Atualizado em 28 de agosto de 2023.
Tempo de leitura: 4 minutos

Você já sabe que a bateria do notebook concede autonomia ao aparelho fora das tomadas. Sabe também que essa autonomia não irá durar pra sempre. Por isso, uma das dúvidas mais comuns é a respeito de quanto tempo vai durar a bateria longe das tomadas e, também, quando tempo se deve deixar o componente carregando. Nesse texto, você vai conhecer o tempo de carga das baterias de notebook.

QUAL A AUTONOMIA DA MINHA BATERIA?

O tempo de carga das baterias do notebook pode variar de acordo com uma série de fatores. É preciso pontuar que é muito difícil determinar com precisão quanto tempo o componente terá de autonomia longe das tomadas, já que essa resposta vai depender de uma série de fatores.

As baterias dos notebook tradicionais e consideradas como padrão possuem podem apresentar uma duração média de 2 a 3 horas. Já os NETbooks, que são aparelhos menores, irão ter maior capacidade de autonomia, podendo chegar, a depender do modelo, a 5 horas de bateria sem a necessidade de recarga. Além disso, existem opções de modelos mais novos de laptops com telas a LED de super desempenho e economia de energia.

tempo de carga das baterias de notebook 9 células
Bateria para Notebook Dell Inspiron N4050

Existem também as baterias que chamamos de baterias de longa duração. Elas são diferentes das demais na estrutura interna, pois apresentam mais células em seu núcleo, o que garante maior capacidade de retenção de energia. Resultando, assim, em uma maior autonomia.

TEMPO DE CARGA DAS BATERIAS DE NOTEBOOK

Abaixo, confira uma relação aproximada entre as células da bateria e o tempo de autonomia que elas oferecem:

  • 3 Células – 2000 – 2400 mAh: Duração aproximada de 1h
  • 4 Células – 2200 – 2400 mAh: Duração aproximada de 1h a 1h30min
  • 6 Células – 4400 – 5200 mAh: Duração aproximada de 1h30min a 2hs
  • 8 Células – 4400 – 5200 mAh: Duração aproximada de 2hs a 2h30min
  • 9 Células – 6000 – 7800 mAh: Duração aproximada 2h30min a 3h
  • 12 Células – 6000 – 7800 mAh: Duração aproximada 4hs
  • 12 Células – 8000 – 8800 mAh: Duração aproximada 4hs a 4h30min

Leia também
Como descobrir o modelo da bateria
O que são os ciclos da bateria do notebook

QUANDO TEMPO DEVO DEIXAR O NOTEBOOK CARREGANDO?

Para começar, é recomendado que você deixe uma quantia de carga no notebook. As recargas parciais não causam prejuízo a bateria, já que o sistema dos notebooks atuais vem preparado para identificar o momento limite das cargas no aparelho, evitando assim qualquer tipo de sobrecarga. Além disso, esse tipo de carga é benéfica para a saúde e duração a longo prazo da bateria, já que preservam os ciclos de energia do aparelho.

Utilizar um carregador de qualidade também é importante nesse processo. Se quiser encurtar o tempo de recarga, é possível tirar o notebook da tomada com 80% de bateria. Mantenha o aparelho até algo em torno de 20% e depois, recarregue novamente. O tempo de duração irá variar bastante, de acordo com o modelo da bateria e até do próprio carregador.

O período de recarga pode chegar de 1 até 2 horas. Baterias com mais células precisarão de mais energia, fazendo com que demorem mais para completar a bateria. É bem fácil de observar quanto tempo demora para sua bateria. A partir disso, verifique se o tempo para carregar o componente se mantém ao longo do tempo. Se sim, é uma boa notícia: é um sinal de que sua bateria obedece um padrão e está saudável.

O contrário também é verdadeiro: se sua bateria demora mais do que o normal para carregar, ou então descarrega muito rápido, pode ser um indício de que ela está aos poucos perdendo rendimento.

Se você preferir, é possível também utilizar o notebook com o carregador na tomada. Muitos pensam que essa prática pode não ser saudável para o componente mas, na verdade, ela também pode ajudar a conservar os ciclos de energia do item, aumentando, assim, sua vida útil.

ONDE COMPRAR BATERIA PARA NOTEBOOK COM BOM TEMPO DE CARGA

Alguns critérios precisam ser adotados na hora de comprar uma bateria para seu notebook. O principal deles é a escolha por uma loja que ofereça produtos de qualidade e que irão apresentar desempenho plenamente satisfatório ao seu aparelho.

A BB Baterias é um local assim. Com sua marca própria de bateria e variedade de modelos, a empresa comercializa as melhores baterias do mercado, além de outros itens, como fontestecladostelas e outros acessórios. Uma empresa que é reconhecida pela sua eficácia, qualidade e seriedade, e que oferece as melhores condições de garantia para seus clientes, pois sabe da qualidade de seu produto. Se você está em busca de uma nova bateria para seu aparelho, visite nosso site e conte com a equipe da BB Baterias.