Atualizado em 15 de fevereiro de 2024.
Tempo de leitura: 4 minutos

Você já sabe que a bateria é o principal componente de um notebook, pois é capaz de garantir a autonomia da máquina e permitir, assim, que você utilize o aparelho onde quiser. Mas, afinal, como saber se a bateria do notebook está boa? Quando é a hora de substituir o componente? Nesse texto, vamos te mostrar. Acompanhe!

VERIFICANDO A SAÚDE DA BATERIA DO NOTEBOOK

O sistema Windows conta com um relatório próprio de bateria que consegue te mostrar a vida útil dela. A informação é importante para saber mais sobre a bateria mas também ao adquirir um computador usado, já que você será capaz de conferir o nível de degradação do componente e até quantas horas ele costuma durar com uma carga, podendo esse ser um diferencial na hora da compra. Abaixo, veja como acessar essas informações:

Passo 1. Busque por “cmd” (Prompt de Comando) no Menu Iniciar e abra o prompt de comando como administrador clicando no botão direito do mouse ou cursor;

Passo 2. Na janela que vai abrir na sequência, digite o comando “powercfg /batteryreport” e aperte Enter;

Passo 3. O prompt vai informar o caminho para encontrar o relatório da bateria a partir de uma imagem exbida na tela do aparelho. Marque a informação com o cursor do mouse e acesse o menu do programa para encontrar a opção “Copiar”;

Passo 4. Abra o navegador e cole o caminho na barra de endereços para ter acesso ao relatório;

Passo 5. O documento traz um apanhado geral de dados de uso da bateria, mas há duas informações-chave que acusam o tempo de uso e a saúde atual do componente. Primeiro, busque pela seção “Installed batteries”, logo no começo do relatório, e confira os números ao lado de “Design capacity” (capacidade nominal) e “Full charge capacity” (capacidade com carga completa).

A diferença entre os valores indica a capacidade de carga perdida em relação ao estado inicial da bateria. Por isso, quanto mais próximos esses números, mais conservado está o componente;

Passo 6. Por fim, role até o final do relatório para checar outro dado importante. A última linha da tabela mostra uma estimativa média da bateria em horas. O primeiro campo mostra o tempo atual de duração da carga, e o segundo a autonomia original. Novamente, a diferença entre os dois números indica quanto a bateria “envelheceu”.

QUANDO SUBSTITUIR A BATERIA

Como a bateria tem um prazo de validade para funcionar, ela costuma dar sinais de desgaste, o que serve de referência para a substituição. Além do relatório produzido pelo Windows, é possível observar outras sinais, como por exemplo quando a carga da bateria esgota mais rápido do que o habitual ou quando avisos são feitos através do próprio sistema do notebook, e podem ser visualizados na tela do aparelho.

como saber se a bateria do notebook está boa

Nesse caso, as mensagens podem ser diferentes em cada máquina. Alguns podem, por exemplo, exibir o aviso logo ao iniciar a máquina, informando que é necessário se conectar a uma rede de energia para que o notebook possa continuar sendo utilizado.

Outros indícios bastante comuns de que a bateria está desgastada em nível quase irreversível é quando o computador portátil desliga repentinamente, de forma corriqueira. Por último, também é preciso evitar as baterias de baixa qualidade, inclusive no que diz respeito a sua duração e tempo de vida útil. Esses componente não irão apresentar o desempenho adequado, fazendo com que não sejam indicadas ao usuário que espera um item que apresente um rendimento satisfatório.

Leia também
O momento certo para trocar a bateria
Como descobrir o modelo da bateria do notebook

ONDE COMPRAR BATERIA PARA NOTEBOOK 

Ao identificar a necessidade de substituir sua bateria por um novo modelo, seja porque ela não está apresentando o mesmo rendimento ou então porque apresentou algum outro problema, é preciso levar em consideração alguns critérios básicos para achar um local que possa te oferecer um novo produto de qualidade.

Empresas que tem sua própria marca, as maiores garantias do mercado e um atendimento pós-venda diferenciado ao cliente com certeza estarão no topo entre os locais mais indicados quando pensamos na substituição da bateria do notebook.

A BB Baterias preenche esses requisitos. São mais de uma década disponibilizando o que há de melhor em baterias para notebook, além de fontestecladostelas e outros acessórios.