O teclado do notebook é parte essencial para a interação do usuário. Esse componente auxilia tanto no trabalho como no lazer, possibilitando que a pessoa se expresse de diversas maneiras. Sempre vai surgir alguma dificuldade quando as teclas começarem a falhar. Entretanto, a maioria das causas desse problema pode ser resolvida com a limpeza do teclado.

Neste post, vamos ensinar a melhor maneira de conservar o teclado para que possamos aproveitar o máximo da experiência no notebook, seja em jogos, para socializar ou na vida profissional. Quer manter o seu teclado limpo e conservado por mais tempo? Então continue a leitura!

Coloque o teclado de cabeça para baixo

Antes de uma limpeza profunda no teclado, use a própria gravidade para eliminar o excesso de sujeiras que podem ficar abaixo das teclas. Para isso, vá para uma superfície plana que possa se sujar um pouco — uma mesa, por exemplo.

Vire o notebook com as teclas para o lado e bata com cuidado na superfície para não danificar o equipamento. Use vários ângulos diferentes para evitar que algum resquício atrapalhe o uso.

Use uma escova para a limpeza do teclado

Para auxiliar no processo, é possível comprar pincéis e escovas desenvolvidas exclusivamente para limpezas de teclado. No entanto, não é preciso gastar dinheiro com isso, pois um pincel comum ou uma escova de dente velha e limpa podem ter um resultado bastante satisfatório.

Basta passar o pincel entre as teclas para remover a poeira e outras sujeiras. Caso alguma dessas impurezas demonstre alguma resistência ao pincel, a escova de dentes pode se tornar a aliada necessária para uma limpeza eficiente.

Utilize um secador e compressor de ar para a limpeza

Se você tiver conhecimento de hardware, é possível desmontar o notebook e usar um secador de cabelo para auxiliar na limpeza. Tenha muito cuidado, pois, caso a temperatura do jato de ar esteja quente ou úmida demais, poderá causar danos permanentes ao seu equipamento.

Se tiver a possibilidade de fazer a limpeza ao ar livre, escolha um local limpo e bem-iluminado. Existem modelos de compressores próprios para teclados que contam com uma pequena escova que auxilia na limpeza.

Invista em cotonetes durante a limpeza do teclado

Às vezes, grudam sujeiras entre as teclas que não saem com o pincel ou aspiradores. Pode-se, então, usar um pano que não solte fios. Porém, o mais indicado é usar um cotonete para alcançar as áreas de difícil acesso.

Para isso, molhe o cotonete em álcool isopropílico, substância muito utilizada para limpeza de componentes eletrônicos. Passe o cotonete com cuidado entre as teclas e não molhe muito para não haver risco de encharcar o teclado.

Resolva os problemas de um teclado molhado

Acidentes acontecem e é bastante comum derramar líquidos em cima do teclado. Normalmente, isso causa grande preocupação, mas existem alguns passos que podem ajudar a resolver esse problema. Antes de mais nada, desligue o notebook imediatamente e retire todos os periféricos plugados e a bateria.

Depois, vire-o de cabeça para baixo para retirar o excesso de água e seque com um pano. Se forem outros líquidos, use um pano com limpador de uso geral. Caso perceba que o liquido entrou na parte interna do notebook, será preciso retirar o teclado e usar um papel toalha para secá-lo, como ensinamos neste vídeo. No entanto, o recomendado é buscar uma assistência técnica para fazer esse procedimento.

Agora você já sabe a melhor maneira de realizar a limpeza do teclado. Seguindo essas dicas, a vida útil e a higiene desse importante instrumento de trabalho serão muito maiores. Entretanto, caso esse componente já esteja comprometido, também é importante saber como trocar o teclado do notebook, por exemplo.

Gostou do post? Caso precise de um novo equipamento, acesse a nossa loja e confira as nossas opções de teclados para notebooks. Até a próxima!