Atualizado em 29 de setembro de 2023.
Tempo de leitura: 3 minutos

Você é técnico de informática e eletrônica? Se sim, preparamos um texto analisando a fonte do notebook, com o intuito de te ajudar a entender mais sobre o funcionamento desse componente tão importante, incluindo a importância os dispositivos de segurança envolvidos e todas as outras partes essenciais para que o item apresente um bom desempenho.

COMO FUNCIONA A FONTE DE UM NOTEBOOK?

Em primeiro lugar, é necessário entender como a fonte de um notebook funciona. O principal papel de uma fonte de alimentação para notebook é converter a energia da rede elétrica AC (Alternada) em energia DC (Direta) que o notebook consegue usar. Basicamente, ela é composta por um transformador, retificador, filtro e regulador.

analisando a fonte do notebook
Fonte do notebook aberta

O transformador é o primeiro componente a receber a energia elétrica vinda da tomada. Seu papel é reduzir a voltagem de entrada para um valor mais seguro para os próximos componentes. Já o retificador recebe a energia do transformador, que ainda está em forma alternada, e a transforma em energia direta.

Por fim, o filtro suaviza a flutuação de energia que pode ocorrer, fornecendo uma corrente contínua mais estável. O último elemento é o regulador, que assegura que a voltagem fornecida ao notebook seja constante, mesmo que a voltagem de entrada na fonte seja alterada.

DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA EM UMA FONTE DE NOTEBOOK

Toda boa fonte conta com dispositivos de segurança em seu interior. Eles são indispensáveis para fonte para a proteção do componente em uma série de ocasiões e garantem que ela não estrague repentinamente. Os três mais importantes são os fusíveis, os diodos e também os varistores.

Os fusíveis atuam como uma proteção contra sobrecarga. Se a corrente exceder um valor pré-definido, o fusível irá queimar, cortando o fluxo elétrico. Por outro lado, os diodos de proteção contra tensão reversa garantem que a corrente flua apenas em uma direção, protegendo os componentes de danos causados por polaridade reversa.

Por último, mas não menos importante, os vastores tem como função principal atuar na proteção contra picos de tensão. Quando a tensão excede um determinado limite, o varistor desvia a corrente, protegendo os demais componentes.

Leia também
Como cuidar da fonte do notebook
Fonte do notebook esquentando: devo me preocupar?

O QUE É NECESSÁRIO PARA UMA BOA PERFORMANCE DA FONTE

Analisando a fonte do notebook, concluímos que a a performance de uma fonte de notebook depende da qualidade de seus componentes e de como eles trabalham juntos. Além disso, é crucial que a fonte forneça a tensão e a corrente corretas para o notebook.

Por isso, a fonte deve contar com capacitores de alta qualidade são essenciais para o bom funcionamento da fonte. Eles devem ter a capacidade de resistir a altas temperaturas e manter a performance ao longo do tempo. Um bom dissipador de calor tambémé vital para manter a fonte fria e funcionando de maneira eficiente.

Por fim, é necessário se certificar de que o componente foi adquirido em locais de confiança, já que fontes compradas em lojas que oferecem produtos muito baratos geralmente tem como marca a baixa qualidade dos modelos,

ONDE COMPRAR PEÇAS PARA NOTEBOOK

Agora que você sabe como funciona a fonte de notebook, já está apto para adquirir produtos de qualidade para sua revenda de informática ou esclarecer as dúvidas dos clientes. A BB Baterias é uma empresa especializada na venda de fontestelasSSDs, e uma série de outros componentes para notebook. Se precisar de alguma peça nova para o equipamento, não hesite em procurar nossa equipe. Em nosso site, você encontra você encontrará um variado e amplo estoques para atender suas necessidades.

https://www.youtube.com/watch?v=28VMzgRQ9_0