Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 2 minutos

Você está saindo num dia de verão para fotografar e começa a chover, daí você pensa: “está tudo perdido”. Engano seu, meu amigo, sabe por quê? É possível tirar fotos incríveis durante a chuva. E dizemos ainda mais: sem estragar o seu equipamento!

Está se perguntando como isso é possível? Então, continue conosco esta leitura e cesse essa curiosidade sobre como tirar foto na chuva!

1. Tenha uma proteção para seu equipamento

A primeira recomendação é que seu equipamento possua uma capa de chuva, caso você resolva fotografar em dias chuvosos, ou esteja se prevenindo de possíveis pancadas de chuva.

Há variados modelos de capas para máquinas fotográficas, com espaço para as lentes e as mãos, de forma a permitir o uso e proteger seu equipamento. Providencie uma para você também, afinal, você não precisa se molhar e salvar apenas o equipamento da chuva.

Dica coringa: você pode utilizar um saco plástico caso ainda não tenha adquirido sua capa protetora, ou tenha a esquecido em casa. É só fazer um furo no plástico para que passe a lente.

2. Procure locais cobertos 

Você não precisa necessariamente estar se molhando para tirar foto na chuva. Há a possibilidade de fotografar de locais cobertos, através das janelas, cenas, pessoas e paisagens em dias de chuva. Dessa maneira o fotógrafo estará a salvo de molhar sua máquina fotográfica e ainda assim obter resultados incríveis que a chuva pode causar fotograficamente.

3. Disponha de um guarda-chuva

A câmera não deve ser molhada, mesmo que a sua intenção seja capturar momentos na chuva. Então, ter um guarda-chuva para proteger a sua câmera dos pingos é indispensável — claro que estamos falando de chuvas mais fracas, e não aquelas tempestades em que as gotas vêm molhá-lo de todos os lados. 

Além disso, você pode utilizá-lo como parte do seu cenário. Use o acessório para compor o quadro e enfatizar a chuva que estava no dia da sua sessão de fotos. Outra maneira de usar o guarda-chuva é para diminuir um pouco a claridade excessiva que pode ser causada pelas nuvens e ter uma exposição melhor.

4. Fotografe de um automóvel

Se você está querendo tirar foto na chuva e, ao mesmo tempo, quer fugir dela, faça isso dentro de um automóvel. Em alguns casos, essa é a melhor solução — quando não a única para o momento. Você pode também baixar a janela do carro e fotografar, caso o vento esteja do lado oposto à janela. Assim você pode continuar seco e fotografando.

Bônus: composições incríveis para tirar foto na chuva.

Além de não molhar seu equipamento, quer algumas dicas de como aproveitar esse momento para tirar fotos incríveis? Então veja:

  • observe as pessoas, há variados sentimentos associados à chuva que podem ser captados;
  • ilumine a água caindo do céu, pois a luz fica mais intensa quando vista por trás das gotas;
  • tenha cuidado com os reflexos, pois alguns calçamentos ficam mais brilhantes, refletindo as silhuetas, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do seu intuito.

Seguindo essas dicas, você vai tirar fotos na chuva sem correr o risco de danificar seu equipamento e ainda obtendo resultados surpreendentes e de qualidade técnica invejável! Aproveite as chuvas de verão e faça vários testes!

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro dessas dicas!

[uam_ad id=”963″]