Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 2 minutos

Os teclados iluminados são muito úteis para serem utilizados em locais com pouca iluminação. Eles facilitam a digitação sem erros e o acesso a comandos, deixando as teclas visíveis mesmo em ambientes escuros. Esta é uma característica mais comum em teclados de notebooks mais novos e nos modelos gamers.

Tipos de teclado iluminado

Os teclados que emitem uma luz que ilumina as teclas, possuem pequenos LED’s, responsáveis por essa função. As variações de estilo de iluminação se diferem pela forma como foram instalados.

Teclado iluminado

Os teclados iluminados são aqueles que em a luz ilumina através das teclas. Ou seja, foram acondicionados pequenos LED’s, unidade por unidade, embaixo delas.

Teclado retroiluminado

Os teclados retroiluminados são aqueles em que a luz fica na base das teclas, sem atravessá-las. Neste caso, os LED’s estão acondicionados em uma “placa”, que envolve toda a parte inferior do teclado.

Como funciona

Tanto de teclados iluminados, quanto de retroiluminados, existem modelos onde é possível adequar a iluminação das teclas, podendo determinar a intensidade de cor e brilho. Eles também podem apresentar um botão de ligar e desligar esta função.

Deste modo, pode acontecer de usuários desativarem acidentalmente esta iluminação, fazendo com que pareça que ela parou de funcionar. Nestes casos, você pode ativá-la através de atalhos no teclado ou pela tela de inicialização. Caso exista algum problema no software, você pode atualizar o driver, fazendo com que ela torne a funcionar.

Por terem esta “função extra”, que ajuda a digitar sem erros mesmo no escuro, este tipo de teclado consome um pouco mais de bateria do notebook. Neste caso, é indicado que você o utilize próximo a tomadas ou adquira uma bateria de alta capacidade, que lhe dará mais tempo de autonomia. Você encontra este tipo de bateria para notebook no site da BB Baterias.

teclado-iluminado

Teclado comum VS Teclado iluminado

Compatibilidade dos teclados iluminados

Os teclados iluminados possuem dois cabos flats e, logo, dois slots para encaixe. Um serve para o funcionamento e leitura das teclas, e outro para a funcionalidade de iluminação.

Assim sendo, caso o teclado original do seu notebook seja do tipo “comum”, a iluminação das teclas não irá funcionar caso você queira substituí-lo por um modelo deste tipo. Isso porque não haverá entrada para o cabo flat extra.

teclado-iluminado

Cabo flat.

Porém, se o seu notebook apresenta esta função original de fábrica, ele será totalmente compatível e irá executar as duas funcionalidades. Vale ressaltar que, caso você não encontre um modelo idêntico, você pode fazer trocá-lo por um modelo comum. Porém, a luz não será emitida.