Atualizado em 14 de novembro de 2023.
Tempo de leitura: 6 minutos

Todos nós compreendemos o quanto é importante fazer a manutenção do notebook, mas nem sempre sabemos como realizá-la. Essas máquinas são poderosas ferramentas para desempenhar diferentes tarefas e, por isso, exigem cuidados que garantam um bom funcionamento durante muito tempo.

Com o uso frequente, os componentes do notebook tendem a se desgastar e a reduzir a qualidade do desempenho. Para evitar esse problema, podemos cuidar corretamente do equipamento, a fim de prolongar sua vida útil. Devemos, ainda, realizar uma adequada manutenção periódica, incluindo medidas simples que você mesmo pode fazer em casa.

A manutenção preventiva ajuda a evitar o aparecimento de falhas no sistema e danos físicos no equipamento. Com esses simples cuidados, é possível garantir seu pleno funcionamento, sem perdas de performance ou desgastes prematuros.

Acompanhe o conteúdo a seguir para ver dicas valiosas sobre como realizar a manutenção do notebook e garantir seu perfeito funcionamento!

Limpe os componentes externos

Tire a poeira e outras sujeiras que se acumulam no exterior do notebook pelo menos a cada três meses. Antes de começar a limpeza, sempre retire a bateria e separe os materiais necessários.

Recomenda-se utilizar um pano que não solte fiapos, uma lata de ar comprimido e uma solução de limpeza. Este último produto é encontrado facilmente em lojas de eletrônicos. No entanto, você pode fazer o seu próprio, misturando água destilada ou filtrada e vinagre branco.

Borrife o ar comprimido nas portas e saídas de ventilação, entre as teclas e em outros locais onde as partículas de poeira costumam se acumular. Ao utilizá-la, mantenha a lata em pé e nunca a chacoalhe, pois isso pode causar explosões. A solução deve ser borrifada primeiramente no pano e passada no revestimento do notebook somente dessa forma.

Lembre-se de limpar bem lugares como teclado, tela e trackpad. Nunca use produtos químicos que não sejam específicos para eletrônicos, como água sanitária ou outros agentes de limpeza. Esses itens têm em sua composição propriedades capazes de danificar o acabamento do aparelho.

Cuide da tela do notebook

A tela é uma peça muito sensível. Limpe-a frequentemente com um pano macio, que não solte fiapos. Evite tocá-la com os dedos, pois eles podem desprender sujeiras que danifiquem o monitor.

Se a tela for sensível ao toque, utilize essa função apenas quando for realmente necessário. Lembre-se ainda de nunca repousar objetos sobre o aparelho, pois o peso pode danificar o equipamento e/ou quebrar a tela.

manutencao-do-notebook
Limpe a tela do notebook.

Substitua peças danificadas

Verifique se há parafusos soltos em toda a estrutura do notebook. Caso haja, aperte-os para evitar que as peças se soltem e quebrem. Troque o teclado e outros componentes que não estejam funcionando mais.

bateria deve ser trocada quando você notar que não apresenta a mesma durabilidade de antes. Ela pode durar entre 300 a 500 ciclos, de acordo com a usabilidade do notebook. Sempre dê sempre preferência a peças de qualidade no momento de efetuar a substituição.

Exclua arquivos que não são utilizados

A cada dois meses, exclua arquivos temporários rodando o utilitário de limpeza do próprio Windows. Basta seguir o caminho: Iniciar >Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema >Limpeza de Disco.

Caso tenha dificuldade de encontrá-lo, verifique na página de suporte do seu sistema operacional como ativar a função. Recorra também a programas disponíveis na internet, como o CCleaner, para uma limpeza mais eficaz.

Verifique e corrija os erros do disco

Verificar o disco ajuda a evitar problemas desconhecidos e solucionar erros de leitura ou problemas relacionados ao armazenamento e, até mesmo, de inicialização do sistema. Os próprios sistemas operacionais têm ferramentas que os verificam e corrigem automaticamente.

Para tanto, basta seguir as instruções informadas na tela. Essa tarefa é importante porque os erros de disco e setores tornam o acesso às informações lento e comprometem o desempenho do aparelho.

Backup Regular

Realize backups periódicos dos seus dados importantes. Isso protege contra possíveis falhas no disco rígido, vírus ou outros imprevistos. Utilize métodos de backup automáticos ou serviços em nuvem para facilitar esse processo.

Monitoramento da Saúde do Disco Rígido

Utilize ferramentas para monitorar a saúde do disco rígido. Se houver sinais de falha iminente, faça backup dos dados e substitua o disco antes que ocorra uma falha completa.

Desfragmente o HD

A instalação e a desinstalação de programas causam uma fragmentação do HD ao longo do tempo, prejudicando o acesso rápido às informações. Para melhorar o desempenho, utilize a ferramenta do Windows no caminho: Iniciar >Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de disco. Essa tarefa não deve ser realizada se o seu notebook tiver um disco de estado sólido (SSD).

manutencao do notebook
Desfragmente o HD.

Mantenha o antivírus atualizado

Ter um bom antivírus instalado no computador não é suficiente: é necessário mantê-lo em constante atualização. Faça isso sempre que for disponibilizada uma nova versão.

Uma vez por mês, é recomendado também escanear o computador com uma ferramenta que combata malwares. Dessa forma, você garantirá que seu aparelho fique livre de ameaças capazes de danificá-lo.

Evite o superaquecimento

superaquecimento é uma das principais razões dos danos nos processadores e, portanto, deve ser evitado. Para isso, utilize seu equipamento sempre sobre superfícies planas e em local arejado. Evite colocá-lo sobre tecidos ou almofadas, pois tais itens abafam a ventilação e provocam o aquecimento do dispositivo.

Realize uma limpeza frequente das saídas de ar, que servem para retirar o ar quente da parte interna do notebook. Com o tempo, elas acumulam sujeira e têm suas funções reduzidas.

Você pode utilizar um pequeno aspirador ou, então, passar cotonete ou um pincel fino nas grades até remover toda a impureza acumulada. Se necessário, invista em um novo cooler para garantir um desempenho ainda mais eficiente.

Desmarque programas desnecessários da inicialização

Alguns programas iniciam automaticamente quando você liga o computador. Esses itens aumentam o peso da memória RAM, ficam rodando em segundo plano e, consequentemente, deixam a inicialização mais demorada.

Para solucionar o caso, digite “msconfig” no campo de pesquisa do seu notebook e dê enter. Na janela que se abrirá, desmarque todos os programas que você não deseja que iniciem automaticamente — mas nunca selecione o antivírus, pois ele é o único realmente necessário nesta lista. Concluída a seleção, clique em “aplicar” e “OK”.

Realize uma manutenção profissional

Após realizar a manutenção do seu notebook em casa, verifique se todos os danos apresentados foram solucionados. Caso o problema persista, é hora de investir no trabalho de um profissional.

Não tente abrir o equipamento se você não tiver o conhecimento necessário. Deixe isso nas mãos de um especialista, pois o técnico realizará testes e verificações, sendo capaz de detectar o que ocasionou o defeito ou funcionamento incorreto. Após isso, ele saberá o que é necessário para solucionar o quadro.

Com os passos acima apresentados, você já é capaz de realizar uma boa manutenção do notebook em casa. Sempre que possível, leia com atenção o manual de instruções, pois ele contém orientações adequadas do fabricante para um uso mais seguro e eficaz. Lembre-se de que a manutenção preventiva aumenta a vida útil e reduz gastos desnecessários.

Gostou do nosso artigo? Que tal aprender, agora, como aumentar a vida útil da bateria do notebook? Até a próxima!