Atualizado em 11 de setembro de 2018.
Tempo de leitura: 3 minutos

Você conhece bem o seu laptop? Sabia que com os devidos cuidados ele pode durar muito mais?

Sendo um dos equipamentos mais utilizados tanto para trabalho quanto para lazer, é fundamental que o usuário seja capaz de identificar as principais peças do notebook.

Ficou curioso? Continue a leitura para conhecê-las e, de quebra, aprender a realizar a manutenção delas, aumentando assim a vida útil do notebook.

Conheça as peças do notebook

Processador

É onde ocorre todo o processamento. Funciona como o “cérebro” da máquina, manipulando os dados recebidos para executar as ações desejadas pelo usuário. Seu desempenho e velocidade dependem do modelo utilizado. 

HD

Trata-se da unidade de disco rígido (hard disk) onde são armazenadas as informações. Cada arquivo que o usuário salva é gravado nele. Em resumo, é a memória interna do notebook. Caracteriza-se por ser não volátil. Com isso as informações salvas não são perdidas após o desligamento da máquina.

SSD

É a evolução do HD. Atualmente é possível escolher notebooks com HD ou SSD. Uma das diferenças é que o SSD é muito mais ágil na transmissão de informações, mais silencioso e durável. O ponto negativo é o preço. Por ser uma tecnologia ainda recente, torna-se pouco acessível para muitos usuários.

Para saber no que mais esses discos rígidos se diferenciam, basta dar play no vídeo. 

Memória RAM

Ao contrário do HD e SSD, é a memória volátil do sistema. Também chamada de Memória de Acesso Aleatório.

Ela armazena os arquivos temporariamente, enquanto o usuário está utilizando o notebook, como se fosse a bancada de uma mesa. Dessa forma, economiza-se tempo, evitando que seja necessário repetir todo o processo ao abrir novamente uma tarefa que já estava em andamento, ou voltar a uma aba aberta do navegador.

Placa-mãe

É a principal peça do notebook. É nela que ficam os demais componentes, como o processador e a memória, permitindo que eles se comuniquem. Cada placa-mãe tem características distintas que devem ser levadas em consideração na hora de escolher os demais componentes.

Placa de vídeo e áudio

Servem para definir a qualidade da reprodução de imagem e de som. Geralmente, as placas que vem nos notebooks convencionais são mais simples, sendo necessário investir em placas mais potentes e ágeis se for utilizar jogos ou trabalhar com programas de vídeo.

Cooler

Funciona como um ventilador com o intuito de reduzir as altas temperaturas provocadas pelo processador. Sem o cooler, o notebook poderia ser comprometido e travaria com pouco tempo de uso.

Fonte de alimentação

É o gerador que recebe a energia elétrica e distribui entre os demais componentes. Sua potência deve ser igual ou maior do que a recomendada pelo fabricante do notebook, para não causar avarias à máquina.

Cuide da manutenção

Confira algumas dicas para cuidar do seu notebook:

  • sempre o transporte dentro de uma maleta ou mochila apropriada;

  • limpe-o apenas com uma flanela e detergente neutro e utilize pincel na limpeza do teclado;

  • evite enrolar o fio do carregador e nunca arranque o terceiro pino. Se sua tomada não for compatível, utilize um adaptador;

  • siga sempre as informações do fabricante em relação à primeira recarga do aparelho;

  • utilize-o sobre uma superfície plana e em locais com boa ventilação;

  • realize uma vez por mês uma verificação com um programa de manutenção de HD e desfragmentador de disco rígido;

  • desligue o notebook da maneira correta.

Com esses cuidados básicos, você garante uma maior durabilidade à sua máquina.

Agora que você já conhece as peças do notebook, que tal aprender como a identificar os problemas mais frequentes no notebook?

[uam_ad id=”1164″]