Atualizado em 19 de setembro de 2023.
Tempo de leitura: 2 minutos

Um computador portátil funciona como um grande “bloco fechado” e possui manutenção um pouco mais complicada. Por isso, muitas pessoas acreditam que, quando o notebook parou de funcionar, o melhor a se fazer é comprar outro. Porém, essa não é a solução mais prática ou econômica.

Muitos dos problemas que levam notebooks a apresentarem algum defeito podem ser solucionados de forma simples, sendo necessário apenas trocar uma simples peça. Antes de comprar outro aparelho ou levar esse à assistência, você deve descartar problemas com os seguintes componentes:

Fonte

Esse é um dos periféricos que mais costumam dar problemas, o que se deve ao seu manuseio, que por vezes é realizado de forma incorreta. Para saber se foi a fonte que parou de funcionar é simples. Basta ligá-la na tomada e verificar se o LED acende. Caso a resposta seja negativa, conecte-a a outra tomada para ter certeza.

Ao confirmar que o problema é a fonte, basta adquirir uma nova para resolver o problema. Nós temos equipamentos compatíveis com a maioria dos notebooks do mercado. Clique aqui e encontre a que você precisa.

Bateria

Se após realizar o teste da fonte, ela estiver funcionando, o próximo passo é testar a bateria. Para comprovar se esse é o problema, basta retirar o componente que fica na parte inferior do aparelho. Depois ligue o notebook diretamente à fonte de energia. Se ele funcionar normalmente, então, é preciso adquirir uma nova bateria, e você vai encontrar o modelo que necessita na BB Baterias!

Monitor

Outra peça que você pode verificar facilmente se está funcionando corretamente é o monitor. Caso, ao ligar o notebook, todas as Leds acenderem e ele se comportar normalmente, com exceção da imagem, você deve testar outra tela. Para isso, com o auxílio de uma cabo HDMI, conecte o notebook a um monitor ou TV e verifique se a imagem irá aparecer.

A troca da tela do notebook pode ser realizada facilmente por qualquer pessoa. Além disso, o preço de um novo componente compensa bem mais que adquirir outro aparelho.

Nós trabalhamos com LCD para notebook de todos os tamanhos, confira nossos preços clicando aqui!

Outros periféricos

Se todos os testes mostrarem que esses componentes estão funcionando corretamente, o passo seguinte é verificar as peças da parte interna do notebook. Caso não tenha muita experiência nesse tipo de procedimento, recomendamos que leve o notebook até à assistência técnica ou profissional de sua confiança. Além do know-how, eles possuem equipamentos específicos para realizar os demais testes, que são bem mais complicados.

Entendeu o que fazer no momento em que o notebook parou de funcionar? Então, se gostou das nossas dicas, se inscreva em nosso canal no YouTube. Lá, você encontra uma série de conteúdos exclusivos com dicas, tutoriais e curiosidades.