Atualizado em 24 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Talvez você não conheça ou sequer tenha ouvido falar a respeito dos ultrabooks. Esse aparelho já está presente no mercado há quase 10 anos, e ainda é muito confundido com o notebook. Nesse texto, vamos entender um pouco melhor sobre esse aparato e entender a diferença entre ultrabook e notebook.

 

O SURGIMENTO DO ULTRABOOK

O Ultrabook foi criado em 2011, pela Intel, com o objetivo principal de concorrer com a Apple (e seu McBook Air). Para ser chamado dessa forma, o aparelho precisaria cumprir alguns requisitos básicos: ter o processador da própria Intel, ser fino e leve (espessura de até 25mm) e rodar o sistema operacional Windows, por exemplo.

Naquela ocasião, 300 milhões de dólares foram investidos para que o produto pudesse se tornar realidade e, desde então, os ultrabooks vem cada vez mais se tornando tendência no mercado tecnológico, especialmente pela praticidade no transporte, boa autonomia de bateria e pelo tempo otimizado de resposta no processador, entre outras qualidades que são características desse produto

AS DIFERENÇAS ENTRE ULTRABOOK E NOTEBOOK

Os notebooks convencionais, especialmente os mais antigos, tem algumas diferenças bem específicas em relação a marca da Intel lançada há quase uma década. Para começar, é possível notar a diferença de tamanho: os notebooks são mais robustos, pois possuem componentes maiores em seu interior.

Eles também possuem variedade de modelos e marcas maior, já que os ultrabooks se tratam de um conceito específico desenvolvido por uma empresa e que necessita de requisitos básicos para ser categorizado. No que diz respeito ao valor, os notebooks são mais baratos, de maneira geral. Contudo, é esperado que os preços dos ultrabooks diminuíam e se tornem mais competitivos, a medida em que novas versões venham a ser disponibilizadas.

Desse modo, mesmo se tratando de computadores portáteis que possuem algumas semelhanças, a diferenças entre os dois aparelhos é notória, mas tende a diminuir ao longo dos anos, com novidades surgindo entre as grandes marcas de notebook. Este fenômeno, na verdade, já está ocorrendo.

MODELO DE NOTEBOOK FINO E LEVE GANHA ESPAÇO

Nos últimos anos, as grandes marcas de notebooks têm investido pesado em novos modelos, especialmente os mais finos e leves, suprindo uma demanda existente entre os usuários e, ao mesmo tempo, concorrendo com os ultrabooks anteriormente lançados.

Alguns especialistas, inclusive, acreditam que o termo “ultrabook”, com o tempo, se tornará inutilizável, a medida em que cada vez mais notebooks ultrafinos são lançados em ritmo acelerado. Muitos aparelhos já possuem tela touchscreen, o que há pouco tempo era uma exclusividade dos ultrabooks, que por esse motivo, eram comparados com tablets.

Leia também: as melhores marcas de notebook
como transportar o notebook corretamente

Atualmente, já existem diversas opções de laptops com menos de dois quilos no mercado, de diferentes faixas de preço. Embora a leveza deva indicar o uso de materiais de alta qualidade – o que tende a refletir em valores salgados –, também existem aparelhos que possuem um custo mais em conta.

Assim, é possível afirmar que os dois aparelhos já alcançaram níveis parecidos, embora ainda exista uma gigantesca quantidade de notebooks “tradicionais”, com maior rigidez, tamanho e capacidade de armazenamento.

ESCOLHENDO UM NOTEBOOK/ULTRABOOK

Como todo produto, a escolha de um computador portátil exige uma série de cuidados, e critérios podem ser adotados afim de facilitar a compra. Se a comparação for entre ultrabooks e notebooks, é preciso estabelecer com clareza o que se deseja da máquina.

Se o intuito for adquirir um aparelho leve, onde a portabilidade seja fácil e, ao mesmo tempo, o usuário não pretenda fazer uso de programas pesados nem tem grande necessidade de memória, a opção por um ultrabook pode ser a ideal. Como já explicamos, entretanto, várias marcas de notebook já trabalham com modelos parecidos.

Já a escolha pelo notebook normalmente é mais fácil, pois existe uma variedade maior de produtos a disposição e os preços são mais em conta. Os notebooks também apresentam capacidade de armazenamento maior, ideal para pessoas que trabalham com programas pesados, como gamers e programadores, por exemplo.

A consolidação do notebook no mercado há mais de duas décadas também é um ponto a favor do aparelho, que já contempla um público fiel e continua em ritmo de crescimento, apresentando diversas evoluções nos últimos anos.

Independente da sua escolha final, a BB baterias possui uma ampla gama de modelo de baterias tanto para notebooks, como para ultrabooks. Nossas condições são especiais e nossa garantia é a maior do mercado.

Somos uma empresa consolidada que visa atender as necessidades dos usuários que buscam excelência em produtos para computadores portáteis. Não deixe de conferir nosso estoque virtual e conhecer nossos modelos de baterias, telas, teclados, fontes e outros acessórios para seu notebook (ou ultrabook).