Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Você estava trabalhando e resolveu tomar um copo d’água ou um cafezinho. Até aí tudo bem, o problema foi acontecer um acidente e surgir a seguinte dúvida: derrubei água no notebook, e agora?

Como diz o ditado, “não adianta chorar o leite derramado” — ou a água. Mas é preciso agir rápido para tentar salvar o seu computador.

Neste post daremos dicas para diminuir ao máximo os prejuízos ao seu notebook e, principalmente, aos dados contidos nele, em caso de incidentes com líquidos. Confira!

Desconecte todas as fontes de energia

Caso o notebook não tenha desligado sozinho, você precisa garantir que o fornecimento de energia seja totalmente interrompido. Para tanto, certifique-se de que suas mãos estão secas e pressione o botão “power” por alguns segundos, até que ele desligue completamente.

O próximo passo é desconectar o cabo de energia, a bateria — pois sabemos que remover a bateria com ele ligado pode prejudicar ambos: notebook e bateria — e demais dispositivos, como mouse, HD externo etc.

Para tirar a bateria você terá que virar o notebook de cabeça para baixo, portanto, parte do líquido vai escorrer para fora, o que já é uma coisa boa. Coloque-o aberto sobre uma toalha, dessa forma a drenagem vai acontecer mais rapidamente e a bagunça será menor.

Conseguir desligar o notebook normalmente é um ótimo sinal. Significa que ele não sofreu curto e, por isso, tem salvação.

Resolva os problemas externos

Ao derramar líquidos em cima de um computador ou qualquer outro dispositivo eletrônico, a primeira área afetada é a externa — e vamos torcer para que seja a única. Dependendo do material, os danos são mínimos quando se trata de água limpa, o problema é se o líquido for café quente, cerveja, refrigerante etc.

A água pode ser removida com um pano limpo e nenhum outro dano externo deve acontecer. Basta esperar secar e tudo ficará bem — desde que não tenha penetrado na parte interna.

No caso de outros tipos de bebida, podem aparecer manchas, mau cheiro ou o acúmulo de uma camada de gordura. Nesse caso, um pano limpo com um limpador de uso geral vai ser o suficiente para remover os resíduos.

Se você tiver certeza de que nada penetrou na parte interna, deixe-o por algumas horas sem uso para garantir a secagem e faça o teste de ligá-lo apenas na fonte de energia, sem a bateria.

Cuidado com os problemas internos

Se o acidente foi mais invasivo do que você gostaria, certamente precisará remover o líquido que caiu dentro do equipamento. Vai ser preciso calma e um conhecimento mínimo de hardware para resolver essa situação. Se você não tem conhecimento para executar essa tarefa, procure uma assistência técnica.

Com o uso de uma chave, remova os parafusos traseiros e comece a desmontar o notebook. Verifique onde o líquido penetrou e use um secador de cabelos para retirar todos os resíduos. Tome cuidado com o calor excessivo, pois isso também pode danificar os componentes eletrônicos, que são muito sensíveis.

Finalize o processo utilizando álcool isopropílico — que pode ser encontrado em qualquer loja de informática ou em farmácias — para remover outros resíduos dos componentes e espere secar.

Remonte o notebook e faça o teste, novamente, apenas com o cabo de energia, sem a bateria.

Tome algumas medidas de segurança

Ninguém está livre de acidentes, portanto, tenha sempre backups de segurança de seus dados mais importantes, como fotos e documentos.

Utilize serviços gratuitos de armazenamento na nuvem, como o Google Drive ou Dropbox. Eles fazem o processo de backup automaticamente e você poderá ficar despreocupado em caso de pane de seu equipamento.

Hoje você aprendeu quais medidas deve tomar quando derrubar água no notebook ou qualquer outro dispositivo eletrônico. Seja cauteloso, procure evitar que situações do tipo aconteçam e sempre use o bom senso, se não tem conhecimento para desmontar o equipamento, leve-o a alguma assistência técnica.

Ainda está em dúvida sobre como agir quando ocorre este tipo de acidente? Veja o passo a passo em vídeo! 

Já teve um acidente parecido ou já recebeu algum pedido de ajuda do tipo “Socorro, derrubei água no notebook”? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas saibam o que fazer quando isso ocorrer!

 

[uam_ad id=”961″]