Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe o que é mAh ou, pelo menos, já ouviu falar a respeito? Caso tenha pesquisado acerca de fatores que pesam ou não na hora de escolher o seu smartphone, provavelmente o termo não soou estranho, afinal, ele está relacionado às especificações de um dos componentes mais importantes do aparelho: a bateria.

Compreender o que é mAh ajuda, por exemplo, a identificar problemas de incompatibilidade entre modelos de bateria e carregador portátil; estimar a capacidade de carga; e saber se a bateria é capaz de garantir alto desempenho, considerando os demais recursos do produto (processador, armazenamento, sistema operacional etc.).

No entanto, vale frisar que a popularidade dessa especificação fez com que fossem disseminadas diversas abordagens equivocadas e simplistas, as quais induzem o usuário ao erro de superestimar a importância do mAh. A seguir, explicaremos o essencial acerca dessa medida. Confira!

Como o mAh é difundido na Internet?

Quando pesquisamos na rede por mAh, na maioria dos casos encontramos abordagens pouco detalhadas e sem fundamento técnico, baseadas apenas no significado da abreviação: miliampère-hora — unidade que, em tese, é utilizada para medir a duração da bateria por ciclo.

Há, também, a ideia de que mAh é uma especificação que indica a qualidade da bateria, como se a métrica, por si só, fosse suficiente para apontar qual smartphone é melhor ou tem uma bateria que oferece mais autonomia ao sistema.

Chega a ser ingenuidade acreditar nisso, afinal, por que a Apple, por exemplo, lançaria o iPhone 8 com bateria de 1960 mAh, valor bastante inferior ao de muitos outros aparelhos que custam menos de 1/5 do seu preço? Por que tanta gente prefere o iPhone a outros modelos e não acha que a bateria dura pouco?

Isso acontece porque o hardware (processador, placas) de uma marca pode aproveitar melhor a energia e consumir menos do que outra, e portanto ter um rendimento melhor, mesmo com uma bateria de menor capacidade (menos mAh)

Afinal, o que é mAh?

A quantidade de miliampère-hora serve para indicar a capacidade de armazenamento da bateria e não o seu tempo de duração. Portanto, se um smartphone tem uma bateria de 4000 mAh, e ele consome 1000 mA por hora, então a bateria vai durar 4 horas. Porém, outro aparelho pode ter uma bateria de 3000 mAh e consumir apenas 500 mAh por hora, fazendo com que a bateria dure 6 horas.

Por isso, analisar somente o mAh como definição de compra de um aparelho pode não ser muito útil, mais importante é a relação entre a capacidade da bateria (mAh) e o consumo real do aparelho.

Saber a quantidade de mAh ajuda na escolha do smartphone?

Sim, desde que a análise seja feita sob uma perspectiva macro, considerando todas as especificações. Nunca esqueça de conferir os tempos reais de duração em uso dos aparelho, até mesmo em sites de revisão. Não confie apenas no valor do mAh da bateria pois você pode ter uma surpresa no real uso do dia-a-dia.

Agora queremos saber de você: o que achou do nosso conteúdo? Ficou com dúvidas sobre o tema ou deseja encaminhar sugestões? Participe nos comentários!

[uam_ad id=”966″]