Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Um grande ponto positivo dos notebooks em relação aos computadores desktop é a questão da mobilidade, ou seja, de ter a liberdade de poder transportá-lo para onde quer que se esteja indo. Para conservá-lo da melhor maneira, há alguns cuidados essenciais a serem tomados — um exemplo seria o cuidado com a tela.

Da mesma forma, é importante ter cuidados com notebook ao transportá-lo. Neste artigo, compartilhamos 6 cuidados importantes para que nenhuma surpresa negativa aconteça. Continue a leitura e acompanhe!

1. Use uma mochila ou bolsa adequada

Escolher uma boa mochila ou bolsa para carregar o notebook é importante, tanto pela questão de conforto e praticidade quanto pela segurança do dispositivo. É importante verificar se o tamanho da mochila é adequado para o seu notebook, de acordo com o tamanho de tela, e se o material do item é resistente para evitar que rasgue ou sofra danos.

Outro aspecto importante é considerar que vivemos no Brasil, logo, não vivemos em um país que seja referência em segurança. Há quem prefira usar mochilas que não são típicas de carregar notebooks para chamar menos atenção de possíveis ladrões. Nesse caso, é recomendável que se coloque o notebook dentro de luvas específicas para evitar que arranhe.

2. Não coloque peso sobre a tela

Ao transportar o notebook, é comum não prestar atenção e colocar objetos sobre ele, como livros, cadernos ou outros itens. Isso não é nada recomendável porque pode danificar a tela do seu computador e gerar uma futura dor de cabeça pelo conserto.

Assim, é importante sempre ter certos cuidados com notebook e verificar se, na mochila ou bolsa, não há nada pressionando a tela. 

3. Não utilize-o no carro ou no ônibus

É muito comum ver as pessoas utilizando o notebook enquanto se locomovem, podendo ser no carro ou no ônibus. Com as deadlines se aproximando, o pensamento de querer terminar os deveres logo cresce.

Contudo, fazer isso não é recomendado. Devido aos problemas de infraestrutura das ruas, como buracos, e às movimentações naturais dos transportes durante o trajeto, existe o risco de se deslocar o disco rígido dentro do notebook. E, se isso acontecer, você terá que ir atrás de uma assistência para arrumá-lo.

Há, no entanto, uma exceção: caso o notebook seja um top de linha que use os novíssimos discos SSD (Solid State Drive). Nesse caso, você não precisa se preocupar com batidas ou trancos. SSD é um tipo de memória eletrônica que não usa componentes móveis, portanto, é imune a choques e vibrações.

4. Tenha atenção ao que fica dentro da mochila/bolsa

Nos detalhes é que podem ocorrer situações inesperadas. Ao transportar o notebook, cuidado com objetos que carregam líquidos, como garrafas de água, que possam estar próximos do equipamento dentro da mochila ou bolsa. 

Certifique-se de que estejam todos devidamente fechados para que não possam atingir o computador e causar danos.

5. Seja cuidadoso para não bater ou jogar bruscamente o notebook

É muito comum ver as pessoas jogando suas mochilas no chão como se não houvesse nada que pudesse ser danificado em seu interior.

Além do possível dano no disco rígido, há vários componentes internos sensíveis, como a tela, os encaixes dos pentes de memória e, até mesmo, a carcaça externa, que é bastante delicada, especialmente nos modelos mais finos, como os ultrabooks.

6. Deixe-o desligado

Para evitar riscos, é importante deixar o notebook no modo de hibernação. Contudo, é ainda mais recomendável deixá-lo totalmente desligado, visto que isso ajudará a manter a vida útil da bateria e reduzirá aquecimentos do sistema por completo.

Neste artigo, dividimos 6 dicas muito importantes de como tomar os devidos cuidados com notebook ao transportá-lo. Falamos de onde carregá-lo, como fazê-lo e outros detalhes mais.

Quer ainda mais dicas? Acesse aqui!

O que você achou do nosso conteúdo? Como costuma transportar o seu notebook? Se o nosso post foi útil, compartilhe-o nas redes sociais para que seus amigos também fiquem sabendo quais cuidados tomar!

[uam_ad id=”954″]