Atualizado em 9 de março de 2018.
Tempo de leitura: 2 minutos

Você já perdeu o click perfeito no momento ideal por falta de energia? Não existe coisa pior para o fotógrafo do que ficar sem bateria, seja você amador ou profissional. Hoje preparamos algumas dicas para poupar a bateria da sua câmera e garantir imagens incríveis em todos os momentos!

1- Retire a bateria do equipamento após o uso

Sempre que você for transportar ou armazenar sua câmera após o uso, retire a bateria do equipamento. Assim você protege, aumenta vida útil e evita que a câmera drene a energia da bateria aos poucos.

2- Evite o LCD, aprenda a tirar fotos apenas pelo visor

Um dos componentes que mais gastam energia nos equipamentos eletrônicos é a tela. Nas câmeras profissionais e semiprofissionais você tem o recurso de poupar a bateria guiando os seus cliques apenas pelo visor. Portanto desligue o LCD, domine todos os recursos da sua câmera e visualize as cenas pelo visor.

Caso o seu equipamento não possua a opção do visor, diminua ao máximo o brilho da tela, assim você consegue poupar um pouco de energia.

3- Funções desnecessárias

Algumas câmeras modernas possuem funções que ajudam muito, mas que na hora do clique não são muito necessárias. Por exemplo: desative o autofoco e guie as cenas através de sua visão, além disso desabilite o GPS, Wi-Fi, estabilização automática e outros recursos que drenam sua bateria com muita facilidade.

4- Cuidado com o flash e exposições longas

Aposte na iluminação natural dos ambientes e prefira fotos externas com a presença do Sol. Para o caso de as fotos serem em ambientes internos, abra as janelas e deixe a luz entrar. O flash só deve ser usado em último caso, pois ele consome a bateria com muita facilidade.

Já as exposições longas exigem mais processamento interno da câmera, além de manter o obturador aberto por mais tempo. Evitando isso você capta boas imagens e garante a bateria por muito mais tempo.

 

5- Dicas extras

  • Verifique sempre a bateria antes de sair de casa e ande munido do seu carregador.
  • Recarregue a bateria apenas o tempo necessário e use a carga até o final.
  • Selecione e delete imagens apenas quando estiver munido de um computador.
  • Invista em uma bateria reserva.

Quer saber mais sobre como funciona a bateria do sua câmera? Acesse.

[uam_ad id=”966″]