Atualizado em 9 de maio de 2023.
Tempo de leitura: 3 minutos

Você já sabe que a bateria é o principal componente de um notebook, pois é capaz de garantir a autonomia da máquina e permitir, assim, que você utilize o aparelho onde quiser. Mas, você sabe o que existe no interior do componente? Mais especificamente, sabe o que são as células da bateria do notebook? Nesse texto, vamos te mostrar. Acompanhe!

AS CÉLULAS DA BATERIA

Muitas pessoas tem curiosidade em saber o que há dentro de uma bateria do notebook. Basicamente, ela é formada por espécies de pilhas que, ao se agruparem, armazenam a energia necessária para manter o aparelho funcionando longe das tomadas. Essas “pilhas” são, na verdade, células, que contam com um composto químico que armazena energia possibilitando o uso do notebook.

Atualmente, as células das baterias são feitas através de um material chamado lítio, um elemento mineral encontrado na natureza e que confere maior desempenho ao componente, apresentando, além disso ,vantagens como maior de retenção de carga e evitando o vício de bateria. Uma outra vantagem do lítio é que ele é um elemento muito menos poluente, fazendo com que as grandes fabricantes tenham optado por ele de forma definitiva.

No que diz respeito as células, existem, basicamente, dois formatos predominantes, como você verá no tópico abaixo.

Leia também
Cuidados necessários com a bateria do notebook
Diferenças entre baterias de 6 e 9 células

QUAIS OS TIPOS DE CÉLULAS EXISTENTES

Basicamente, são dois os tipos existentes de células de bateria do notebook: as que possuem formatos cilíndricos e as que chamamos de pouch cell. Comumente, esses dois modelos também são diferenciados por outra nomenclatura: as baterias Li-On e as baterias Li-Po, sendo as cilíndricas Li-On e as de formato pouch cell, Li-Po.

As Li-On são mais antigas e tradicionais, estão presentes em um maior número de aparelhos. Já as baterias Li-Po vêm encaixadas em uma espécie de bolsa, o que permite a peça ter volume menor em sua produção. Esse invólucro presente na composição da bateria é um dos grandes diferenciais da Li-Po.

Se você está na dúvida entre qual escolher, é interessante pensar nas vantagens e desvantagens de cada um dos modelos. As baterias Li-On são mais baratas em relação as Li-Po, que, em contrapartida, geralmente tem uma autonomia maior, já que consegue armazenar mais energia. Além disso, elas também são mais leves e flexíveis em relação as baterias de formato cilíndrico.

células da bateria do notebook Li-On e Li-Po
Diferenças entre as baterias de Li-On e Li-Po

AS QUANTIDADES DE CÉLULAS MAIS COMUNS EM BATERIAS

O número de células da bateria do notebook, assim como sua capacidade de armazenamento indicada em miliampere/hora, determina sua autonomia e tamanho. Existem baterias com 3, 4, 6, 8, 9, 12 células. No entanto, podemos afirmar que os modelos mais comuns apresentam 4, 6 e 9 células. Essa informação é particularmente importante na hora de escolher um componente para seu aparelho.

As baterias com 4 e 6 células são consideradas padrão, apresentando uma autonomia que pode variar entre 1h30 e 2h, a depender do modelo. Já os itens que possuem 9 células são os que chamamos de baterias de alta capacidade ou longa duração. Como o próprio nome sugere, essas baterias conseguem ficar sem a necessidade de carga por intervalos maiores, o que pode ser ideal para quem costuma utilizar o notebook com frequência longe das tomadas.

Quer entender mais sobre as baterias e como elas funcionam? Então leia nosso texto que fala sobre os ciclos de energia do componente.