Atualizado em 10 de maio de 2023.
Tempo de leitura: 5 minutos

A fonte do notebook é um componente de suma importância para o aparelho, já que fornece a energia necessária para que ele continue operando quando a máquina está sem bateria. Nesse texto, você vai ver por que a fonte do notebook merece a sua atenção, ao descobrir como ela funciona, por que é tão importante e quais são os critérios que devem ser levados em conta ao comprar uma nova. Acompanhe!

FONTE DO NOTEBOOK PARA QUE SERVE?

As fontes de notebook também são costumeiramente conhecidas como carregadores e têm como principal objetivo carregar a bateria e fornecer a energia necessária o aparelho. Mas afinal, como funciona a fonte do notebook? Elas são capazes de fornecer energia ao convertem a tensão da rede elétrica alternada (normalmente 110 V ou 220 V) em corrente contínua, cuja tensão fica na casa dos 15 V a 20 V e, assim, conseguem alimentar o laptop.

Ao utilizar uma fonte de energia de boa qualidade, você estende a vida útil do seu equipamento e ainda economiza na conta de luz. Seu bolso irá agradecer.

O QUE DEVE SER VERIFICADO EM UMA FONTE?

Existem alguns fatores que precisam ser considerados na hora de escolher uma fonte para seu notebook. Abaixo, você confere alguns deles.

VOLTAGEM, AMPERAGEM E POTÊNCIA DA FONTE

É fundamental verificar a voltagem e amperagem da fonte para que sejam iguais ao do notebook. Você geralmente encontra essas informações em etiqueta com especificações técnicas, já disponibilizada no aparelho e que geralmente fica na parte inferior.

Quer um exemplo prático? Se a etiqueta de sua fonte informa que ela tem 19 V e 3.5 A, não é possível utilizar um componente que possuas as especificações de 19 V e 2 A. Nesse caso, o notebook pode até ligar, mas seu funcionamento será prejudicado. E o que é ainda maios grave: o uso contínuo com uma fonte não compatível poderá danificar o notebook e também a fonte, podendo faze-la queimar, já que ela estará operando além de sua capacidade. 

Outro fator importante é que, quando você usa uma fonte de capacidade inferior à original, ela será incapaz de suportar adversidades como picos de variação de tensão e oscilação de energia, podendo, em casos mais extremos, pegar fogo. O que, logicamente, representa um risco enorme ao usuário. Porém, se você não encontrar uma fonte com as mesmas especificações da original, fique tranquilo: é possível comprar uma escala maior e ainda ter alguns benefícios.

Seguindo o mesmo exemplo anterior, digamos que a sua fonte de alimentação possui 19 V e 3.5 A. Nesse caso, você poderá comprar sem medo uma fonte de 19 V e 4.7 A: isso aumentará a vida útil da fonte sem causar nenhum dano ao seu notebook. É preciso ressaltar, contudo, que essa vantagem só ocorre se você adquirir uma escala a mais. Caso a sua única opção seja 19 V e 6.7 A ou alguma outra amperagem maior que 4.7 A, não compre, já que a voltagem não deve ser maior, diferente da amperagem.

PLUGUES DE CONEXÃO DA FONTE DO NOTEBOOK

Outro item que demanda bastante atenção é o plug de alimentação do carregador: às vezes, as fontes têm a corrente e a tensão certas, mas o conector pode diferir no tamanho ou ter uma polaridade elétrica inversa. Esses plugues irão variar de acordo com a marca de cada componente. Enquanto as baterias podem ter até milhares de modelos distintos, as fontes de notebook vão apresentar algo em torno 20 a 30 modelos para o usuário.

A Sony, por exemplo, conta com o mesmo plug de conexão desde a fabricação do seu primeiro notebook até os dias de hoje (excetuando os ultrabooks). A Dell possui um sistema parecido de pinos: salvo seus primeiros notebooks e os modernos ultrabooks, todos os equipamentos utilizam o mesmo padrão, com diâmetro interno e externo que atendem toda a sua linha.

Já a HP adotou uma pinagem idêntica à Dell na maioria dos modelos a partir de 2010, como da série NX6300 — os anteriores utilizam outro tamanho e isso também vale para os ultrabooks. A partir desta linha, todos os notebooks passaram a vir com seu AC Adapter no mesmo padrão Dell.

No caso da HP, o que muda é a comunicação da fonte com o notebook: As marcas usam protocolos diferentes para os aparelhos reconhecerem os carregadores, através do pino central. Logo, se você pensou em utilizar a fonte de uma na outra, é melhor nem tentar — ou irá correr o risco de queimar o aparelho. 

Ainda assim, é comum alguns fabricantes utilizarem o mesmo padrão de pino de conexão: os modelos nacionais, como Positivo e CCE, costumam adotar essa prática, por exemplo.

OUTROS FATORES DA FONTE DO NOTEBOOK

Quando há uma oscilação de energia, o cabo que liga a fonte do notebook na tomada costuma esquentar bastante. Por isso, o cabo de força deve sempre contar com um selo do Inmetro, garantido que o produto é de fato de qualidade e que não representa risco de superaquecer e nem de causar incidentes mais graves, como incêndios.

O momento em que a bateria acaba e você coloca o notebook para carregar é quando a fonte é mais exigida. É nessa hora que as fontes de qualidade inferior acabam queimando e ocasionando problemas para seu aparelho.

Nesse sentido, uma boa dica para evitar isso é comprar uma fonte de uma escala maior: se a sua fonte é de, por exemplo, 65 W, passe a utilizar uma de 90 W. Esse é um procedimento que pode ser feito tranquilamente e não traz prejuízos ao equipamento — pelo contrário, acaba sendo uma margem de segurança que consegue até mesmo prolongar a vida útil da fonte do notebook.

Leia também
Cabo de força para notebook: o que é e para que serve?
Quanto custa uma fonte de notebook?

QUAIS AS DESVANTAGENS DE COMPRAR FONTES DE MÁ QUALIDADE?

As fontes de má qualidade geralmente não contam com todos os circuitos de proteção destacados. Com isso, é bastante comum que elas queimem e acabem, inclusive, estragando os notebooks com qualquer variação de tensão na rede elétrica.

Algo muito comum e que você deve ter cuidado são as chamadas fontes logotipadas. Algumas fábricas, ao produzirem suas fontes alternativas, inserem logotipos famosos — como Dell, HP etc. — para atrair a atenção dos clientes. Nesses casos, procure analisar a embalagem da fonte, a garantia concedida e desconfie se o preço estiver muito baixo.

ONDE COMPRAR FONTE PARA NOTEBOOK

Agora que você já sabe o que é e o que faz uma fonte de notebook, é necessário encontrar um local de confiança para adquirir seu novo componente. Nesse caso, o site da BB Baterias é a melhor alternativa, com o diferencial de possuir sua marca própria (BestBattery®), com qualidade reconhecida no mercado.

Nossas fontes ainda produzem circuitos de proteção contra o excesso de corrente, tensão e temperatura, fazendo com que a máquina receba uma energia mais limpa. Assim, após os picos de variação de tensão, a fonte volta a receber uma energia normal e o equipamento não é afetado. Além disso, nossos itens também vem com 3 anos de garantia e certificação INMETRO.

Temos diversas opções de fontes para notebook AcerDellHPLenovoSamsungToshiba (e várias outras marcas). Assim, temos certeza que o modelo ideal para seu notebook você encontrará em nossa loja. Para conferir todas os modelos disponíveis, é só acessar nosso site. Nosso time está pronto para lhe fornecer o melhor atendimento e a melhor experiência na compra do carregador.