Problemas no teclado do notebook podem limitar muito a utilização de um dispositivo. Caso o usuário não consiga usar todas as teclas, ele terá mais dificuldades para concluir suas tarefas. Portanto, é importante conhecer ao máximo as funções disponíveis, bem como as principais dificuldades que você pode enfrentar. Dessa forma, você estará preparado para resolver os problemas que poderão surgir e apto a tomar todas as medidas para evitar que essas situações aconteçam.

Neste post, você verá todas as informações necessárias para saber tudo sobre como operar seu teclado. Inicialmente, entenderá quais são os hacks mais importantes para o dispositivo. Com eles, você conseguirá aumentar a produtividade. Depois, verá quais são as principais diferenças entre os teclados, bem como os problemas que podem acontecer.

Se seu dispositivo apresentar erros, você pode limpá-lo para solucioná-los. Caso não funcione, a troca do teclado para notebook será inevitável. Aqui, será possível aprender como fazer as duas etapas. Quer saber tudo sobre teclados? Então, continue a leitura!

Por que preciso entender sobre teclado de notebook?

Entender sobre teclados de notebooks é fundamental para que você consiga extrair mais do seu equipamento. Inicialmente, as informações serão úteis para que você escolha o notebook com as funções de teclado de que você precisa para desempenhar o trabalho da melhor forma.

Por exemplo, há notebooks que não contam com as teclas numéricas. Caso você faça muitas operações matemáticas ou digite um grande número de informações que contenham números, essa característica pode ser essencial para você. Vale lembrar que é possível comprar um teclado numérico e incorporá-lo ao seu equipamento. Entretanto, embora isso possa ser útil, é pouco intuitivo ter que digitar algumas teclas em outro teclado.

Além disso, há pessoas que descartam um notebook simplesmente por ter algumas teclas falhando; assim, em vez de comprar bons teclados, eles preferem vender seus equipamentos e comprar um novo. Nesse caso, é comum que o dispositivo seja mais desvalorizado do que deveria, fazendo com que o proprietário perca dinheiro.

Uma opção para resolver o problema poderia ser uma limpeza eficiente das teclas. A sujeira entre elas pode fazer com que o teclado não funcione da melhor maneira. Outra, seria a substituição desse equipamento, caso já esteja desgastado ou com o funcionamento comprometido.

O que são os hacks para teclado?

Conhecer as funcionalidades dos teclados também é uma forma de garantir maior produtividade na execução das tarefas. Em vez de dar vários cliques para se chegar a determinada ação, muitas vezes, é possível executá-la diretamente do teclado. Veja agora os comandos mais utilizados.

Copiar e colar: Ctrl + C + Ctrl + V

Provavelmente, a dupla de atalhos é a mais utilizada pelos usuários. Ctrl +C é responsável por copiar os dados ou documentos selecionados. Já o Ctrl + V cola aquilo que foi copiado. Com ela, é possível copiar e colar itens com grande facilidade. Isso faz com que preencher formulários seja uma ação mais rápida, uma vez que não será necessário reescrevê-las.

Alternância rápida: Alt + Tab

Alternar entre os aplicativos abertos com o comando Alt + Tab garante maior velocidade para a execução. Em vez de minimizar programa por programa até encontrar o que você deseja maximizar, pode-se procurar rapidamente por aquele que deseja.

Navegação anônima: Ctrl + Shift + N (Ctrl + Shift + P)

Se, por algum motivo, você precisar entrar em páginas sem registrar no histórico os sites visitados (por vezes, aumenta a segurança, uma vez que os cookies não são permitidos), a navegação anônima é a melhor opção. Para abrir uma guia anônima no Google Chrome, basta apertar Ctrl + Shift + N; ou Ctrl + Shift + P para o Mozilla Firefox e o Internet Explorer.

Nova guia: Ctrl + T

Falando em nova guia, é bom utilizar o comando Ctrl + T para abrir uma nova aba em seu navegador. Assim, você já pode acessar um novo site sem nem ter que utilizar um mouse.

Coringa: Ctrl + Alt + Del

Há momentos em que o computador trava, e muita gente não sabe o que fazer. Uma forma para resolver o problema pode ser apertar Ctrl + Alt + Del. Com o comando, você poderá tentar fechar algum programa que esteja travando ou, até mesmo, reiniciar o computador.

Gerenciador de tarefas: Ctrl + Alt + Esc

É possível acessar o gerenciador a partir do comando anterior, clicando em “Gerenciador de Tarefas”. Entretanto, há uma combinação específica para ele. Com o Ctrl + Alt + Esc, fica fácil escolher o programa a ser fechado ou entender se os recursos do computador estão se esgotando.

Alternância entre guias: Ctrl + Tab

Quer alternar entre as abas abertas em seu navegador? Então, basta apertar as duas teclas e você poderá fazê-lo rapidamente. Fácil, não?

Quais são as configurações dos teclados?

Ao comprar um novo notebook, é importante dar atenção para as configurações do teclado. Veja agora quais são as principais!

Layout

É comum que o teclado tenha o layout da língua do país em que foi adquirido. Entretanto, frequentemente os notebooks de linhas premium apresentam um layout diferente do padrão do país de origem. Ou seja, quando o dispositivo é adquirido fora do Brasil, a chance de que o teclado venha com as teclas dispostas de forma diferente (ou até mesmo com teclas distintas) é alta.

Vale ressaltar que pode ser inserido um teclado com linguagem diferente. Entretanto, será necessário ajustar a configuração do layout no sistema operacional.

Os layouts mais conhecidos são: ABNT2, Inglês Internacional (US) e Português de Portugal (PT). Em alguns casos, é possível efetuar a troca, adquirindo um teclado com o layout brasileiro.

Retroiluminação

Há teclados comercializados com retroiluminação. Isso significa que você conseguirá ver as teclas mesmo que esteja de noite e não haja iluminação. Normalmente, é possível escolher qual será a intensidade da luz emitida (fraca, forte ou desligada).

À prova de líquidos

Há, também, os teclados que são à prova de líquidos. Dessa forma, continuarão funcionando mesmo que um suco, por exemplo, caia acidentalmente nele. De todo modo, deve-se evitar consumir alimentos próximo do dispositivo.

Touchpad e os gestos multi-touch

Os teclados de notebook normalmente estão equipados com um touchpad. Ele simula a ação de um mouse. Para otimizar o seu trabalho, os modelos mais modernos acompanham as funções de gestos multi-touch. Com eles, é possível configurar quais ações serão efetuadas caso dois, três, quatro e até cinco dedos sejam deslizados no touchpad Via de regra, os gestos de dois dedos são usados para o efeito lupa (aumentar ou diminuir o zoom) e o scroll (abaixar ou subir).

Como comprar um teclado para notebook?

Diferentemente do que acontece com os computadores de mesa, comprar um teclado para notebook requer mais pesquisa e atenção. É necessário contar com algumas informações, para que a troca seja bem-sucedida. Veja agora tudo que você precisa saber sobre como escolher teclado!

Descubra o modelo

Para não errar na escolha, é fundamental saber qual é o modelo do seu notebook. Saber apenas a marca (HP, Dell, Positivo, Acer, Samsung etc.) não é tão útil. Como não há uma padronização na forma de disponibilizar essa informação, muitas pessoas têm dificuldades para localizá-las. Os pontos mais comuns em que elas se encontram são:

  • na parte de baixo do notebook;
  • na etiqueta ao lado do touchpad;
  • embaixo do teclado;

Caso você compre on-line, antes de fechar a compra, veja se a imagem do produto corresponde ao teclado que você já possui. Pequenas diferenças podem existir mesmo com um mesmo Part Number (P/N). Essa numeração é indispensável para comprar o novo teclado sem sobressaltos. Para tanto, será necessário retirar o acessório e procurar pelo número, que normalmente fica na parte interna do teclado. Além disso, é necessário ter atenção para o formato do cabo flat, a posição da tecla de função e as fixações do teclado no notebook.

Como limpá-lo?

Com o acúmulo de sujeira, as teclas do teclado podem travar. Além disso, elas aparentarão falta de higiene e poderão esconder muitas bactérias nocivas.

Uma das formas mais utilizadas para efetuar a limpeza é utilizando um compressor de ar. Com ele, assopre o ar comprimido nas cavidades do teclado para que a sujeira seja removida.

Caso você ainda não esteja satisfeito, pegue um cotonete e retire o excesso de algodão, deixando-o mais fino. Molhe-o em álcool isopropílico e faça a limpeza. Por fim, use novamente o compressor de ar.

Várias pessoas tentam remover as teclas para fazer a limpeza. Entretanto, essa técnica não é recomendável se você não está habilitado a fazer o procedimento. Forçá-las para além do necessário poderá quebrá-las e aumentar o seu problema original. Por isso, se precisar de ajuda, contate um técnico ou uma empresa especializada em teclados.

Quais os principais problemas de teclados de notebook?

Um teclado pode parar de funcionar por vários motivos. Confira, agora, os principais.

Tempo de uso

Com o tempo e a utilização, o teclado pode ser danificado ou apresentar falhas. Entretanto, com os cuidados adequados, você poderá prolongar a vida útil dele.

Acidentes

Se não é possível prevenir os problemas causados por desgaste e tempo de uso, o mesmo não pode ser dito sobre os acidentes. Como muitas pessoas se alimentam enquanto utilizam seus notebooks, derramar bebidas e comidas não pode ser considerado um evento surpreendente.

Além disso, os tombos ou pancadas podem dar uma mãozinha para que as falhas aconteçam. Por isso, certifique-se sempre de que o notebook está em lugar seguro. Também evite movimentá-lo quando há riscos de quedas.

Sujeiras

Com o acúmulo de poeira e farelos diversos, o teclado pode parar de funcionar ou apresentar falhas. Além de evitar consumir alimentos na proximidade, faça limpezas periódicas para evitar que o acúmulo de poeira seja grande.

Vírus

Embora os vírus não possam danificar a estrutura do teclado, eles podem fazer com que as teclas fiquem mal configuradas ou que deem a impressão de que estão estragadas. Por isso, é essencial instalar um antivírus, para evitar que esse tipo de situação aconteça.

Como é a instalação de teclado de notebook?

Quer saber como trocar teclado de notebook? Veja agora qual é o passo a passo para fazer a mudança!

  1. O primeiro passo para instalar seu novo teclado é desconectar o dispositivo da tomada e retirar a bateria (se possível);
  2. normalmente, os teclados são parafusados na parte de baixo (caso a tampa seja apenas encaixada, você precisará apenas desencaixar);
  3. em todo caso, procure no manual do seu dispositivo quais são os parafusos que correspondem ao teclado;
  4. com cuidado, use uma chave de fenda para desencaixar seu teclado. Após isso, remova o cabo e retire-o da placa;
  5. depois de retirar o teclado antigo, você já pode colocar o novo;
  6. para tanto, remova a sujeira e a poeira existente e conecte-o à placa.

Como identificar a sua compatibilidade?

Como você viu, saber qual é a marca e modelo do notebook é essencial. Depois, atente para o layout do teclado. Caso você não olhe bem, poderá adquirir um teclado de outro país, que não terá as mesmas teclas ou que as disporá em posições diferentes.

Depois de descobrir o modelo do seu notebook, é importante que você saiba qual é o do seu teclado, bem como o Part Number (ou P/N). Vale lembrar que há produtos de reposição que não têm o mesmo P/N, mas são compatíveis com o modelo. Por isso, pesquisar tais informações é tão importante.

Para que seu teclado (como todas as partes do seu notebook) dure mais tempo e desempenhe as funções que você deseja, é fundamental ter um cuidado correto com ele. Evite beber e comer nas proximidades, bem como colocá-lo em locais em que possa ter quedas. Dê bastante atenção às limpezas regulares. Com elas, o acúmulo de sujeira será retirado, e as chances de o dispositivo ter problemas será menor.

Se a limpeza não funcionar, você mesmo poderá fazer a troca do seu teclado para notebook, desde que faça todas as etapas com cuidado e atenção. Caso não se sinta confortável para isso, é possível comprar o novo teclado e pedir para um técnico fazer a instalação.

Além disso, é importante ressaltarmos que você não precisa se desfazer do seu notebook por problemas no teclado. Afinal, normalmente, essas dificuldades podem ser facilmente resolvidas, e vender o dispositivo com qualquer problema faz com que seu preço seja reduzido, causando-lhe prejuízos desnecessários.

Quer receber mais dicas como essas sobre teclado para notebook? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba materiais em primeira mão na sua caixa de entrada!