Atualizado em 28 de abril de 2021.
Tempo de leitura: 9 minutos

Assim como qualquer outro dispositivo eletrônico, o notebook está sujeito a sofrer os mais diversos problemas. Esses problemas vão desde uma bateria que não carrega a defeitos na tela. Eles podem ser causados por fatores internos, externos e até mesmo (em diversos casos) pela falta de cuidado do usuário.

Muitos defeitos no notebook precisam de reparo em assistências técnicas. Já outros são facilmente solucionados por pequenas ações que podem ser realizadas por qualquer um. Nesse texto, vamos destrinchar todos os problemas que podem acontecer em um computador portátil, bem como suas causas e soluções.

PROBLEMAS NA BATERIA

A bateria talvez seja o principal componente de um notebook. Afinal, sem ela, é impossível utilizar o aparelho sem estar conectado a tomada. Por ser um item tão importante, é sempre muito ruim quando a bateria começa a apresentar problemas. Abaixo, vamos elencar alguns dos mais comuns que podem acontecer em baterias.

BATERIA ACABANDO RAPIDAMENTE

Um dos casos mais comuns e talvez o que mais alerte os usuários é quando a bateria se esgota rapidamente. As baterias de um tempo determinado de vida útil, que geralmente varia entre 300 e 550 ciclos de energia. Quando a duração do componente costuma acabar mais rápido do que o habitual, é muito provável que o tempo de vida útil e tenha chegado ao fim, exigindo a substituição.

ESTUFAMENTO DA BATERIA

Outro problema que pode ocorrer diz respeito ao estufamento da bateria. Em termos técnicos, o estufamento ocorre quando o composto químico LI-Ion (presente na estrutura das baterias) entra em contato com o oxigênio. Nesse momento há uma reação química que passa a oxidar o lítio. Essa oxidação causa a expansão dos componentes da bateria e obriga as paredes do componente a se dilatar de modo não planejado.

As principais medida para evitar o estufamento são a realização de limpezas periódicastransportar o aparelho da maneira correta, com a utilização em locais planos e que deixem as entradas de ventilação do equipamento sempre livres. Evite usar o notebook na cama ou no colo, pois isso resulta no bloqueio da ventilação, aumentando a temperatura da bateria e de outros itens da máquina.

Além disso, carregue seu dispositivo da maneira adequada, com pequenas cargas durante o dia. Mantenha sempre o nível de energia entre 20 e 80%, pois dessa maneira a célula não trabalhará com extremos e terá um ciclo bem maior.

Modelo de bateria da marca BestBattery®. É importante contar com produtos de qualidade para minimizar os riscos de problemas na bateria.

PROBLEMAS NA CONFIGURAÇÃO DA BATERIA

Embora menos comum, esse incidente pode ser um dos responsáveis pelo baixo desempenho da bateria. O que acontece aqui é que a configuração “nível de bateria baixo” pode estar alta demais, fazendo com que seu computador desligue ao invés de carregar. Restaure as configurações para o modo padrão e veja se o problema é solucionado.

PROBLEMAS NA FONTE DO NOTEBOOK

A fonte de um notebook tem como função principal transferir a energia que irá alimentar o computador portátil e, portanto, fazer com que o aparelho esteja apto para uso. Assim como outros componentes, problemas podem surgir na fonte de um notebook e, dessa forma, comprometer consideravelmente a experiência do usuário com seu computador portátil.

CABOS DANIFICADOS

Um dos problemas que ocorrem com maior frequência são os cabos danificados, que podem fazer com que a fonte não consiga exercer sua principal tarefa, de transferência de energia para o notebook. Por isso, sempre é recomendado que o usuário tome cuidado ao manusear o cabo que faz parte da fonte, procurando mantê-lo em boas condições de conservação e armazenamento.

No entanto, é possível que o cabo não evidencie nenhum defeito aparente e, mesmo assim, esteja apresentando problemas. Para verificar isso, preste atenção na luz de LED que geralmente está presente nas fontes de notebook. Se a luz estiver piscando ou acendendo e desligando em um curto intervalo de tempo, pode ser um sinal de que existe um mau contato entre o cabo e a entrada do aparelho. Nesses casos, a alternativa ideal é trocar a fonte do notebook.

RUÍDO NA FONTE DO NOTEBOOK

Se você observar um ruído constante em sua fonte, pode ser um sinal de que a troca será necessária. Esse ruído pode ser proporcionado por componente internos de seu carregador e até pela sua rede elétrica. Para se certificar, você pode visitar a assistência técnica de empresas especializadas, que irão te indicar um novo modelo compatível imediatamente, caso o seu apresente algum problema irreparável.

FONTE ESQUENTANDO

Quando a fonte esquenta em excesso, é um sinal de que ela está trabalhando em sobrecarga, ou seja, o notebook está exigindo mais energia do que ela pode normalmente suportar. Esse trabalho maior do que a sua capacidade pode acarretar em derretimento da carcaça, além de uma possibilidade de curto.

MENSAGEM “CONECTADA, MAS SEM CARREGAR”

Possivelmente, você já deve ter lido essa mensagem em algum momento, durante o uso de seu computador portátil. Esse anúncio costuma confundir bastante os usuários, que não sabem se se trata de um problema na fonte ou na bateria. Muitas pessoas, inclusive, costumam considerar um erro na bateria e por isso, acabam cometendo erros na hora de substituir o componente que, de fato, está com defeito.

Para fazer a verificação, você pode retirar a bateria do computador e desconectar a fonte da máquina. Em seguida, pressione o botão power durante cerca de 40 segundos e recoloque o componente no aparelho, assim como o carregador no notebook. Se a mensagem persistir, é provável de que o problema esteja ocorrendo em sua fonte. Assim, se torna recomendado a substituição.

FONTE QUEIMADA

Esse costuma ser o acontecimento mais grave e, inevitavelmente, exigirá a troca imediata do componente. A fonte de seu notebook pode queimar se esquentar por um longo período de tempo. Quando o carregador queima, fica inutilizável e necessita ser substituído. Geralmente, os sinais são bastante evidentes. Se seu componente simplesmente para de responder e não dá mais mostras de que esteja ligado normalmente, é indício de que a fonte do aparelho queimou. Nesses casos, ela deve ser descartada e ser substituída por um novo modelo.

PROBLEMAS NA TELA DO NOTEBOOK

A tela de um notebook é responsável por grande parte do que consumimos durante o uso de nosso computador portátil. Afinal, ela é responsável por retransmitir dados e reproduzir fotos, vídeos e diversos outros tipos de conteúdo, sendo a única forma de acessar as informações que são transmitidas pela máquina. Assim, fica fácil afirmar que se trata de um componente indispensável para o pleno funcionamento de um notebook.

Por esse motivo, problemas na tela do notebook também são grandes inconvenientes aos usuários. Abaixo, você confere quais são os mais comuns.

TELA COM RACHADURAS

Esse é o problema mais comum quando falamos de tela, e acontece basicamente pelo choque bruscos da estrutura com superfícies mais rígidas. O usuário em certos momentos (a depender da gravidade do choque) até poderá utilizar a tela com rachaduras, mas para uma melhor experiência visual com o computador portátil, é recomendado que uma troca por um modelo novo seja feita.

Aqui, as dicas são muito simples: muito cuidado ao transportar e manusear o notebook. Ao se locomover com o aparelho, procure colocar seu aparelho dentro de um suporte, como uma pasta ou capa, que tenha a função de proteger o dispositivo justamente desses choques e batidas.

MANCHA VERDE NA TELA DO NOTEBOOK

Se a tela de seu computador portátil repentinamente ficou verde ou teve a aparição de falhas ou manchas verdes, é um sinal de que algum erro interno pode ter acontecido. Essas manchas são problemas que podem ser causados por diversos fatores, desde falhas mais simples a outros mais complexas. Elas podem ser bastante corriqueiras com o passar do tempo de uso de um aparelho pelo usuário.

Nesse texto, explicamos tudo a respeito dessa falha que pode acontecer nas telas de notebook.

TELA PISCANDO

Uma das incidências mais comuns é a tela piscando no notebook, que pode ser causado por superaquecimento ou sujeira nos componentes da tela. Em casos mais extremos, esse inconveniente também ocorre por meio de peças soltas ou mal encaixadas, fazendo com que a placa de vídeo de seu aparelho apresente falhas e assim, pisque.

Se o problema persistir por muito tempo, o ideal é encaminhar a máquina para uma assistência técnica de confiança para que, lá, seja possível obter um diagnóstico mais completo da situação.

PROBLEMAS NOS PIXELS

Outro problema que pode aparecer tem a ver com os pixels de sua tela, responsáveis pela forma das imagens e cores que aparecem para você. Quando algum pixel não se comporta normalmente no monitor e exibe sempre a mesma cor, por exemplo, dizemos que esse pixel está morto ou travado.

Quando ele está travado, o conserto é possível de acontecer, a partir de alguns programas especializados na execução de reparos na imagem apresentada em seu notebook. Porém, quando constatamos um pixel morto, a resolução é mais complexa, e provavelmente exigirá uma troca completa na tela de seu notebook. Todas essas definições podem ser feitas junto a assistências técnicas especializadas, e se você não possui muito conhecimento técnico nessa área, recomendamos que você se dirija a algum profissional de confiança.

Leia também
Manutenção do notebook: saiba como fazer
Como limpar o teclado corretamente

PROBLEMAS NO TECLADO DO NOTEBOOK

O teclado é responsável por dar os comandos básicos para nosso computador portátil e, sem ele, nossa comunicação fica bastante inviabilizada. Esse componente também está sujeito a sofrer com defeitos. Conheça alguns deles a seguir.

DEFEITO NA CONFIGURAÇÃO

É possível que teclados novos venham configurados em um idioma diferente do que você utiliza naturalmente. Isso modifica completamente quais caracteres aparecerão na tela, por exemplo. Quando você acionar as teclas verá também que as regras de acentuação são diferentes. Nesse texto aqui, te ensinamos detalhadamente a configurar seu teclado de notebook.

SUJEIRAS E IMPUREZAS

O hábito simples de comer na frente do notebook e ingerir bebidas pode ser o responsável pela causa de vários problemas ao aparelho, especialmente ao teclado. O acúmulo de farelos e de poeira acima e embaixo das teclas é bastante prejudicial para o bom funcionamento do componente.

A depender da quantidade de sujeira alocada, algumas teclas podem até mesmo ficar inutilizáveis. Além disso, se você derramar líquidos no teclado, ele pode estragar completamente e, por consequência, danificar outros itens do seu notebook. Portanto, evite fazer refeições nas proximidades do aparelho.

Limpar o notebook é essencial para preservar o componente.
A limpeza periódica do teclado é fundamental para o bom desempenho do componente.


OUTROS PROBLEMAS

Além dos problemas que podem acontecer nesses itens fundamentais, existem outros locais do notebook que podem ser afetados . É o caso do cooler, elemento importante na função de resfriar o aparelho, evitando o tão temido superaquecimento. O cooler pode apresentar mau funcionamento principalmente quando acumula sujeira em sua superfície. A boa notícia é que a limpeza do cooler pode ser feita até por pessoas sem nenhuma conhecimento técnico.

É preciso ficar atento também a outros componentes, especialmente a Memória. Os sistema operacional Windows possui uma prática ferramenta chamada “Diagnóstico de Memória do Windows”, que serve justamente para apontar falhas no processamento da RAM, e assim diagnosticar uma possível solução. O recurso pode ser usado entrando nas ferramentas administrativas, no Painel de Controle.

Caso a ferramenta encontre erros, você terá que substituir a memória ou entrar em contato com o fabricante do computador portátil para realizar a correção do problema.

TUDO PARA NOTEBOOK VOCÊ ENCONTRA NA BB BATERIAS

Além de sempre te apresentar dicas para o cuidado e aprimoramento de sua experiência com seu notebook, nós, da BB Baterias, estamos sempre prontos para oferecer o melhor atendimento se você está buscando novos componentes para seu aparelho. Somos referência no mercado de peças para notebook, contando com as melhores bateriastelasfontes e teclados, além de diversos outros itens, que possuem as melhores condições de pagamento e garantia de até 3 anos, pois sabemos da qualidade de nossos produtos.

Em nosso site, contamos com chat disponível para tirar todas as suas dúvidas a respeito de eventuais problemas que podem ter acontecido com seu notebook. Lá, nossos consultores estarão preparados para atendê-lo da melhor maneira. Conte com a gente!