Atualizado em 20 de junho de 2018.
Tempo de leitura: 2 minutos

Você costuma se preocupar com a bateria de notebook? Se a resposta for negativa, é bom rever essa postura. Afinal, ela é responsável pela capacidade de o aparelho funcionar e ninguém gosta de ser deixado na mão no momento em que mais necessita.

Pense na seguinte situação: você está sem a possibilidade de usar a energia da tomada e precisa usar o seu notebook. Logo a bateria dele acaba e você fica sem poder usá-lo. Nem sempre se trata de um defeito, já que existe uma série de pequenas coisas que você pode fazer para garantir mais tempo de uso.

Já ficou bem claro como é importante se preocupar com a bateria de notebook, não é? Pensando nisso, separamos a seguir as melhores dicas para ajudar você a cuidar melhor da carga do seu aparelho e, assim, poder aproveitá-lo mais. Confira:

Desabilite as redes sem fio não usadas

O uso da rede de conexão costuma ser um dos fatores que mais compromete a bateria de notebook. Afinal, trata-se de um periférico que está constantemente enviando e recebendo dados. Se você não está usando a internet, vale a pena desabilitar a rede sem fio para poupar a sua carga. Faça isso a partir do botão correspondente, o qual você pode conferir no manual do seu dispositivo.

Use baterias de qualidade

Você não precisa se limitar à bateria que vem de fábrica no seu notebook. Com o tempo, ela perde a capacidade de oferecer a mesma performance que tinha no início da vida e acaba tendo um impacto negativo no seu uso. Ao trocar, tenha atenção ao tipo de bateria suportado pelo seu aparelho. Por exemplo, as de íon-lítio costumam suportar centenas de ciclos de carregamento.

Escureça a tela

De longe, o fator que mais gasta a bateria de notebook é a tela. Afinal, é o maior componente dele e precisa de carga constante para mantê-la ligada. Portanto, é natural que uma das formas de contar com uma boa performance de bateria tenha relação à ela. Experimente escurecer a tela usando as opções do seu sistema operacional, mas de maneira que você ainda consiga enxergar os seus elementos.

Exclua aplicativos não utilizados

Mesmo que você não tenha certos programas abertos, eles podem continuar em execução e utilizando a bateria de notebook. Se você não usa alguns deles, vale a pena simplesmente excluí-los. Dessa forma, não continuarão a comprometer a usabilidade da carga do seu aparelho. Acesse as opções do seu sistema operacional para conferir quais aplicativos mais usam a sua bateria.

Desligue o notebook se não for usá-lo

Pode parecer algo básico, mas muita gente esquece o notebook ligado e se arrepende depois de perceber que a bateria está esgotando. Se você não está usando o aparelho, não se limite a ativar o modo de suspensão. Em vez disso, desligue-o. Certifique-se de mantê-lo ligado apenas quando você o estiver utilizando, a fim de somente gastar a sua bateria se realmente necessitar.

Viu só como é simples cuidar da bateria de notebook? Basta mudar alguns hábitos para garantir que você consiga aproveitar muito mais tempo de uso do seu aparelho, especialmente naquelas horas em que você mais precisa. Aproveite essas dicas e garanta muito mais usabilidade nos seus dispositivos da maneira correta.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja aqui no blog 7 perguntas e respostas sobre a bateria do notebook!

[uam_ad id=”1159″]