Atualizado em 27 de novembro de 2023.
Tempo de leitura: 5 minutos

Muitos usuários não sabem como limpar a tela do notebook de maneira correta. As telas estão sujeitas a exposição o tempo todo. Dessa maneira, realizar o processo de limpeza nesse componente se torna fundamental para a boa conservação do aparelho.

As telas exigem cuidado redobrado na limpeza. Qualquer pressão extra ou produto aplicado de maneira errada pode causar danos físicos irreparáveis ao display. Além disso, manchas na tela do notebook podem afetar a qualidade da imagem e prejudicar a experiência do usuário ao usar o equipamento.

Neste artigo, vamos te mostrar algumas dicas de como limpar monitor de notebook de forma segura e eficiente.

POR QUE LIMPAR A TELA DO NOTEBOOK É IMPORTANTE?

A limpeza da tela é fundamental para manter o componente em perfeito funcionamento. Como é a representação visual dos comandos que damos ao notebook, uma tela em boas condições irá proporcionar uma experiência completa ao usuário. O acúmulo de poeira e sujeira e até mesmo marcas dos dedos de nossas mãos podem ser frequentes nesse item. Assim, uma rotina periódica de limpeza impedem que essas impurezas possam representar qualquer tipo de risco a seu laptop.

O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER AO LIMPAR A TELA DO NOTEBOOK

No ato de limpeza, evite usar qualquer produto doméstico de limpeza, como álcool, detergente e limpa vidros, pois eles tem capacidade de danificar o display do seu notebook. Um líquido permitido na limpeza é a água, que não é danosa a tela. Porém, prefira a utilização de água destilada, já que a normal possui minerais e outras substâncias que podem ocasionar manchas no monitor. 

E lembre-se: nunca borrife o líquido diretamente na tela, pois ele pode escorrer pelas frestas das bordas e estragar componentes internos do computador. Utilize o auxílio de um pano ou tecido limpo para essa tarefa. Por fim, lembre de não utilizar toalha ou papel higiênico para fazer a limpeza da tela do seu notebook, pois as fibras desses materiais podem riscar o display, podendo estragar de forma definitiva o componente.

MATERIAL NECESSÁRIO PARA FAZER A LIMPEZA DA TELA 

Para fazer a limpeza da tela do notebook, você vai precisar de alguns materiais básicos, como:

  • Pano de microfibra: esse tipo de pano é ideal para a limpeza de telas de notebook, pois não risca a superfície e não deixa fiapos. Evite usar panos comuns, como toalhas ou camisetas, que podem arranhar a tela e deixar resíduos.
  • Produtos de limpeza: existem limpadores de tela de notebook específicos, que são formulados para remover manchas e sujeiras sem danificar o display. Evite usar produtos comuns, como álcool, que podem danificar a tela e deixar marcas.

Leia também
Como verificar a resolução da tela do notebook
Conheça a tela IPS e saiba como ela funciona

A MANEIRA CORRETA DE LIMPAR A TELA DE SEU NOTEBOOK

Antes de começar, é importante que você desligue o notebook e desconecte o aparelho da tomada para fazer a limpeza da tela.

Isso garantirá que o procedimento seja completamente seguro e sem riscos. Também é recomendável remover a bateria do notebook para evitar qualquer tipo de problema.

Aqui estão algumas dicas de como tirar manchas da tela do notebook de maneira adequada:

  1. Passe o pano seco de forma delicada sobre a tela, movendo-a horizontalmente, sem retornar. Evite esfregar a mesma área várias vezes, para não manchar o display.
  2. Use um limpador de tela de notebook: existem produtos específicos para este fim. Encontre-os em lojas de informática.
  3. Basta aplicar algumas gotas do produto no pano e repetir o mesmo movimento feito com o pano seco. Se você considerar que sua tela ainda não está totalmente limpa, você pode reaplicar o produto, em quantias pequenas.
  4. Evite produtos de limpeza agressivos. É importante lembrar que não se deve usar produtos contendo amônia, acetona, tolueno ou álcool etílico. Esses produtos não devem ser usados em componentes do seu notebook. Eles podem remover gorduras e impurezas, mas podem danificar estruturas plásticas e representar um risco à integridade do aparelho.
como limpar tela notebook
Como limpar tela notebook

COMO LIMPAR A TELA DE MACBOOK

Basicamente, não há grande diferença entre a limpeza de notebooks de outras marcas como Dell, Sony e HP com os laptops da Apple, os MacBooks. Algumas pessoas acham que os equipamentos da Apple podem ter limpeza diferenciada, mas a verdade é que para limpar a tela de um MacBook, vale as mesmas recomendações normais: utilize um pano de microfibra, faz uso de produtos especializados em limpeza de computadores portáteis e evite produtos de limpeza convencionais. Com esses materiais em mãos, e seguindo nossas dicas anteriores, você irá garantir uma limpeza satisfatória ao seu aparelho Apple.

CUIDADOS BÁSICOS COM A TELA DO NOTEBOOK

Além disso, alguns cuidados simples podem ser adotados para preservar a tela do seu notebook:

  • Mantenha o aparelho em um ambiente limpo.
  • Tome muito cuidado para não derramar alimentos e bebidas sobre a tela.
  • Não coloque os dedos na tela, especialmente quando eles estiverem sujos.
  • Utilize películas de proteção para a tela de notebook e suporte para melhorar a ergonomia.
  • Adquira um case para notebook para evitar o acúmulo de sujeira na tela.

Adotando medidas para manter a tela limpa, o notebook pode obter uma maior durabilidade, reduzindo o risco de impactos e contatos diretos.

Caso a limpeza da tela do notebook não tenha resolvido o seu problema, outra opção é realizar a substituição da peça.

ONDE COMPRAR TELA PARA NOTEBOOK

Sugerimos que você procure por marcas de confiança para trocar a tela do seu computador. Uma boa opção é a BB Baterias, especialista no comércio de componentes para notebooks.

Oferecemos telas, baterias, fontes e teclados, todos originais e com a maior garantia do mercado – 3 anos. Se você quer tirar dúvidas e receber dicas de cuidados e melhorias para seu aparelho, acompanhe nosso blog e conteúdo no YouTube.

Existem produtos que são feitos especificamente para a realização desse tipo de processo. Eles são encontrados em lojas de informática e pode ter o preço variado, conforme os produtos disponibilizados. Um outro alerta importante: não use de maneira nenhuma em componentes de seu computador portátil produtos que possuam em sua composição amônia, acetona, tolueno ou álcool etílico, pois, mesmo que eles sejam capazes de eliminar facilmente gorduras e outras impurezas da tela, também agridem as estruturas plásticas do componente, podendo representar um risco ao aparelho, de modo geral.