Atualizado em 16 de janeiro de 2023.
Tempo de leitura: 6 minutos

A presença da bateria no notebook é o que torna o dispositivo diferente dos computadores convencionais, já que sua autonomia permite o transporte aparelho para ser utilizado em qualquer lugar. Já sabemos que, em algum momento, a carga do componente termina, fazendo necessário o auxílio de uma fonte para continuar usando o aparelho. Mas e quando esse processo parece durar menos do que anteriormente? Seria um sinal de que a sua bateria estaria “viciada”?  Você sabe como fazer para não viciar a bateria do notebook?

Nesse texto, vamos te dar dicas que ajudarão a manter a saúde da sua bateria em dia, evitando que o componente sofra esse desgaste irreversível. Acompanhe!

A COMPOSIÇÃO DE UMA BATERIA DE NOTEBOOK 

Inicialmente, é interessante para o usuário entender de que maneiras são feitas as baterias de um notebook. Em décadas passadas, o elemento químico mais utilizado na fabricação das baterias era o níquel cádmio (NiCd). Algum tempo depois, as principais fabricantes passaram a utilizar também o hidreto metálico (NiMH). Em comum, os dois elementos deixavam a bateria com o famoso “efeito memória”, o responsável direto pelo componente ficar “viciado”. 

Mais tarde, esse material foi se tornando obsoleto (pois também representava um enorme prejuízo ao meio ambiente, quando descartado) e foi substituído em grande escala pelo lítio, elemento menos poluente e que tem como característica a não presença de “efeito memória”. Contudo, por mais que o lítio se diferencie do níquel cádmio e do hidreto metálico, as baterias desse elemento também podem perder autonomia com a ação do tempo e pelas práticas de uso das pessoas. Para entender melhor essa questão, é importante conhecer os ciclos de energia da bateria. 

OS CICLOS DA BATERIA 

Os ciclos de energia de uma bateria são a representação de uma carga e descarga completa do item. Dessa forma, quando você está com a capacidade máxima e deixa sua bateria terminar, um ciclo de energia foi gasto nesse processo e assim, lentamente, o componente vai se desgastando no decorrer do tempo.

Um cálculo amplamente aceito estima que a grande maioria das baterias convencionais possam ter entre 300 e 500 ciclos de energia. Essa número pode variar a partir das especificidades de cada componente e o modelo de cada bateria. Algumas durarão, naturalmente, mais do que outras. Porém, é importante ressaltar também que o tempo de duração do item irá ser bastante influenciado pela maneira que o usuário utiliza seu notebook. Nesse caso, existem uma série de recomendações que visam prolongar a vida útil da bateria e evitar que o componente gaste todos os seus ciclos de energia antes do esperado.

CUIDADOS NECESÁRIOS COM A BATERIA DO NOTEBOOK

Se o usuário se pergunta como fazer para não “viciar” a bateria de notebook, uma série de medidas podem ser tomadas, com o intuito de prolongar a vida útil do componente. Abaixo, listamos algumas das recomendações que devem ser seguidas para conservar a bateria de seu notebook.

CARREGAR A BATERIA CORRETAMENTE

É sempre ideal manter alguma carga de bateria, utilizando a fonte de seu aparelho, para evitar o desligamento do circuito de proteção. As recargas parciais não causam danos e, na verdade, são até melhores do que as recargas completas. Além disso, o sistema dos notebooks é preparado para identificar o momento limite das cargas no aparelho, evitando assim qualquer tipo de sobrecarga.

Podemos concluir que utilizar o computador portátil conectado na tomada, ao contrário do que muitos pensam, é benéfico ao seu notebook, pois evita que você gaste com frequência os ciclos de energia que são os responsáveis pela vida útil da bateria. Caso você use a máquina sem o carregador, o ideal é que a recarga seja iniciada quando a bateria apresenta níveis medianos, como 20%, por exemplo. 

REALIZAR A CALIBRAGEM DA BATERIA

O processo de calibragem da bateria de notebook é o ato descarregar e carregar completamente a bateria de três vezes a seis vezes consecutivas. O processo é muito simples e prático, e pode ser feito por qualquer um, sem ser preciso um grande conhecimento técnico. A calibragem é especialmente importante para equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Dessa maneira, você irá tornar sua bateria mais saudável e otimizando o desempenho do componente a médio prazo.

Se você quiser agilizar o processo, é possível colocar em prática ações simples, como por exemplo aumentar o brilho da tela ao máximo e executar vários programas ao mesmo tempo. Vale ressaltar que sempre ao adquirir um novo produto, é recomendada realização do procedimento de calibragem do notebook.

MANTENHA UMA ROTINA DE LIMPEZA NO NOTEBOOK

Muitos usuários ainda cometem o erro de não realizar limpezas periódicas na bateria. Para que sua bateria de notebook dure mais, crie uma rotina de limpeza da bateria com o restante do seu aparelho. Com o aparelho desligado e desconectado da tomada, retire a bateria e passe um pano limpo e umedecido com álcool isopropílico sobre o componente (não utilize o álcool comum). Caso você encontre muita sujeira acumulada, passe também nos conectores para que seja mantida a boa condução de energia.

Procure ter cuidado no procedimento de limpeza para não molhar a bateria e nem deixar resíduos do pano na bateria. Observe atentamente se não ficaram fios presos aos conectores. Um pano de microfibra é uma opção segura nesse momento, pois ele não solta fiapos. Pela mesma razão, evite utilizar panos feitos de algodão. Caso você tenha uma boa habilidade com eletrônicos e decida abrir o equipamento, utilize pincéis secos e uma boa luva ou pulseira antiestética.

UTILIZE O APARELHO EM LOCAIS ADEQUADOS

Usar seu computador portátil sobre almofadas, travesseiros ou cobertores pode diminuir o tempo de vida útil da bateria. O motivo eh que esses componentes rendem melhor em temperatura ambiente e, quando você coloca o aparelho sobre esses objetos, aquece o material, prejudicando a médio prazo o funcionamento da bateria.

O uso inadequado do notebook nesses locais pode, inclusive, contribuir para um estado de superaquecimento no aparelho, um dos incidentes mais prejudiciais a saúde do computador portátil. Preste muita atenção nisso.

Utilizar o notebook em local adequado contribui consideravelmente para conservar a bateria.

Leia também
Veja como testar a bateria do notebook
O que são os ciclos da bateria do notebook

MAS AFINAL, É POSSÍVEL RECUPERAR A BATERIA DO NOTEBOOK?

Esse é um questionamento feito por diversos usuários. Afinal, é possível recuperar uma bateria de notebook que apresente um desgaste significativo de autonomia? Na Internet, é possível encontrar uma série de procedimentos supostamente “milagrosos”, que teriam a capacidade de renovar a bateria e tornar o componente novo em folha. Entre eles, temos até mesmo a recomendação de congelar a bateria e trocar as células do componente.

Não aconselhamos que nenhuma dessas ações sejam feitas. Além das chances muito remotas de dar certo, você estará se expondo à riscos de queimaduras e outros ferimentos. Ao constatar a perda de desempenho da bateria do notebook, a medida indicada é realizar o processo de calibragem e, caso o problema não seja solucionado, o jeito será adquirir uma bateria nova, priorizando locais reconhecidos pela qualidade em seus produtos.

É importante ter todos os cuidados com a bateria de seu notebook. Não existem mistérios para não viciar a bateria do notebook. O usuário precisa apenas procurar seguir as recomendações básicas e, assim, assegurar que o componente possa continuar operando em sua normalidade.