Atualizado em 27 de novembro de 2023.
Tempo de leitura: 6 minutos

Instalar um SSD no notebook pode parecer uma tarefa complicada. Porém, na verdade, o processo de instalação de um disco SSD é relativamente simples ao seguir algumas orientações. Essa medida pode representar um excelente upgrade no seu aparelho, pois, como você já sabe, o SSD é capaz de entregar mais velocidade ao computador portátil. Nesse texto, aprenda a como instalar SSD no notebook.

1. DESCUBRA QUAL O SSD UTILIZAR

A primeira coisa que você precisa saber é se o seu notebook suporta SSDs do tipo SATA ou M.2. Se o intuito principal é trocar o HD por um SSD, a resposta é uma só: HDs são baseados na tecnologia SATA. Logo, você precisa comprar um SSD com essa interface para seu notebook.

Também é preciso prestar atenção nas dimensões da unidade. Geralmente notebooks suportam HDs ou SSDs SATA de 2,5 polegadas, mas pode haver variações, a depender do aparelho.

como instalar SSD no notebook

O mesmo cuidado deve ser tomado em relação a unidades M.2. A maioria dos SSDs do tipo é da categoria 2280 (com 22 x 80 mm), mas alguns laptops podem exigir modelos que tamanho menor.

Para se certificar a respeito de qual tipo de SSD seu notebook comporta, consulte o manual do produto ou entre no site da fabricante, que deve fornecer lá essas informações. Caso não obtenha os dados por esses meios, o jeito entrar em contato com o atendimento ao cliente promovido pela empresa.

2. REALIZE UM BACKUP

Se você já tem certeza sobre o SSD correto para seu aparelho, é o momento ideal para iniciar um backup dos dados armazenados na unidade a ser substituída. Você pode utilizar um pendrive, um HD externo ou um aplicativo específico para isso, como o Google Drive.

Essa recomendação é particularmente útil se no seu caso a instalação é de um SSD adicional no notebook, mantendo o anterior. O backup vai garantir que você não perca os seus dados caso algo não corra bem durante o processo.

3. ABRA O NOTEBOOK E RETIRE A TAMPA DO HD OU SSD

Com o notebook desligado e fora da tomada, é o momento de começar o procedimento na prática. Alguns equipamentos, especialmente os modelos maiores, têm tampas na parte inferior que permitem a troca ou a inclusão de uma unidade de armazenamento.

Nesse caso, o processo costuma ser mais rápido. Algumas outras tampas podem ser removidas com o acionamento de uma trava. Já algumas precisarão ser, obrigatoriamente, desparafusadas. Para fazer isso, utilize uma chave de fenda em boas condições.

A maioria dos notebooks não tem abertura para troca ou instalação de SSDs. Nessas situações, remova a tampa inferior do laptop. Novamente utilizando uma chave de fenda, remova o parafuso.

Ao desparafusar, tome cuidado para não espalhar os parafusos. Realize tudo com calma e, de preferência, em um lugar bem iluminado. Indicamos a colocação do notebook sobre uma toalha ou uma superfície emborrachada evitando, assim danos à carcaça do equipamento enquanto você estiver envolvido com o processo.

4. ACESSE A UNIDADE ANTERIOR

Se o notebook tem uma tampa inferior que dá acesso direto ao compartimento de HD/SSD, a unidade que veio de fábrica ficará visível. É bastante provável que ela esteja parafusada. Remova esses parafusos com o máximo de cuidado e os guarde.

Caso você esteja acessando um slot vago para HD/SSD, a unidade não estará lá. Mas você pode encontrar uma tampa protegendo o conector. Se for o caso, remova-a, com bastante cuidado. Só vá para o passo seguinte quando tiver certeza de que não há nada bloqueando o espaço.

como instalar SSD no notebook

Agora, se você teve que remover toda a tampa inferior do notebook, tome ainda mais cuidado. Em alguns modelos, os slots SATA ou M.2 podem ser acessados sem que seja necessária a retirada da tampa. Em outros modelos, o HD/SSD fica vinculado atrás de outros componentes ou de proteções.

Então, dê uma olhada minuciosa no interior do notebook. Verifique onde estão os espaços para HD/SSD e remova apenas os itens que bloqueiam o acesso a eles. Faça isso lentamente, tomando cuidado para não romper cabos ou danificar componentes. Para você não se perder na hora de colocar tudo no lugar, uma dica é tirar uma foto que mostra onde estavam os componentes removidos.

5. REMOVA A UNIDADE ANTERIOR OU PROTEÇÃO DE SLOT

Desparafusar o HD previamente instalado é o primeiro passo neste momento. Agora, se faz necessária a remoção da unidade. Geralmente, é necessário mover o dispositivo para a frente para que ele possa ser desencaixado de forma natural.

Procure fazer essa movimentação de forma lenta e gradual, sob risco de danificar o conector em caso de um movimento mais brusco. Se a unidade não se mover com a ação, busque por um parafuso remanescente ou alguma trava que impede a sua remoção.

Se o compartimento estiver vazio — indicando que você está adicionando um segundo SSD ao laptop —, basta remover a proteção do espaço ou do conector, caso o item exista.

6. COLOQUE O SSD NO COMPARTIMENTO

Lentamente, coloque o SSD no compartimento e, antes de fixá-lo por completo, verifique se os conectores estão posicionados da maneira com que se encaixem entre si. Em alguns notebooks, pode ser necessário encaixar a unidade em uma espécie de adaptador. Se estiver tudo devidamente no lugar, basta parafusar o SSD junto ao notebook.

Leia também
Saiba tudo sobre caddy para SSD
As melhores marcas de SSD para notebook

7. VERIFIQUE SE O COMPONENTE FOI RECONHECIDO

Para finalizar, mesmo com o SSD instalado, ainda não feche o notebook ou coloque as tampas nele. Antes, vire-o com cuidado, ligue a máquina e acesse o setup de BIOS para verificar se a unidade foi reconhecida. Para isso, você pode ter que pressionar F1, F2, F3, F10, Esc ou outra tecla assim que ligar o notebook (varia de acordo com a marca e o modelo do laptop).

Se tudo estiver certo, o SSD será listado na área de unidades de armazenamento do setup. A partir daí, ela já estará pronto para trabalhar com o aparelho e fornecer mais velocidade a sua máquina.

ONDE COMPRAR SSD PARA NOTEBOOK

como instalar SSD no notebook
HD SSD Dell Inspiron 14R-3650 240GB

Aprendeu a como instalar o SSD no notebook? É uma tarefa que se torna relativamente simples, se for feita com atenção e cuidado, não é mesmo? Se você decidiu adquirir esse item para obter velocidade de leitura de dados e armazenamento de memória na sua máquina, é preciso encontrar a melhor opção para o notebook. O caminho mais seguro é optar por empresas especializadas no comércio de itens para notebook, desde bateriasfontestelasteclados até, é claro, os SSDs.

Nossos SSDs tem garantia de 5 anos, pois temos certeza da qualidade de nossos modelos. Além disso, nossa linha de produtos é ampla e estamos há mais de 10 anos em atuação, sempre priorizando o melhor atendimento para com nossos clientes.