Atualizado em 28 de dezembro de 2018.
Tempo de leitura: 5 minutos

O teclado do seu notebook se desgasta assim que você começa a usá-lo. Justamente por causa da intensa utilização, ele costuma ser uma das partes do aparelho que mais apresentam problemas.

No entanto, há boas notícias: muitos teclados são projetados para serem removidos e substituídos com relativa facilidade. Se você encontrar as peças certas e tiver um pouco de paciência, é possível fazer com que o seu equipamento pareça novo por uma fração do custo de um novo computador.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas práticas de como trocar o teclado do notebook. Continue a leitura e aprenda como fazer isso!

Quando e por que substituir o teclado do notebook?

A substituição do teclado geralmente é feita quando ele começa a apresentar algum defeito, como falhas em teclas. Os principais motivos para o aparecimento desses problemas são o acúmulo de sujeira e o derramamento de líquidos.

No entanto, antes de efetuar a troca, é preciso ter a certeza de que não se trata de um problema pontual. Às vezes, você pode ter mudado acidentalmente a configuração do teclado para um idioma diferente, o que fará com que algumas teclas fiquem trocadas.

Você também pode ter ligado sem querer a função “Num Lock”, que ativa o teclado numérico e trava algumas teclas. Nesse caso, basta segurar a tecla de função (Fn) e pressionar a tecla do Num Lock para que tudo volte ao normal.

Por fim, execute um antivírus: alguns malwares podem desconfigurar todo o teclado, abrindo funções indesejadas e fazendo com que algumas teclas digitem sozinhas. Se nenhuma dessas dicas fizer efeito, aí sim vale partir para a substituição.

Como trocar o teclado do notebook?

Fazer a troca do teclado não é uma tarefa tão difícil. Embora cada notebook seja diferente, a remoção do teclado geralmente envolve o desencaixe de uma tampa, a remoção de alguns parafusos e a desconexão de um cabo.

Confira o passo a passo a seguir!

1. Encontre um teclado de substituição

Antes de tudo, você precisa ter a maior quantidade possível de informações sobre o computador para encontrar o teclado correto. Saber o modelo completo do notebook é essencial, já que os teclados variam dentro das próprias marcas.

É importante também observar o idioma do teclado original. Você pode até utilizar um teclado de idioma diferente, mas isso exigirá uma nova configuração no notebook. Além disso, é preciso observar quais são as funções disponíveis no novo teclado, já que essas informações podem variar.

Também é preciso observar se o teclado utiliza ou não o frame, a moldura plástica que fica entre as teclas para aumentar a proteção contra a sujeira. Se tiver, você deve olhar o formato do teclado minuciosamente para ver se ele encaixará na grade — o teclado americano e o brasileiro têm diferenciações devido a normas da ABNT, por exemplo.

Outra questão que deve ser vista com cuidado são as fixações, que ficam na parte de trás do teclado. Elas devem estar no mesmo local daquelas do teclado original, de modo que fiquem firmes na instalação.

Veja quando não trocar o teclado no notebook por um modelo com linguagem diferente:

2. Prepare o seu local de trabalho

Como trocar o teclado do notebook pode ser rápido, fácil ou extremamente demorado — dependerá do modelo do seu aparelho —, você precisará de um espaço de trabalho limpo e plano, de preferência em uma área de piso sem carpete para minimizar a estática.

Algumas xícaras ou tigelas podem ajudar bastante, já que são bons lugares para colocar parafusos de tamanhos diferentes e evitar que eles rolem pelo chão.

3. Procure o manual de serviço do seu notebook

Manuais de serviço são guias que os fabricantes produzem para os seus técnicos internos ou agentes de serviços licenciados. Eles incluem instruções passo a passo sobre os reparos mais comuns, incluindo a substituição do teclado.

Por mais que esses manuais não estejam disponíveis para todas as máquinas — na verdade, quanto mais recente é um notebook, menor é a chance de encontrar o seu o manual de serviço —, os que se encontram à disposição geralmente são postados gratuitamente na web em formato PDF.

Caso não encontre essa alternativa oficial, sempre é possível procurar em sites como o iFixIt ou até mesmo no YouTube. Em qualquer caso, sempre é bom ter algum tipo de guia disponível antes de continuar.

4. Faça a substituição

Antes de começar, desligue o computador e, se possível, remova a bateria. Só depois comece a seguir as instruções do manual, do guia online ou do vídeo. Uma chave de fenda Philips e uma pequena alavanca ou faca de manteiga costumam ser suficientes para efetuar o reparo.

A desmontagem geralmente começa com a remoção de, pelo menos, uma parte do painel traseiro do seu notebook, soltando ou removendo um parafuso de retenção. Cada modelo será diferente. Os teclados dos notebooks normalmente são encaixados por cima, ao passo que os ultrabooks têm os teclados encaixados por baixo.

É preciso ressaltar que os teclados com backlight têm dois cabos flat (que é a conexão do teclado com o notebook): um para transmissão de dados e outro para a alimentação da luz. Logo, preste muita atenção nisso na hora da instalação. Seja lento e metódico, seguindo o mais fielmente possível as instruções do seu guia!

5. Veja se está tudo certo

Após instalar o teclado, teste-o antes mesmo de fechar o notebook, já que esse é um processo um pouco demorado. Com cuidado, reinstale a bateria, inicialize o aparelho e veja se está tudo funcionando normalmente.

Se tudo correr bem, desligue novamente o equipamento e, aí sim, feche-o. Não se esqueça de verificar se todas as peças e parafusos antigos foram fixados!

Quanto custa substituir um teclado?

Um teclado novo para notebook custa, em média, de R$ 60 a R$ 100. A mão de obra da troca também costuma ficar nessa faixa, dependendo da complexidade de cada modelo e de fatores como a locomoção do técnico. Nos aparelhos em que a troca é feita por cima, o processo costuma ser simples e demorar cerca de 20 minutos.

Já nos modelos em que a troca acontece por baixo, o serviço tende a levar em torno de uma hora e é aconselhado que um profissional da área faça a instalação, já que pode haver a necessidade de desconectar um HD ou uma placa de memória — o que torna o processo um pouco mais complicado.

Como substituir o frame?

Se você comprou um teclado sem o frame, será preciso reutilizar o frame do teclado antigo. Na parte de trás do teclado, você verá pontos plásticos parecidos com arrebites. Com um ferro de solda quente, puxe-os para cima: eles derreterão e formarão uma espécie de ponta, fazendo com que o frame saia inteiro.

Feito isso, apenas coloque o frame no novo teclado e faça o processo inverso, colocando o ferro quente e achatando os arrebites para deixar o conjunto preso novamente.

Viu só como trocar o teclado do notebook nem é assim tão difícil? Se você está à procura de um teclado de substituição para o seu notebook, entre agora mesmo em contato com a gente. Teremos o maior prazer em ajudá-lo!