Atualizado em 25 de maio de 2021.
Tempo de leitura: 6 minutos

Quando falamos de ambientes corporativos, a vida útil do notebook nem sempre é tão longa quanto a dos aparelhos de uso pessoal. No entanto, existem meios de melhorar isso, mesmo que você não seja um especialista no assunto.

De modo geral, as empresas têm uma equipe de TI, designada especificamente para essa tarefa, mas nem por isso o usuário tem de ser relaxado.

Alguns cuidados são necessários para que seu trabalho não seja interrompido para uma manutenção, ou pior, para trocar de equipamento devido a uma pane sem solução.

Neste texto, você aprenderá algumas dicas simples, porém muito importantes, para melhorar a performance e a vida útil do notebook de sua empresa. Continue a leitura e confira!

1) Preze pela vida útil do notebook

Como qualquer dispositivo eletrônico, o notebook é muito sensível. Por isso, atente ao modo como você o transporta ou opera:

  • utilize bolsa e/ou case para transportá-lo;
  • desligue-o para colocá-lo na bolsa de transporte;
  • utilize-o em superfícies planas, nunca no colo;
  • não coma ou tome líquidos próximo ao notebook;
  • se comer, lave e enxugue as mãos antes de utilizá-lo.

2) Evite ingerir alimentos e bebidas perto do notebook

Essa dica parece bastante óbvio, mas ainda não é seguida por muitos usuários. Evite sempre comer e beber perto do notebook. Os pequenos pedaços de alimentos, como, por exemplo, farelos podem entrar no teclado e causar danos. Sem contar que se uma bebida cair no equipamento, o estrago pode ser ainda maior.

3) Realize a limpeza periódica no seu notebook

A limpeza de seu notebook ou de qualquer outro dispositivo eletrônico deve ser realizada periodicamente, pois dessa maneira você evitará o acúmulo de sujeira e facilitará esse processo nas vezes seguintes.

Se você usa seu equipamento em locais onde há muita sujeira ou poeira — como oficinas, fábricas etc. —, é preciso realizar uma limpeza superficial com pano úmido diariamente e outra completa a cada mês. Procure observar as condições do notebook e decida se esse período deve ser menor ou maior.

Limpar o notebook é essencial para preservar o componente.
Limpar o aparelho é fundamental para a conservação.

4) Utilize antivírus

Mesmo com todos os cuidados e prevenções, a única forma efetiva de combater esses softwares ou remover infecções que já estão em seu notebook é ter instalado um programa antimalware, popularmente conhecido como antivírus. As melhores ferramentas para remoção de malwares estão contidas nos antivírus mais avançados. Existem diversas opções de programas que lidam no enfrentamento as ameaças mais comuns para seu aparelho. 

Norton, Bull Guard e Panda Security são algumas das boas opções disponíveis para combater esse tipo de ameaça.

5) Mantenha um antivírus atualizado

Vírus são os principais causadores de lentidão em computadores. Ao infectarem o sistema operacional, eles criam tarefas em segundo plano que ocupam a memória e o processamento da máquina.

Cada vírus faz uma operação diferente, como roubar arquivos, abrir páginas suspeitas no navegador e até, literalmente, sequestrar todos os dados da máquina.

Para que isso seja evitado, utilize um software antivírus de qualidade. Ele sempre deve se manter atualizado e escanear o computador diariamente.

6) Realize backups de segurança

Caso sua empresa não mantenha um sistema automático de backup, faça-o por sua conta. Utilize um pen drive ou HD externo para realizar cópias diárias de seus arquivos mais importantes.

7) Aprenda a diferenciar hardware e software

De forma superficial, qualquer computador de mesa ou notebook é dividido em duas partes. Os hardwares, que são os componentes físicos, e os softwares, que são o sistema operacional, o suíte de escritório, o navegador de Internet, o antivírus, etc.

Um depende do outro para funcionar em boas condições, com harmonia e desempenho de todo o conjunto.

8) Verifique as atualizações de software

Seu sistema operacional, antivírus e demais softwares precisam receber constantes atualizações de desempenho e segurança. Porém, nem sempre o recurso que automatiza esse processo está ativado.

Não se restrinja a apenas copiar os dados em dispositivos físicos. Se possível, utilize serviços de backup na nuvem, como o Dropbox ou Google Drive.

Eles têm versões gratuitas, que salvam tudo em tempo real, sendo possível até recuperar arquivos deletados.

Faça uma checagem dos softwares que mais utiliza e verifique se todos estão com as versões mais recentes, caso contrário, atualize-os.

9) Cuidados com o HD

O disco rígido (HD) é o componente responsável por armazenar s seus arquivos e onde o sistema operacional e programas são instalados. O bom funcionamento dele é essencial para a segurança de seus dados e para o bom desempenho e utilização de seu notebook. 

Dessa forma, é muito importante ter cuidado com ele. O ato de desligar o computador abruptamente, por exemplo, pode causar o desgaste acelerado e danos irreversíveis no disco rígido; alguns arquivos podem ser corrompidos, e o próprio hd pode ocmeçar a apresentar erros. Evite deixar acabar a bateria sem estar conectado no carregador e também evite desligar diretamente no botão de power.

Lembre-se também de proteger seu notebook, já que o HD está presente na parte interior do computador portátil. Esses componentes rodam com uma velocidade muito alta e pancadas contra a carcaça podem causar travamentos ou até mesmo danificá-los em definitivo. Por isso, tenha cuidado para não bater nada no notebook nem deixá-lo cair. principalmente enquanto estiver ligado, quando o risco de danos é muito maior.

Por fim, é recomendado que você tenha sempre uma cópia de seus documentos importantes salva em outro local. Afinal, se algum problema acontecer, você está sempre resguardado de qualquer dano eventual.

Por fim, no caso de escritórios e locais em que não há tanta poeira ou sujeira, é possível estender mais o período entre as limpezas completas. Defina o intervalo para cada dois ou três meses. Contudo, uma limpeza superficial é indispensável ao menos uma vez por semana.

10) Substitua peças do aparelho sempre que necessário 

A substituição de componentes se faz necessária para manter a máquina funcionando adequadamente. Você pode adotar uma série de medidas para prolongar a vida útil dos itens de seu notebook mas, em algum momento, inevitavelmente, eles precisarão ser trocados. 

Os principais componentes geralmente dão sinais muito claros de que chegou a hora da substituição. A bateria, por exemplo, está no fim de sua vida útil quando esgota rapidamente, quando sistema operacional dá avisos (que irão depender de cada modelo) e também, quando o notebook desliga repentinamente. Já a tela deve ser trocada quando apresentar rachaduras, riscos ou então, pixels apagados. 

Um outro componente bastante importante e que precisa ser substituído em algum momento é a fonte do aparelho. Nesse caso, os principais indicativos são: fonte esquentando demais, cabos danificados, mensagem “conectada mas sem carregar” e. em última instância, quando o carregador queima, se tornando inutilizável. 

11) Evite o superaquecimento

superaquecimento da bateria é o responsável principal pelo estufamento da bateria. Os dois processos estão diretamente ligados. Alguns fatores podem ajudar a causar esse inconveniente, como processo de fabricação, os materiais usados na confecção das células e até o formato da bateria, que podem afetar o desempenho e causar anomalias.

Por isso, é essencial prestar atenção em práticas que podem contribuir com o superaquecimento, como o uso inadequado do notebook em locais como travesseiros, cobertas ou qualquer outra superfície que tem a capacidade de abafar as saídas do aparelho

12) Analise a possibilidade de atualizar seu hardware

Após verificar e efetuar as atualizações de software, novas funções podem aparecer e, às vezes, existe a necessidade de atualização do hardware, pois ele fica obsoleto com o tempo.

Softwares mais recentes demandam recursos maiores, como o aumento de memória RAM, processadores mais robustos, armazenamento, etc.

Se você utiliza o notebook sem a fonte, é importante que a bateria esteja em boas condições. Assim, se o sistema operacional detectar que há deficiência de energia, o modo econômico é ativado, limitando alguns recursos importantes.

Manter uma bateria nova, ou reserva, é muito importante para a autonomia e o desempenho da máquina.

Neste texto, foi possível identificar alguns fatores que podem contribuir para a lentidão ou a redução da vida útil do notebook. Atente às nossas orientações, pois garantimos que seu equipamento vai durar muito mais tempo se você segui-las corretamente.

Além do conteúdo apresentado, ainda existem muitas possibilidades de melhorar a vida útil do notebook. Por isso, se ainda tem alguma dúvida, entre em contato conosco. Teremos muito prazer em auxiliá-lo na execução de todo o processo.

Quer saber como prolongar a vida útil da bateria do seu notebook? Clique aqui!