Atualizado em 27 de outubro de 2022.
Tempo de leitura: 6 minutos

Você está familiarizado com os dispositivos SSD? Se a resposta for negativa, saiba que esses pequenos aparelhos vêm ganhando muito espaço entre os usuários de notebook que optam por eles no intuito de armazenar arquivos e documentos importantes, e, ao mesmo tempo, adicionar mais velocidade ao computador portátil. Existem diversos tipos de SSDs, com formatos, tamanhos, capacidade de memória e funções diferenciadas. Nesse texto, vamos responder as principais dúvidas dos usuários a respeito desse componente que pode ser um excelente complemento para seu notebook.

O QUE É SSD E QUANDO VALE A PENA INVESTIR EM UM

Afinal, você já sabe o que é SSD? A sigla significa Solid State Drive, ou em tradução livre para o português, Unidade de Estado Sólido. Essa unidade de conservação é uma alternativa interessante ao tradicional HD, já que se trata de um tipo de armazenamento mais rápido e silencioso. O componente é essencial para o notebook e garante mais velocidade em todas as tarefas, desde ligar o sistema até carregar programas mais pesados e games, por exemplo.

Por ser uma tecnologia mais recente se comparado ao HD, muitos usuários ainda tem dúvidas a respeito das especificidades desse item. Uma de suas características é que ele ocupa menos espaço físico na máquina, em relação ao disco rígido, por questões estruturais do componente, já que os SSDs costumam ser pequenos e compactos.

O SSD apresenta também uma estrutura peculiar, sem partes móveis, o que acaba sendo considerado uma vantagem por muitos usuários, pois, assim, a possibilidade de alguma estrutura física do componente ser danificada é significativamente menor. Se você está pensando em investir nesse componente para otimizar o desempenho do seu notebook, saiba que é uma boa pedida. Talvez a principal vantagem direta do SSD para o aparelho é que esse tipo de dispositivo é capaz de deixar o notebook mais rápido. Portanto, uma ótima alternativa para usuários que buscam mais rapidez ao navegar.

PRINCIPAIS CAPACIDADES DO SSD E QUAL ESCOLHER

A escolha do SSD para notebook costuma ser considerada a partir das suas diferentes capacidades de memória disponíveis. Dependendo da quantidade de arquivos que você costuma trabalhar, já é possível ter uma ideia do quanto de capacidade de armazenamento que um SSD deverá ter para atender às suas demandas diárias. Os SSDs costumam ter uma variedade em capacidade de armazenamento entre 120 GB, podendo chegar até 8 TB.

É importante fazer uma relação dos arquivos e programas mais usados e realmente necessários, e também dos que você não utiliza com frequência. Isso se explica pois os preços no Brasil ainda são elevados para o consumidor final, dada a alta quantia gasta para a produção do componente. Assim, as empresas que fabricam esses dispositivos buscam colocar na prateleira modelos com capacidades reduzidas para, incialmente, popularizar a tecnologia entre os usuários. Essa medida pode se mostrar, a longo prazo, uma alternativa ruim ao usuário. Por isso, é recomendado que você tenha a real dimensão das suas necessidades.

Por exemplo, para o uso de dois sistemas operacionais no mesmo notebook (dual-boot), um SSD de 240 GB pode ser considerado ideal. Assim como se sua necessidade for mais voltada para tarefas básicas, um drive SSD de 120 GB é uma opção que consegue suprir as necessidades com eficiência. Tudo irá depender de como o usuário trabalha no aparelho.

Lembre-se também sempre que o sistema operacional Windows 10, um dos mais populares, utiliza normalmente até 60 GB do SSD para sua instalação, então, no caso de um SSD de 120 GB, você terá apenas 60 GB. Já em um SSD de 240 GB você terá até 180 GB livres. Essa matemática é importante na hora de definir qual SSD instalar no notebook. Em caso de dúvida, você pode consultar lojas especializadas, com funcionários capacitados para prestar esse tipo de auxílio.

COMO SABER QUAL O SSD COMPATÍVEL COM MEU NOTEBOOK

Muitos usuários ficam atraídos com a possibilidade de adicionar um SSD em seus notebook. No entanto, assim como basicamente todos os componentes, é preciso verificar a compatibilidade do modelo. Para isso, a melhor fonte de informação, com certeza, ainda é o manual do notebook. Para verificar se o SSD para notebook é compatível seu computador portátil, é preciso primeiro ter conhecimento da interface do disco rígido do aparelho. É ela que atestará a compatibilidade ou não do SSD. Para ter acesso a ela, é necessário desmontar seu notebook, e para isso que os manuais vão lhe ajudar.

De modo geral, todo notebook vem com um manual que registra todas as especificações do dispositivo, incluindo o tipo de interface do disco rígido. Se o manual não estiver em mãos, não se preocupe: é relativamente fácil encontrar as instruções através da página dos fabricantes ou sites na Internet.

Leia também
Saiba tudo sobre o SSDm2
Diferenças entre HD e SSD

COMO INSTALAR O SSD NO NOTEBOOK

Para instalar o SSD em seu notebook, você só precisará do próprio SSD e de uma chave de fenda. Notebooks já contam com um espaço reservado para HD, suporte e parafusos, que podem ser utilizados no SSD. Se você não estiver familiarizado com o procedimento, é recomendado um auxílio técnico de um professional especializado. Abaixo, você confere o passo a passo desse processo:

  1. Remova a tampa inferior do notebook de maneira delicada, tomando cuidado para não arranhar a parte superior. Procure forrar a superfície com uma toalha ou algum material macio;

2. Verifique onde está o HD do aparelho desencaixe os conectores do componente; Certos modelos de notebook possuem um cabo que se encaixa no HD. Já outros modelos possuem uma espécie de gaveta, com conectores fixos. onde o item é conectado. Você deve identificar isso na hora do processo.

3. Agora desencaixe os parafusos extras que prendem o suporte do HD;

4. Retire o HD do notebook e desencaixe o HD da estrutura de suporte, removendo os parafusos, caso estejam presentes;

5. É hora de inserir o SSD na estrutura de montagem e parafusar conforme modelo de suporte do fabricante de seu computador portátil;

6. Encaixe o SSD com estrutura de disco rígido no notebook, e parafuse até que a estrutura esteja firme e bem encaixada;

7. Agora, é hora de conectar os cabos de energia e dados no SSD;

8. Por fim, verifique se todos os parafusos foram devidamente posicionados e feche a tampa do notebook com cuidado.
Antes de fechar e parafusar a tampa novamente, verifique se está tudo correto e nos locais devidos.

É POSSÍVEL UTILIZAR HD E SSD JUNTOS NO NOTEBOOK?

O HD e o SSD muitas vezes são vistos como concorrentes mas, em alguns casos, podem ser utilizados em conjunto no notebook. Isso, inclusive, proporciona uma combinação bastante interessante para o aparelho, já que consegue unir a grande capacidade de armazenamento do HD com a alta performance do SSD.

Para isso, é necessário optar por um SSD com uma capacidade menor, permitindo que o HD não fique sobrecarregado. E, além disso, é necessário realizar alguns ajustes para que essa operação funcione: a recomendação é instalar o sistema operacional e programas mais pesados no SSD, e deixar o HD ficar com os arquivos mais pesados da máquina. Assim, a dupla de dispositivos pode entregar uma performance excelente em seu aparelho.

ONDE COMPRAR SSD PARA NOTEBOOK

Agora que você tem um panorama melhor sobre os SSDs e resolveu investir nesse dispositivo para otimizar a leitura de dados e armazenamento de memória de sua máquina, chegou o momento de escolher a melhor opção para adquirir o produto compatível e mais adequado ao seu notebook. O caminho mais seguro é optar por empresas especializadas no comércio de itens para notebook, desde bateriasfontestelasteclados até, é claro, aos SSDs.

BB Baterias é uma empresa especializada em artigos para notebooks, possuindo amplo reconhecimento no mercado e apresentando as melhores condições de garantia. Nossos SSDs tem garantia de três anos, pois temos certeza da qualidade de nossos modelos. Além disso, nossa linha de produtos é ampla e estamos há mais de 10 anos em atuação, sempre priorizando a qualidade de atendimento para com nossos clientes.

Por isso, se você está buscando um SSD ou qualquer outro componente para seu aparelho, você encontrará o lugar certo na BB Baterias. Não hesite em nos procurar!