Atualizado em 27 de outubro de 2022.
Tempo de leitura: 4 minutos

Com milhões de usuários pelo mundo, o notebook vem a cada dia apresentando evoluções e novas função a partir dos novos desenvolvimentos tecnológicos. No entanto, há algo em comum entre todos os aparelhos, desde os mais antigos até os mais novos: a bateria. Afinal, é a partir dela que o notebook pode ter autonomia suficiente para funcionar longe das tomadas. Por essa razão é fundamental reconhecer o momento correto de substituir a bateria de seu notebook.

Seja por um desgaste natural ou por falhas que podem ocorrer, o usuário de notebook precisará, fatalmente, substituir o componente em algum momento. Nesse texto, iremos te ajudar com essa tarefa. Acompanhe!

QUANDO SUBSTITUIR A BATERIA DO NOTEBOOK 

Mesmo se seguirmos a risca as dicas para conservar a bateria, em algum momento o componente irá, fatalmente, esgotar sua capacidade de funcionamento. Existem alguns indícios que costumam ser bastante claros, e que podem mostrar ao usuário que esse momento está próximo de acontecer. Como, por exemplo, quando a carga da bateria esgota mais rápido do que o habitual. Ou, então, quando avisos são emitidos pelo próprio notebook. Nesse caso, as mensagens variam de acordo com o modelo e sistema operacional de cada máquina. Alguns podem, por exemplo, apresentar a mensagem logo ao iniciar a máquina, informando que é necessário se conectar a uma rede de energia para continuar funcionando.  

Outros indícios incluem o desligamento repentino do equipamento e problemas relacionados ao uso de baterias de baixa qualidade. Essas baterias não irão apresentar o desempenho recomendado e, dessa forma, não são indicadas ao usuário que espera um componente que apresente um rendimento satisfatório.

Se o seu aparelho está apresentando ao menos um desses sinais, pode significar que chegou a hora de substituir o componente. A partir disso, é importante estar atento a alguns detalhes importantes para fazer a escolha do modelo ideal, como iremos te mostrar abaixo.

COMO ESCOLHER A BATERIA IDEAL PARA SEU NOTEBOOK

Para escolher a bateria ideal para seu notebook, é necessário considerar algumas questões bastante importantes. Isso é preciso pois cada componente irá apresentar suas peculiaridades e especificações diferentes.

Para começar, é importante que seja realizada a correta identificação da bateria do aparelho, pois muitos proprietários de notebook ainda encontram algumas dificuldades para identificar o modelo de suas baterias. Isso, em muitos casos, acaba levando ao erro na hora da compra e, consequentemente, a não utilização da bateria no aparelho, pois o modelo não será compatível com o notebook.

A maneira mais simples de identificar qual o modelo da bateria do seu aparelho é através do part number. O part number pode ser definido como espécie de CPF da bateria, sendo responsável por levar ao usuário as informações necessárias para confirmar se aquela bateria específica é compatível com o notebook. 

Também existem outras formas menos utilizadas para identificar a bateria. Como exemplos, podemos citar a verificação da voltagem e da amperagem desses componentes. No entanto, vale destacar que essas informações são complementares, já que elas sozinhas não definirem a compatibilidade da bateria. É particularmente interessante verificar especialmente a voltagem, uma vez que, em alguns casos, uma mesma bateria de notebook pode apresentar valores diferentes.

Na hora de trocar a bateria, é importante escolher componentes adquiridos em locais de qualidade.

AS BATERIAS PADRÃO E DE ALTA CAPACIDADE

Podemos definir como baterias padrão todas aquelas que possuem entre 4 e 6 células em seu núcleo. São também as baterias mais vendidas, justamente por apresentarem bom desempenho, razoável autonomia e especialmente por contarem com um preço interessante para a maioria dos usuários. Para tarefas básicas de rotina, uma bateria do estilo padrão já será o suficiente para suprir as suas necessidades de forma satisfatória.

No entanto, existem baterias que tem características bastante específicas, tornando-as mais duradouras, se comparadas aos componentes classificados na categoria padrão. Essas são as chamadas baterias de alta capacidade, que tem em sua composição interna um maior número de células de energia, fazendo com que a autonomia da bateria, por esse motivo, seja mais elevada. Isso dependerá diretamente nas células que estão presentes na estrutura do componente. Quanto mais células tivermos, maior será a capacidade de armazenamento de energia a bateria que a bateria terá. .

Mas atenção: Por ter essas características específicas, com mais células de energia, nem todos os aparelhos serão compatíveis para abrigar esse tipo de bateria. Além disso, existe a questão estética, que pode desagradar alguns usuários: baterias de alta capacidade possuem uma pequena saliência, que ficará exposta no notebook.

Leia também
Veja como testar a bateria do notebook
O que são os ciclos da bateria do notebook

ONDE COMPRAR BATERIA PARA NOTEBOOK 

Quando você constatar a necessidade de substituir sua bateria por um modelo mais atual, devem ser levados em consideração alguns critérios para identificar um local adequado para realizar a aquisição do novo produto. Lojas que possuem uma marca própria, as maiores garantias do mercado e um atendimento pós-venda diferenciado ao cliente com certeza estarão no topo entre os locais mais indicados quando pensamos na substituição da bateria do notebook.

BB Baterias preenche esses requisitos. São mais de uma década disponibilizando o que há de melhor em baterias para notebook, além de fontestecladostelas e outros acessórios. Uma empresa que é reconhecida pela sua eficácia, qualidade e seriedade.

Para conferir todas os nossos modelos de baterias para notebook, é só acessar nosso site.