ao computador via cabo USB;
  2. Quando a caixa de mensagem aparecer, clique em Abrir pasta para exibir a opção de arquivos;
  3. Na janela do Explorer, copie e cole em seu computador todos os arquivos ou pastas que desejar salvar.

2. Software de terceiros

Às vezes, pode acontecer de o Autoplay não funcionar. Mas esse ainda não é o momento de desespero. Por meio de alguns softwares, há chances de salvar os arquivos. Algumas indicações são o Remo, o Wondershare Dr. Fone e o Recuva — sendo que os dois primeiros são os mais simples e intuitivos, enquanto o Recuva é o mais completo. Os passos são estes:

  1. Faça a instalação do software no seu computador;
  2. Conecte o smartphone ao computador via cabo USB;
  3. Abra o software e inicie a recuperação dos arquivos.

Em muitos dos casos, as duas maneiras acima citadas são suficientes para recuperar os dados. No entanto, a prevenção ainda é o melhor remédio: o ideal é que você tenha os seus dados salvos não só no celular, mas também em outros locais, como em alguma plataforma na nuvem ou por meio de backups regulares.

Agora que você sabe algumas maneiras de recuperar os arquivos de um celular com tela quebrada, compartilhe em suas redes sociais. Este artigo pode ser de utilidade pública! Além disso, te convidamos a se inscrever em nosso canal no YouTube, onde você encontra uma série de tutorias e dicas como o vídeo abaixo.