Atualizado em 6 de dezembro de 2023.
Tempo de leitura: 3 minutos

Seja por um desgaste natural ou por falhas que ocorrem, se você usa notebook, em algum momento irá precisar substituir a bateria do aparelho por um componente novo. Para isso, é fundamental saber qual o modelo que precisa será adquirido, para que o laptop siga funcionando normalmente longe das tomadas. Você sabe conferir a compatibilidade da bateria do notebook? Nesse texto, nós vamos te mostrar.

COMO DESCOBRIR O PART NUMBER DA BATERIA

A forma mais eficaz de atestar a compatibilidade da bateria do notebook é realizando sua identificação através do part number. Esse código pode ser considerado como um CPF da bateria e é, portanto, utilizado para identificar e distinguir peças, principalmente os itens que tem formatos parecidos.

O part number geralmente está localizado em alguma etiqueta ou, em alguns casos, gravado na própria estrutura da bateria. Para encontrá-lo, procure pelos termos Part Number ou P/N, PA, Replace e Model. Nos casos onde a bateria do laptop for externa, basta removê-la para encontrar a série que identifica o modelo. Já em caso de baterias internas, será preciso que seja feita a retirada da carcaça do aparelho, como te mostramos nesse texto aqui.

compatibilidade da bateria notebook
Bateria para Notebook Asus X555l

Com o número finalmente em mãos, ficará muito mais fácil de entrar em contato com empresas especializadas e solicitar um novo modelo de bateria para seu notebook.

Leia também
Qual a melhor marca de bateria de notebook
Qual o preço da bateria de notebook

OUTROS FATORES IMPORTANTES

Alguns outros fatores podem ser considerados importantes, como a voltagem, por exemplo. Não é comum que as baterias apresentem diferenças na voltagem muito significantes. Porém, em alguns casos, essa situação pode acontecer e por conta disso, preste muita atenção.

As informações sobre a voltagem estão disponibilizadas, via de regra, no mesmo local onde o part number da bateria é encontrado. As que tem o símbolo (=) são compatíveis/equivalentes, sendo assim, caso a voltagem da sua bateria seja, por exemplo, 14.4V, você poderá comprar uma bateria de até 14.8V sem representar qualquer tipo de risco a sua máquina.

Em alguns sites, também é possível consultar o modelo da bateria por lá e, assim, identificar todas as questões referentes ao modelo. Através do nome completo do modelo do componente, é possível encontrar uma nova bateria compatível para o computador. Essa possibilidade existe no site da BB Baterias.

COMPATIBILIDADE DA BATERIA AO ESCOLHER UMA NOVA

Se você já conseguiu conferir a compatibilidade da bateria do notebook, pode se preocupar com outras questões, visando escolher o modelo mais adequado para sua máquina. Alguns pontos podem ser considerados como vantagens. Por isso, atente-se a eles.

O principal é, sem dúvida, a qualidade do produto. A oferta de baterias pela internet é gigantesca, mas muitos locais oferecem produtos de procedência duvidosa e que, no futuro, apresentarão problemas que vão te obrigar a substituir o componente antes do previsto. Assim, dê preferência para locais que tem reconhecimento de clientes e itens de qualidade comprovada.

Além disso, é importante considerar os prazos de garantia da bateria, já que prazos longos indicam produtos de maior qualidade, pois as empresas apostam que eles irão funcionar perfeitamente por um longo período.

ONDE COMPRAR BATERIA DE NOTEBOOK

Se você já aprendeu a verificar a compatibilidade da bateria do notebook e quer substituir o componente, é preciso levar em consideração alguns critérios básicos para achar um local que possa te oferecer um novo produto de qualidade. Como já dissemos no tópico anterior, empresas com as maiores garantias do mercado e um atendimento pós-venda diferenciado ao cliente com certeza estarão no topo entre os locais mais indicados quando pensamos na substituição da bateria do notebook.

A BB Baterias preenche esses requisitos. São mais de uma década disponibilizando o que há de melhor em baterias para notebook, além de fontestecladostelas e outros acessórios.

Por ter sua própria marca, a BestBattery® é capaz de desenvolver uma série de modelos de bateria, compatíveis com as principais marcas de notebook como Apple, Acer, HP, Sony, entre outros. Além disso, nossas baterias tem maior duração, 14 meses de garantia e o melhor custo-benefício. Quer conferir todos os modelo de bateria de notebook que temos? Então, acesse o nosso site.