Atualizado em 2 de outubro de 2023.
Tempo de leitura: 3 minutos

Com toda tecnologia possível, existem modelos de qualidade superior entre as marcas de câmeras digitais disponíveis no mercado — apesar de muitas apresentarem funcionalidades semelhantes.

Quer saber o que deve ser analisado na hora de optar por um modelo? Então, confira nossa lista com as melhores marcas para facilitar a sua escolha!

1. Canon

Foi fundada em 1937 em Tokyo, pelo Dr. Takeshi Mitarai, para produzir câmeras fotográficas de alta qualidade. Hoje também comercializa fotocopiadoras, lentes, impressoras e outros equipamentos ópticos.

Destaca-se por uma filosofia corporativa altamente motivacional, apoiada por três pilares:

  • trabalho baseado em “viva e trabalhe para o bem-estar comum”;
  • direcionamento de 10% do resultado de vendas em pesquisa e desenvolvimento (P&D);
  • forte presença global.

Oferece câmeras com inúmeras funcionalidades para amadores e especialistas. Uma das melhores é a profissional EOS 80D.

2. Nikon

A japonesa Nikon comercializa câmeras fotográficas e outros produtos exclusivos para o segmento óptico — lentes objetivas, filtros, flashes, microscópios e binóculos.

Fundada em 1917, criou a famosa Série F e, no início da década de 1970, lançou a câmera Nikon F2, adotada por inúmeros profissionais do fotojornalismo.

É uma das marcas mais indicadas para fotógrafos experientes. Um modelo de destaque é a Nikon NFC, com 51 pontos de foco, intercambiável e compatível com 230 lentes diferentes.

3. Sony

Fundada em 1946 por Masaru Ibuka e Akio Morita, ganhou referência no mercado comercializando rádio transmissores, Walkmans na década de 1960 e Playstation na década de 1990.

A multinacional japonesa é a marca mais querida entre os fotógrafos amadores. Hoje, fabrica celulares, eletrônicos e tem os estúdios mais famosos do cinema (MGM e Sony Pictures).

Grande parte do sucesso da marca no Brasil se deve à linha Sony Cyber-Shot, uma das precursoras no país. Oferece grande diversidade de máquinas, desde compactas até semiprofissionais.

Entre as compactas, destacamos a DSC-W830 e a DSC-TF1, à prova d’água. Entre os modelos semiprofissionais a DSC-HX300 é uma das melhores, pois filma em Full HD, faz foto 3D e tem zoom óptico de 50x.

4. Panasonic 

A Panasonic é uma das maiores empresas fabricantes de produtos eletrônicos do mundo, e atua com uma ampla gama de produtos desde uma série de eletrodomésticos, pilhas, baterias, e produtos de áudio e vídeo. A empresa de origem japonesa também se destaca no ramo de câmeras fotográficas, especialmente com seu modelo Limux, ideal para viajantes e vloggers e que se destaca por sua qualidade de vídeo 4K e a estabilização de imagem.

Além disso, entre alguns modelos da Panasonic podemos citar: DSLM LUMIX DC-GH5, LUMIX DC-GX880K e LUMIX G80.

5. Go Pro 

A Go PRO pode ser caracterizada como uma câmera de ação, já que se trata de um aparelho pequeno, resistente e à prova d’água, desenvolvido para capturar imagens imersivas de ação. Com ela, você pode ir direto à ação e fazer parte da aventura para capturar fotos e vídeos de maneiras que câmeras tradicionais simplesmente não conseguem.

São modelos compactos, duráveis e têm um conjunto incrível de recursos, sem deixar de lado a alta qualidade de imagem.

Leia também
Como comprar bateria para câmera Canon
Você sabe usar todas as funções de uma câmera fotográfica?

Fatores a considerar na escolha das marcas de câmeras digitais

Preço

Esse é primeiro fator analisado pelos consumidores. O preço médio de uma câmera compacta é de R$ 400,00. A variação nos valores depende da quantidade de megapixels, funções extras e tipo de marca.

Megapixels

Esse fator influencia no tamanho das fotos, ou seja, determina até que dimensão elas podem manter suas características sem sofrer deformação.

Uma câmera com 12 megapixels de resolução máxima, por exemplo, pode gerar imagens que permitem ser ampliadas até 36×24 centímetros, com resolução de 300 DPI (Dots Per Inch ou pontos por polegada).

Zoom

Esse fator também é importante, mas é preciso considerar que quanto maior o zoom, maior a probabilidade de a foto sair tremida. É um recurso que depende da lente, podendo ser ótico ou digital.

Lentes

Estão relacionadas à qualidade das fotos e à capacidade de zoom do equipamento, sendo, portanto, determinantes para a escolha de marcas reconhecidas. A mais famosa, além das citadas, é a Carl Zeiss.

Bateria

Câmeras fotográficas com pilha costumam ser mais baratas, mas apresentam duração menor da carga, menos opções de modelos e número reduzido de funções.

Ao escolher uma das marcas de câmeras digitais, priorize as de bateria, pois não demandam reposição constante. Nesses casos, é de suma importância adquirir uma bateria reserva para garantir seu desempenho.

Agora que você conhece as melhores marcas de câmeras digitais, aprofunde seu conhecimento com outro conteúdo sobre o assunto!