Atualizado em 21 de dezembro de 2018.
Tempo de leitura: 3 minutos

Com o tempo de uso, o teclado do notebook pode começar apresentar defeitos devido ao desgaste, sendo necessária a sua substituição. Para isso, é preciso escolher o teclado para notebook correto. Estar atento a algumas especificações podem fazer a diferença na produtividade e na compatibilidade com o seu aparelho. O modelo ideal também evita problemas como Lesão por Esforço Repetitivo (LER), fadiga ou falta de concentração.

Neste post oferecemos algumas orientações sobre como escolher o teclado adequado para o seu trabalho. Confira e acerte na aquisição!

Verifique a marca e o modelo do notebook

É possível conferir essa informação na etiqueta que vem de fábrica, geralmente fixada na parte inferior do notebook. Porém, somente o part number do teclado te dará a precisão do modelo que você precisa. Ele garante que não haja erros de incompatibilidade com o seu computador portátil. 

teclado-para-notebook

Exemplo de part number de teclado para notebook

Alguns teclados têm compatibilidade com aparelhos não listados, mas é importante verificar essa informação para garantir o padrão das teclas e do cabo flat. Você pode fazer isso entrando em contato com consultores de lojas especializadas no assunto.

Além disso, antes da aquisição é importante fazer uma pesquisa sobre a marca do teclado, assegurando que o produto que você vai adquirir é de qualidade.  Outra dica é optar por fabricantes que oferecem maior tempo de garantia, o que pode evitar dores de cabeça. 

Escolha o layout do teclado

Esse layout pode ser:

  • Int US (internacional, em inglês);

  • ABNT (sem a tecla da letra Ç, digitada utilizando-se acento agudo + a letra C);

  • ABNT 2 (com a tecla da letra Ç).

teclado-para-notebook

Layout do teclado para notebook

Também pode haver diferença no arranjo de símbolos, assim como na distribuição de letras e acentos nas teclas por conta da acessibilidade, mudanças de idioma e necessidade de digitar símbolos específicos com maior frequência.

Os arranjos mais comuns em teclados comercializados em países do ocidente estão baseados no modelo QWERTY (as 6 primeiras letras contidas na linha superior do teclado). Porém, há as variações AZERTY e XPERT, por exemplo.

É possível utilizar um teclado com layout diferente do original. Nesse caso, é necessário realizar uma pré-configuração do sistema operacional, desde que ele esteja na lista de compatibilidade. Porém, existe um caso em que não é possível utilizar um teclado para notebook com linguagem diferente. Veja qual é:

Avalie os diferenciais do teclado para notebook

Pode ser o Pointing Stick — mouse entre as teclas, conhecido também como TrackPoint ou TouchStyk —, cujo sensor de movimento, localizado no centro do teclado, funciona como o cursor do mouse. Ele é movimentado por meio do toque (assim como os botões de clique direito e esquerdo).

O BackLight também é uma opção para notebooks que oferecem essa possibilidade. As teclas são iluminadas com LED e ligam/desligam com um botão específico para facilitar a rotina dos usuários que trabalham à noite.

É possível optar ainda pela tecla Shift diferenciada pelo tamanho, ordem dos caracteres e símbolos, tipo ou compatibilidade do cabo flat, padrões diferenciados de idiomas e cores distintas.

Confira a conexão do Flat Cable

O Flat Cable ou Cabo Flat é uma espécie de fita de plástico flexível. Ele tem diversos condutores metálicos em sua superfície e é responsável pela conexão entre dispositivos eletrônicos. Ele conecta o teclado com a placa-mãe do notebook, por exemplo.

Considerando a variação de tamanho, quantidade e posição de conectores e vias, é preciso escolher um flat cable com as mesmas especificações do modelo anterior. Isso garante a compatibilidade e o funcionamento correto do item.

Verifique a qualidade sonora do modelo

É preferível um teclado para notebook que seja silencioso (não emita sons ao pressionar as teclas) e que exija menos esforço durante a digitação ou execução de jogos.

Alguns teclados podem causar polifonia (sons diferentes gerados simultaneamente), um fator muito desagradável durante trabalhos que exigem maior concentração.

Priorize botões de programação de funções

Teclados com funções de comando rápido como stand-by, liga/desliga, captura da imagem ou atalho para a área de trabalho e botão iniciar facilitam muito algumas rotinas específicas.

Quer ainda mais segurança para se decidir sobre o melhor teclado para notebook? Saiba que a BB Baterias tem equipes de consultores especializados que podem ajudar você nessa tarefa e, inclusive, auxiliá-lo durante todo o processo de troca por meio do chat do site. Aproveite a oportunidade para entrar em contato e tirar dúvidas!