Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 2 minutos

Nenhum equipamento dura para sempre e algumas vezes é preciso trocar uma peça ou outra. Contudo, nem sempre é fácil encontrar um acessório da mesma marca que o seu notebook e a escolha de um similar acaba sendo inevitável. É justamente para que seja possível comprar um periférico compatível que temos o part number (P/N).

Se você já precisou trocar qualquer peça de um notebook, sabe o quanto é difícil achar algo 100% compatível. Neste post, vamos descobrir o que é part number, para que serve, onde e como encontrá-lo. Ficou curioso? Então continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O que é part number?

Basicamente, é um código identificador para placas eletrônicas e peças automotivas. Ele permite que fornecedores diferentes produzam peças para um mesmo equipamento, mantendo as especificações originais. É um código de número e letras e pode ser encontrado em diversas peças.

Entre elas, estão as dos notebooks, como baterias, telas, teclados etc. Caso seja necessária a troca de qualquer um desses itens, basta pesquisar uma peça substituta que mantenha o mesmo part number. Assim, você evitará problemas de compatibilidade e as dores de cabeça que vêm com eles.

Onde encontrar o part number?

Mesmo equipamentos de modelos iguais podem ter peças diferentes, como os teclados, por exemplo. Isso porque, independentemente de o modelo do notebook ser o mesmo, o teclado pode variar de acordo com a região, utilizando a linguagem US ou ABNT.

Nesse caso, é preciso retirá-lo do notebook e conferir a etiqueta que se encontra na parte de trás — normalmente, está abaixo do modelo e pode ser identificado como P/N. Isso também acontece com as telas: se for trocá-las, será necessário desmontá-las e retirá-las para verificar qual o part number, além de estar atento ao tamanho e resolução da tela.

O processo é o mesmo quando se trata das baterias: com o notebook desligado, retire-a, confira a etiqueta que possui o P/N e busque por outra bateria compatível com o seu equipamento.

Compatibilidade realmente importa?

Quando um periférico ou peça do computador apresenta um mau funcionamento, a frustração vem de forma imediata e, com ela, a urgência para resolver logo o problema. Porém, se nessa pressa não nos atentarmos à compatibilidade do produto, a dor de cabeça pode ser ainda maior, pois corre-se o risco de investir mais dinheiro e continuar com o problema.

Por isso, é importante respeitar a compatibilidade que o part number garante. Desse modo, o investimento será preciso e acabará com as dores de cabeça geradas pelos problemas de funcionamento da peça.

Agora que você já sabe o que é part number, como localizá-lo e qual a sua importância, a troca das peças defeituosas será um pouco mais fácil, não é mesmo? Os terríveis problemas de incompatibilidade que tomavam tempo e dinheiro chegarão ao fim depois da leitura deste post.

Para que fique ainda mais fácil achar a peça que você precisa, acesse nossa loja e encontre o modelo certo para atender a sua necessidade!