Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Ao longo do ano, é comum ocorrerem oscilações no fornecimento de energia elétrica. E isso pode acontecer por uma série de fatores: manutenções na rede, utilização de equipamentos que demandem muita energia. Até mesmo por conta de temporais e raios que podem atingir determinada região.

Normalmente no verão — que é onde costumam se concentrar as chuvas e tempestades elétricas — essas oscilações se tornam bem mais frequentes. E assim aumenta também o risco de ter seus equipamentos eletrônicos lesionados.

Acompanhe essa leitura e fique por dentro das melhores maneiras de proteger seus equipamentos, e conheça seus direitos no caso de prejuízos!

O fornecimento de energia e suas oscilações

A distribuição de eletricidade para residências e comércio de maneira geral, é de baixa tensão. Isso quer dizer que a energia que chega às nossas casas possui a medida de 110 ou 220 V (volts). Então, a maioria dos equipamentos eletrônicos usuais possuem uma configuração interna para receber eletricidade dentro desses limites.

O disjuntor que normalmente é utilizado em residências e estabelecimentos possui uma característica de “monitorar” e controlar a corrente elétrica que é ofertada. Quando ele sente que há um pico ultrapassando o valor considerado adequado, o disjuntor desarma, cortando imediatamente o fornecimento de energia. Isso evita grande parte dos problemas.

Porém, um desligamento repentino ou uma sobretensão podem gerar danos significativos em seus equipamentos. Um importante passo para evitar grandes prejuízos é assegurar de que há um fio de aterramento em seus eletrônicos (o “fio terra“), e que esse fio está devidamente aterrado.

Se apenas seu disjuntor estiver funcionando corretamente e seus equipamentos eletrônicos estiverem devidamente aterrados, você estará protegido contra a maioria dos problemas que afligem as pessoas.

Maneiras de proteger seus eletrônicos

Mesmo que o disjuntor funcione perfeitamente e seus aparelhos estejam devidamente aterrados, ainda existe o risco de haver prejuízos: desde perda de arquivos e documentos até a queima de dispositivos. Nesses caso, listamos alguns dispositivos que oferecem uma proteção extra:

Estabilizador:

Protege seus equipamentos contra alguns tipos de oscilações, fazendo com que a tensão elétrica de saída seja constante; normalmente, possui um fusível interno que funde quando há uma sobretensão, causando um desligamento repentino dos equipamentos que nele estiverem conectados, e assim protegendo-os da sobrecarga. 

Filtro de linha:

De acordo com o INMETRO, possui a função de filtrar a energia elétrica que alimenta o computador e outros aparelhos; protege contra interferências eletromagnéticas e de rádio frequência e ainda contra surtos de tensão graças a um dispositivo interno chamado “varistor”.

“No Break”:

Atua por um método diferente dos demais. Este aparelho normalmente possui uma bateria interna, e no caso de quedas repentinas, ele ainda disponibiliza algum tempo para que seus arquivos sejam salvos e seus equipamentos sejam devidamente desligados.

Entre os citados, esse é o que oferece a melhor proteção a seus equipamentos eletrônicos. A bateria do seu notebook por exemplo, funciona como um no-break; portanto é sempre interessante que ela esteja em boas condições.

Como todo tipo de investimento, é necessário que se faça uma pesquisa para saber qual equipamento melhor atenderá suas necessidades a um preço acessível.

É importante termos em mente, que mesmo com todas as precauções que podemos tomar, ainda estamos sujeitos a prejuízos relacionados a eletrônicos. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possui um canal de comunicação com clientes que se sentem lesados pelo fornecimento de energia, podendo assim, ressarcir todo prejuízo que for comprovadamente responsabilidade da empresa (disque 167).

Curtiu o texto? Se quiser ler mais informações sobre equipamentos eletrônicos (notebooks, smartphones e afins) curta nossa página no Facebook!

[uam_ad id=”954″]