Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 2 minutos

A primeira coisa que muitos fazem ao chegar em um lugar é procurar uma tomada para quando a bateria do notebook acabar. Com certeza, você já passou por essa situação ou a presenciou. Mas alguma vez parou para pensar em como o componente funciona? Entenda um pouco mais sobre a tecnologia envolvida no equipamento.

Bateria de lithium

Como outros componentes dos notebooks, as baterias também evoluíram, permitindo que o tempo de carga e vida útil fossem aumentados. Atualmente, a maior parte das baterias de notebook possuem células internas de lithium-ion ou lithium-polymer. Esse modelo, além de ficar carregado por mais tempo, não sofre do “efeito memória”, que basicamente significa “ficar viciado”, um dos maiores problemas das suas antecessoras.

Como a energia é gerada a partir da bateria

O funcionamento desse dispositivo se baseia na transformação da energia contida em soluções eletroquimicamente ativas em energia elétrica. Esse efeito é conseguido por meio das reações eletroquímicas de oxidação e redução. Essas, são caracterizadas pela perda e ganho de elétrons, respectivamente, que acontecem no interior das baterias.

Basicamente, existem dois “recipientes” que contêm uma solução química, chamada eletrólito, que funciona como um condutor. Em cada um deles, é mergulhado um tipo de metal, sendo que, o primeiro vai reagir com o soluto “criando” elétrons e o segundo, perdendo. Quando esses dois pontos são conectados através de um fio, os elétrons fluem de um para o outro formando a corrente elétrica.

Dessa forma, quando um equipamento é ligado, a energia química resultante da reação e armazenada nessas células, se transforma na energia elétrica responsável por fazer o aparelho funcionar.

Recarga

Essa reação possui um tempo definido, que pode ser observado pela barrinha de carga no aparelho. Quando a bateria acaba, significa que os materiais eletroquimicamente ativos foram transformados em outros produtos. A recarga é exatamente a transmutação dessa “sobra” nos elementos do início da reação. Ela utiliza uma fonte de energia externa, através do carregador do notebook.

Tempo de vida útil da Bateria

Com o passar do tempo, a bateria começa a não conseguir “manter” a carga por tanto tempo. Isso acontece porque o equipamento completou o número de ciclos (descargas e recargas) que ele suporta. O tempo necessário para chegar a esse ponto varia de dispositivo para dispositivo. Porém, costuma ser em torno de dois anos.

Ao sentir que o ciclo de vida de sua bateria está chegando ao fim, é importante comprar uma nova e original. E nós somos especialistas nesse assunto. Confira os modelos disponíveis em nosso site!