Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 2 minutos

Quando o assunto é bateria de notebook — e de eletrônicos no geral —, existem vários mitos que se confundem com verdades no senso comum. Para a pergunta do título, a resposta é: não! Você não precisa descarregar a bateria do notebook para carregá-la novamente.

Na verdade, essa atitude pode ser prejudicial ao seu aparelho e à bateria, pois faz com que a vida útil diminua com o tempo. É importante ter em mente que essa peça possui prazo de validade e existe o momento certo para efetuar sua troca.

Para fazer com que a vida útil da bateria do seu notebook seja a maior possível, é preciso entender o básico sobre seu funcionamento — e por isso estamos aqui! Acompanhe essa leitura e desvende alguns mitos e verdades existentes por trás desse assunto!

Os diferentes tipos de bateria

Antigamente, o uso das baterias de níquel-cádmio era comum e essa categoria apresentava algumas características próprias. Um exemplo é o efeito memória — popularmente conhecido como vício. Dizia-se que a bateria estava viciada por ela não segurar carga e, então, era necessário mantê-la na tomada praticamente o tempo todo.

Acontece que, atualmente, esse tipo de bateria não é mais utilizado e, por isso, esse fenômeno não se manifesta nos modelos mais recentes. As baterias atuais funcionam a partir de íons de lítio e seu tempo de vida se baseia principalmente em ciclos de carga e descarga.

Os ciclos e a vida útil da bateria

Geralmente, as baterias de notebook suportam entre 300 e 500 ciclos de carga. Então aqui vai uma dica importante: quando estiver em casa ou no trabalho, mantenha — sempre que possível — seu note com a bateria ligada na tomada, mesmo que ela já esteja 100% carregada. Isso evita o início de um novo ciclo e, consequentemente, prolonga a vida útil do aparelho.

Sempre que deixar o notebook por muito tempo ligado na tomada, é importante ficar atento à temperatura que ele atinge. Se perceber que está esquentando demais, é recomendado que remova a bateria e o utilize direto na energia, pois as altas temperaturas diminuem consideravelmente sua vida útil. Além disso, lembre-se sempre de desligar o note caso queira remover sua bateria!

A calibração da bateria

Como já foi dito, as baterias de lítio podem ser prejudicadas permanentemente caso sejam descarregadas até o seu limite. Portanto, é interessante que elas sejam recarregadas sempre que atingirem um valor próximo aos 20% de carga restante.

Entretanto, na sua primeira utilização é válido realizar a calibração da bateria. Basicamente, esse processo consiste em descarregar a bateria do notebook até seu limite e em seguida carregá-la ao seu máximo. Essa calibração também pode ser realizada caso sua bateria apresente falhas de funcionamento, mas nunca de forma rotineira.

Mesmo que você tome todas as devidas precauções, a vida útil de qualquer equipamento eletrônico chega ao fim e com as baterias não seria diferente. O que podemos fazer nesse caso é desvendar os mitos existentes sobre esse tema e fazer o melhor aproveitamento do investimento realizado.

Caso tenha curtido as informações transmitidas através desse artigo e queira aprender um pouco mais sobre o assunto, leia sobre as maneiras de aumentar a vida útil da bateria — e lembre-se que descarregar a bateria do notebook completamente não é uma delas!

[uam_ad id=”965″]