Atualizado em 31 de janeiro de 2023.
Tempo de leitura: 11 minutos

Se o componente não aguenta muito mais tempo longe das tomadas, é necessário começar a pensar em trocar a bateria do notebook, pois esse é um dos sinais mais claros de desgaste que a bateria pode dar. Atualmente, existem dois tipos de baterias: as externas, de visualização e mais fáceis de remover, e as internas, presente especialmente em aparelhos mais novos e com estrutura mais fina.

Muitas pessoas não sabem ou encontram dificuldade em  realizar a troca das baterias internas do notebook. Mas, fique tranquilo: no texto de hoje, iremos te explicar detalhadamente como irá funcionar esse processo. Acompanhe! 

AS BATERIAS INTERNAS DE NOTEBOOK 

A bateria interna do notebook ainda costuma ser um motivo de dúvidas entre os usuários de notebook. Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que esse tipo de bateria não estará presente em todos os aparelhos. Máquinas mais antigas ainda apresentarão uma configuração com a bateria externa, que fica visível e, naturalmente, é mais fácil de remover.

Já praticamente todos os modelos mais atuais possuem como característica a presença da bateria interna. Essa razão ajuda a explicar a presença de aparelhos disponíveis no mercado cada vez mais finos e leves. Podemos afirmar que as grandes empresas de tecnologia tratam como tendência esse formato. A Apple por exemplo, utiliza a bateria interna em vários de seus principais modelos, como o Macbook Air e o MacBook Pro.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA BATERIA INTERNA 

O principal motivo do surgimento desse tipo de instalação de bateria se deu pela maior liberdade de criação e estilos de notebook. Com as baterias internas, diversos modelos novos surgiram, como por exemplo os notebooks ultrafinos e os ultrabooks. Além disso, esse tipo de componente está menos disposto a sofrer danos em eventuais impactos.

Entre os pontos negativos, podemos apontar o fato de não serem tão acessíveis ao público em geral pelo seu preço, que costuma ser mais elevado, se comparado a outros modelos de bateria. Também exige um nível maior de conhecimento técnico da máquina, uma vez que quando é necessário realizar uma substituição, é preciso retirar a tampa traseira do aparelho, um processo que nem todos os usuários estão familiarizados. Todas as baterias, sejam elas externas ou internas possuem um tempo de vida útil e perdem carga. Dessa forma, em algum momento, a substituição do componente será inevitável.

IDENTIFICANDO A BATERIA DE SEU NOTEBOOK

Antes de efetivamente substituir o componente, é extremamente importante que o usuário consiga identificar o modelo da bateria de seu notebook. Nesse sentido, o part number do item, é, sem dúvida, o caminho mais fácil para realizar a identificação correto do componente e trocá-lo por um modelo novo quando necessário, sem prejuízo ao aparelho. O part number é um conjunto de letras e números disponibilizado em formato de etiqueta ou mesmo gravado na bateria. Assim, não será difícil encontrá-lo.

Também é possível reconhecer o modelo correto que servirá para seu computador portátil através dos números da voltagem. As principais voltagens atualmente utilizadas são as de 7.2V / 7.4V, 10.8V / 11.1V e 14.4V / 14.8V. Essa últimas são as voltagens referentes aos modelos de alto desempenho, que proporcionam uma autonomia maior a bateria.

As voltagens variam de acordo com as células presentes em cada componente. Quanto maior a quantidade de células uma bateria tiver, maior será seu tempo útil de duração. Ela também pode apresentar variações de acordo com o agrupamento de células e, dependendo da arquitetura do modelo de notebook, é possível adicionar uma bateria com uma voltagem diferente da original. 

Uma outra alternativa para identificar o modelo de bateria é buscar pelo nome completo do notebook em sites como a BB Baterias, que tem uma equipe que é especialista em encontrar modelos com compatibilidade para tornar a substituição do componente mais fácil.

Leia também
Como fazer a bateria de seu notebook durar mais
Quando devo carregar a bateria do notebook?

A MANEIRA CORRETA DE SUBSTITUIR A BATERIA INTERNA DO NOTEBOOK 

Vamos explicar, através de um passo a passo bastante simples, a maneira correta de trocar a bateria interna do notebook. Esse procedimento será inevitável em algum momento, pois não existe nenhuma bateria (ao menos até o momento) que tenha a capacidade de duração ilimitada. 

PASSO 1: A primeira coisa que você precisa fazer é desligar o notebook, a fonte de alimentação e qualquer outro hardware que esteja plugado.

PASSO 2: Em seguida, com o auxílio da chave, solte os parafusos. Remova a tampa do HD e da memória. Deixe os parafusos agrupados conforme a peça para facilitar na hora de recolocá-los. Exemplo: parafusos da carcaça, da bateria, do HD…

PASSO 3: Utilizando a espátula, faça o contorno do notebook para desprender a carcaça. Para não ser preciso fazer tanta força para remover a carcaça correndo o risco de causar algum dano, você pode utilizar uma palheta ou cartão de crédito para ajudar a desencaixar caso você não tenha uma espátula.

PASSO 4: Remova o parafuso, o cabo flat da bateria e a desconecte do aparelho.

PASSO 5: Agora é só substituir pela bateria nova, recolocar os parafusos e aproveitar o seu notebook!

QUAL A VIDA ÚTIL DE UMA BATERIA DE NOTEBOOK?

Essa é a pergunta que certamente gera mais dúvidas entre os usuários de notebook. A vida útil de uma bateria sempre pode variar, e inevitavelmente sofre influência por fatores externos e modo de uso. Porém, via de regra, a média do tempo de duração é entre 3 a 5 anos. No entanto, a vida útil pode variar de acordo com o modelo do notebook e a maneira com que o usuário utiliza o componente. Podemos afirmar que algumas baterias duram mais e outras menos, dependendo de fatores fundamentais como a conservação e também da qualidade do material. Por isso, não compre baterias de locais sem a devida certificação de reconhecimento e qualidade.

É também importante relembrar que as baterias de notebook tem a vida útil medida em ciclos de vida. Por isso, é importante ter a consciência da duração de cada ciclo para saber a hora correta de trocar a bateria de seu aparelho.

POR QUE A BATERIA PERDE AUTONOMIA?

Você já deve ter ouvido muitas vezes que a bateria do notebook estava “viciada”, não é mesmo? E que esse seria o principal responsável pela perda de autonomia do componente. É verdade que maus hábitos de carga podem prejudicar a bateria, mas não são capazes de torná-la viciada. Um exemplo claro: carregar várias vezes não fará com que ela precise de cada vez mais tempo na tomada. A autonomia vai diminuindo com a ação do tempo, e com práticas de uso não saudáveis para o item.

Toda bateria vai funcionar em perfeitas condições e com a máxima capacidade durante um determinado período. Depois desse momento ela, gradativamente, perderá a sua capacidade de reter a carga. Isso acontece em todas as baterias de notebook que tem o lítio em sua composição. Lembre-se: as baterias são finitas. A partir desse desgaste, seu tempo de uso começa a diminuir, ficando abaixo do que ela geralmente suportava quando o notebook era novo. Esse comportamento, claro, não irá passar despercebido,

A vida útil varia bastante e está relacionada, como já mencionamos, a forma que o notebook é utilizado. Para conservar esse tão importante e maximizar sua vida útil até o fim, é importante levar em consideração algumas recomendações.

Além da ação do tempo, práticas equivocadas podem contribuir no processo de aceleração do desgaste da bateria.

COMO PRESERVAR A BATERIA INTERNA DO NOTEBOOK

Existem algumas dicas básicas que você pode aplicar em seu aparelho visando uma melhor performance de sua bateria interna do notebook. Elas irão ajudar o componente a durar mais e devem ser seguidas a risca, para que a chance de sucesso nos procedimentos seja maior.

CALIBRE A BATERIA DO NOTEBOOK

O processo de calibragem da bateria de notebook nada mais é do que a descarga e carga completa da bateria, por três vezes. Esse procedimento visa equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Assim, você irá tornar sua bateria mais saudável e estará otimizando o desempenho do componente a médio prazo. É rápido, prático e não exige nenhum conhecimento específico.

Para tornar a calibragem mais rápida, é possível adotar medidas como aumentar o brilho da tela ao máximo e executar vários programas ao mesmo tempo, por exemplo. Também é importante lembrar que a calibragem deve ser realizada sempre ao adquirir um novo produto.

REDUZA O BRILHO DA TELA

Essa pode ser a recomendação mais simples, mas não deixa de ser importante. Se você tem como intuito economizar energia de sua bateria, o indicado é reduzir a iluminação da tela até um nível que seja apenas suficiente para você enxergar suas ações e os comandos principais na máquina. Cada notebook irá contar com seus próprios atalhos e teclas específicas para fazer isso, mas sempre é possível reduzir o brilho da tela através do sistema Windows.

DIMINUA A RESOLUÇÃO

Quanto maior a resolução da tela, mais pixels ela irá precisar para poder processar por vez e, assim, mais energia ela vai acabar gastando. Para tarefas mais simples, como a digitação de um texto, a resolução Full HD não vai fazer diferença. Dessa forma, caso precise economizar bateria, é possível ganhar algum tempo de vida útil apenas diminuindo a resolução da tela. Para fazer isso, clique com o botão direito na área de trabalho, selecione “Configurações de exibição”, depois “Configurações de vídeo avançadas” e, então, escolha a resolução.

NÃO DEIXE ABERTO MUITOS PROGRAMAS SIMULTANEAMENTE

Em síntese, deixar muitos programas abertos ao mesmo tempo faz com que o computador trabalhe mais e, assim, acabe gastando mais bateria. Isso se torna particularmente ruim especialmente quando se tem pouca memória RAM disponível na máquina. Quando a RAM está lotada, o aparelho começa a utilizar o processador no processo de troca de arquivos de programas diferentes, o que faz com que o consumo de energia seja ainda maior. Além de ajudar na conservação da bateria, se concentrar em poucos programas por vez também irá melhorar sua produtividade na realização de suas tarefas.

UTILIZE APLICATIVOS MAIS SIMPLES SEMPRE QUE POSSÍVEL

Programas mais pesados irão exigir mais esforço da bateria, especialmente quando os comparamos aos aplicativos mais leves. Dessa forma, optar por alternativas mais simples é mais uma boa opção para ajudar a fazer bateria de seu notebook durar mais. Como exemplo prático: na hora de fazer anotações simples, procure utilizar o Bloco de Notas do Windows em vez do Microsoft Word. Assim, seu objetivo será alcançado da mesma maneira e seu laptop estará trabalhando com um programa consideravelmente mais leve, auxiliando na maior autonomia da bateria.

DESCONECTE O WIRELESS E PERIFÉRICOS

Desligar o Wi-Fi e o Bluetooth quando você não estiver utilizando também é uma medida simples e útil para preservar a autonomia de sua bateria. Esses dois recursos a energia da bateria para procurar redes disponíveis e dispositivos e, portanto, mantê-los ligados de forma constante faz o componente trabalhar mais, fazendo com que sua duração seja menor.

EVITE UTILIZAR O NOTEBOOK SOB ALMOFADAS OU TRAVESSEIROS

Utilizar o notebook sobre almofadas, travesseiros ou cobertores pode diminuir o tempo de vida útil da bateria. O motivo é que esses componentes rendem melhor em temperatura ambiente e, quando você coloca o aparelho sobre esses objetos, aquece o material, prejudicando a médio prazo o funcionamento da bateria. Além disso, manter o aparelho em superfícies mais quentes pode contribuir decisivamente para o superaquecimento da máquina, ocorrência que pode, em casos mais graves, danificar o laptop de forma permanente. Uma boa alternativa também é apostar em suporte para notebook, itens feitos para melhorar a experiência do usuário durante o uso da máquina.

Utilizar o notebook em uma superfície adequada é uma das maneiras de ajudar na conservação da bateria.

DESATIVAR APLICATIVOS EM SEGUNDO PLANO NO SISTEMA WINDOWS

Uma dica simples, mas que muitos usuários nem a conhecem. Para desativar os aplicativos em segundo plano e que ajudam a consumir a carga da bateria mais rapidamente, basta acessar Configurações. Na sequência, clique em Privacidade. Uma nova aba será aberta, e nela, você encontrará disponível a função aplicativos em segundo plano. Chegando até aqui, basta desativar esse modo para ajudar a sua bateria a durar mais.

QUANDO TROCAR A BATERIA

Assim como basicamente todos os outros principais componentes de um computador portátil, a bateria também irá dar sinais de desgaste em algum momento. Em alguns casos, esses indicativos serão claros o suficientes para que o usuário entenda a necessidade de trocar o componente, já que a vida útil do atual modelo está chegando ao seu fim.

Para exemplificar alguns desses sinais, podemos citar: bateria desliga repentinamente, dura menos do que anteriormente e também quando o Sistema Operacional avisa que o nível de bateria está baixo, informando que é necessário conectar o aparelho a uma rede de energia para que ele possa continuar sendo utilizado. Em todos esses casos, o indicado é que você considere uma substituição imediata de sua bateria

ONDE ENCONTRAR BATERIA PARA NOTEBOOK

Quando você constatar que sua bateria do notebook chegou em um nível de desgaste irreversível e que uma troca é necessária, é preciso levar em consideração alguns critérios com intuito de realizar a compra de um novo produto em um local adequado. Empresas que possuem uma marca própria, as maiores garantias e um atendimento pós-venda diferenciado certamente estão no topo entre os locais mais indicados para adquirir uma nova bateria.

BB Baterias preenche com sucesso esses requisitos. São mais de uma década disponibilizando o que há de melhor em baterias para notebook, além de fontestecladostelas e outros acessórios. Uma empresa que é reconhecida pela sua eficácia, qualidade e seriedade.

Você poderá fazer a escolha de sua nova bateria em nosso site. Lá, você encontrará uma ampla variedade de modelos, das principais marcas do mercado. Temos certeza que você irá achar a melhor bateria interna para o seu notebook, com as melhores condições de pagamento, 14 meses de garantia e com um serviço de atendimento ao cliente diferenciado. Estamos esperando por você!