No dia a dia de trabalho e estudos, vamos salvando arquivos no desktop, colocando outros em pastas indevidas, até que o computador fica totalmente desorganizado. O resultado é uma dificuldade em encontrar determinado documento quando precisa e uma confusão que pode atrapalhar muito a concentração e produtividade. Para evitar esses transtornos, você pode seguir algumas técnicas que o ajudarão a organizar seu computador. Separamos as cinco principais.

1 – Mantenha seu desktop em ordem

Comece a organizar seu computador pelo desktop para que ele fique com o mínimo possível de ícones. Elimine pastas e arquivos que não utilizará mais e coloque aqueles que precisa guardar em suas devidas pastas. Quando tudo estiver em ordem, evite salvar novos documentos na área de trabalho para que esse problema não se repita.

2 – Renomeie os arquivos

Conscientize-se de que você vai organizar seu computador para facilitar a sua vida e deixar tudo sempre à mão. Uma das principais medidas para isso é renomear os arquivos utilizando o seu respectivo título ou assunto. Muitas vezes, acabamos salvando os documentos com o seu nome de origem, como “untitled-1”, por exemplo. Ao intitulá-los de forma mais sugestiva, você os torna fácil de serem encontrados.

3 – Crie pastas para catalogar os seus arquivos

Na pasta de documentos, você pode criar outras subpastas para organizar os seus arquivos de acordo com a sua categoria. Por exemplo, se você quer criar um local somente guardar os seus dados da faculdade, crie pastas para cada disciplina. Dessa forma, você poderá salvar as papeladas respectivas no local correto e facilitar o encontro quando precisar utilizá-las.

4 – Faça backup

Faça backups regulares, principalmente de seus arquivos mais importantes. Isso evitará perder os documentos caso aconteça algum problema com seu computador. Utilize o mesmo esquema de catalogação para manter a organização e faça a cópia em um pen drive, HD externo ou mesmo em aplicativos de nuvem. Estes últimos são mais práticos, porque permitem acesso, edição e compartilhamento dos documentos via internet.

5 – Crie uma pasta para colocar os arquivos no dia a dia

Mudar hábitos é sempre uma tarefa difícil. Por isso, se você não conseguir organizar seu computador de primeira, não precisa desanimar. A dica é criar uma pasta para colocar todos os arquivos novos durante a semana e depois organizá-los seguindo a estratégia que mencionamos. Só não vale colocar documentos no desktop ou em outros locais aleatórios. Ah, e não se esqueça de nomeá-los adequadamente!

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