Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 5 minutos

Mesmo sem entender profundamente os princípios do funcionamento de uma bateria de notebook, você sabe basicamente o que ela precisa apresentar para ser considerada de qualidade: carregar o seu aparelho corretamente, permitir que ele tenha boa autonomia e ser de um fabricante que vai ajudá-lo a solucionar qualquer dúvida, inclusive em caso de troca do produto. A BestBattery oferece tudo isso!

Você não precisa mais ter dor de cabeça com a falta de mobilidade do seu notebook, com fornecedores suspeitos, com a perda de trabalhos quando o computador é desconectado da tomada ou preocupações por não entender muito de hardware.

Para você saber bem o que precisa considerar para ter certeza de que está adquirindo um produto de qualidade, preparamos este artigo com uma explicação didática do que torna uma bateria confiável e quais são os diferenciais da BestBattery. Descubra!

O que é uma bateria de qualidade

Para entender o que realmente faz uma bateria ser considerada um produto de qualidade, você precisa compreender os princípios básicos de funcionamento dela. As baterias são compostas pelo que chamamos de células, que são como pilhas de material eletroquímico.

Cada fabricante utiliza células de uma procedência, e a qualidade delas nem sempre é a mesma. Se as células forem ruins, todo o funcionamento da bateria fica comprometido, e a vida útil dela diminui consideravelmente. Comparativamente, é como se as boas células fossem pilhas alcalinas, e as demais fossem somente pilhas comuns.

Em geral, você não vai ter acesso às informações sobre a origem das células, mas existe uma pista infalível para descobrir se você adquiriu um produto com células de qualidade: a garantia da bateria.

Os fabricantes sabem bem como as células influenciam no funcionamento da bateria, portanto a garantia dos itens que têm células piores costuma ser bem menor. O ideal é que a garantia seja de, no mínimo, 12 meses.

As células também estão relacionadas à autonomia do uso do notebook, ou seja, quanto tempo você pode utilizá-lo sem estar conectado à tomada, como explicamos em outro post. Quanto mais células a bateria tiver, maior é a autonomia que ela proporciona.

As baterias padrão, que proporcionam entre duas e três horas de uso, têm quatro ou seis células. Já as baterias de longa duração costumam ter, pelo menos, nove células, e proporcionam até o dobro de autonomia.

Por que a bateria da BestBattery é a melhor opção

Evidentemente, todo fabricante de notebook vai recomendar que você utilize somente a bateria original, mas o que eles não contam é que, muitas vezes, a bateria original é a mesma das baterias de outros fornecedores, mas em uma “embalagem” diferente. Ou seja, os componentes internos da bateria são os mesmos e apenas o compartimento em que são guardados muda.

Os produtos da BestBattery são importados das mesmas fábricas chinesas homologadas que produzem para as grandes referências do mercado de notebooks. São fabricantes certificados com ISO 9001 e 14001. A BestBattery utiliza apenas células internas de classe mundial, que garantem mais eficiência, e por isso proporciona aos clientes a maior garantia do mercado, que chega a 14 meses.

Por ser a maior fornecedora de baterias de notebook do Brasil, a BestBattery consegue trabalhar com uma entrega just in time, isto é, já que realiza milhares de vendas todos os meses, recebe grandes quantidades de produtos do fabricante e eles ficam o mínimo de tempo guardados.

Isso é importante porque as baterias, afinal, são compostas por material eletroquímico, cujas propriedades naturalmente diminuem ao longo do tempo. Quando você adquire a bateria de um fornecedor menor, que realiza menos vendas, é provável que ela tenha sido armazenada em estoque por mais tempo e já chegue até você com a qualidade reduzida.

Além disso, a BestBattery não é apenas uma fornecedora, é especialista em tecnologia portátil, como fontes e teclados para notebook, além de baterias e telas de smartphone. Mais de uma década de atuação nesse mercado a torna uma autoridade técnica nesse segmento, e a empresa conta com laboratórios capazes de avaliar cada aspecto da bateria.

3 passos para escolher bateria ideal

Entre a grande quantidade de opções disponíveis, pode ser difícil decidir qual é a bateria ideal para o seu notebook. Nos tópicos anteriores você entendeu melhor o funcionamento da bateria e por que a BestBattery é uma opção confiável de fornecedor. Agora, entenda o que mais você precisa considerar na prática antes de realizar a compra:

1. Descubra o modelo de que precisa

Em primeiro lugar, você precisa saber quais são as especificações da bateria exigidas pelo seu notebook. O ideal é saber o modelo do seu equipamento e o número de série (os algarismos escritos logo após o hífen do nome do modelo).

Se você não souber essas informações, ainda assim é possível encontrar a bateria ideal para o seu notebook a partir do part number. Ele é uma espécie de CPF identificador da bateria, e possibilita o reconhecimento dela pelo processador do notebook.

Para descobrir qual é o part number da sua bateria, basta retirá-la do aparelho e checar o número transcrito no lado superior esquerdo dela — em geral logo após a inscrição de “Replace”.

2. Considere o uso do notebook

Se você utiliza o notebook somente em casa ou no escritório, provavelmente tem acesso fácil à tomada o tempo inteiro, portanto, não precisa de tanta autonomia para a bateria e pode mantê-la conectada. Se trabalha em constante locomoção, precisa de uma bateria que dure bem sem estar conectada à fonte.

Entender esse tipo de necessidade é essencial para escolher a melhor bateria para você. No primeiro caso, a bateria não precisa ter muitas células; já para quem utiliza muito o notebook distante da fonte, o melhor é uma bateria com mais células. Geralmente ela é maior e mais pesada, mas vale a pena em situações que exigem uma carga longa.

3. Converse com um profissional

O mundo da tecnologia é repleto de nomes e terminologias específicas, então é natural que pessoas que não sejam desse ramo se confundam um pouco. Se você ainda se sentir incerto sobre qual é a bateria ideal, conversar com quem entende do assunto é a melhor alternativa.

A BestBattery conta com profissionais altamente disponíveis para solucionar quaisquer dúvidas sobre o funcionamento dos produtos, antes e depois da compra. São técnicos que podem responder a questões sobre toda a utilização de baterias, da saída da energia elétrica do poste à chegada dela ao seu notebook. Ficou curioso? Entre em contato!

[uam_ad id=”954″]