Atualizado em 9 de maio de 2023.
Tempo de leitura: 5 minutos

Mas afinal, como definir qual a quantidade ideal de lâmpadas? Nesse texto, vamos te ensinar a como calcular iluminação de LED em seu ambiente de trabalho, seja em escritório ou home office.

Um ambiente de trabalho bem iluminado pode fazer toda a diferença em nosso cotidiano. A iluminação não só deixa o local mais bonito, como tem papel importante no nosso rendimento, sendo um dos pilares da ergonomia. Acompanhe!

PLANEJANDO A ILUMINAÇÃO

A iluminação é muito influenciada pelo tipo de atividade que se pretende exercer no ambiente. A partir desse ponto, a quantidade de luz adequada é determinada. Em outras palavras, o nível de iluminância que o ambiente precisará receber ou o projeto luminotécnico.

Cada local tem suas características próprias, tornando a personalização do projeto de acordo com o ambiente fundamental, já que uma boa iluminação tem a capacidade de deixar o local mais aconchegante, charmoso, sofisticado, moderno e até mesmo afetando o humor das pessoas.

Entender a importância de calcular além da quantidade de luz necessária, mas também a distribuição dos pontos é uma tarefa que precisa ser feita por todos que desejam um bom local de trabalho.

NÍVEL DE ILUMINAÇÃO

Antes de qualquer coisa, é preciso ter uma noção do nível de luminância que o ambiente já possui, é um cálculo mais complexo por envolver uma série de fatores que podem interferir em diferentes graus. Portanto, geralmente é necessário um conhecimento prévio nessa etapa.

A medida da quantidade de luz presente (ou da quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado) é o Lux, e o valor médio utilizado para cada tipo de ambiente varia de acordo com as tarefas a serem realizadas nele e as necessidades de cada um. Com o intuito de te ajudar nesse processo, uma norma chamada de NBR 5413 foi elaborada. Ela fornece diversas tabelas sobre a quantidade de iluminação ideal em interiores.

Quer ver alguns exemplos? De acordo com a norma, a iluminação considerada ideal para ambientes como cozinha e banheiros é de 150 lux. Já para o hall de entrada de uma casa, 100 lux, enquanto para locais como a sala de jantar e escritório, o indicado é ter uma iluminação equivalente a 500 lux.

QUANDO USAR LUZ BRANCA E LUZ AMARELA

A luz branca, também conhecida como luz fria, é ideal para áreas de trabalho, porque é estimulante e aumenta o foco. Isso quer dizer que, em ambientes como lavanderia, cozinha e banheiro, onde você precisa ver melhor as coisas, a aposta na luz branca é certeira. Ela também funciona muito bem para escritórios e consultórios.

Já a luz amarela é a pedida certa para trazer aconchego para a casa. Ela é quente, em termos de cor, o que proporciona uma atmosfera ideal para descansar após um dia corrido. Por ajudar a relaxar, dar um clima mais intimista e não forçar os olhos, esse tipo de luz é indicado para a iluminação de salas e quartos.

Leia também
Como instalar um spot de LED
Dicas de ergonomia para escritório e home office

COMO SABER QUAL LÂMPADA DE LED ILUMINA MAIS?

Um dos passos importantes do projeto é conhecer a intensidade de luz emitida pela lâmpada escolhida. Nesse caso, a unidade de medida do fluxo luminoso ou da capacidade de iluminação de uma lâmpada, é o Lúmen. Quando estabelecemos qual a quantidade de lúmen necessária para cada ambiente, estamos também definindo a quantidade de itens necessários para alcançar o nível de iluminância ideal para o local.

  • 270lm equivale a 3W
  • 450lm equivale a 6-9W
  • 800lm equivale a 8-12W
  • 1100lm equivale a 13-15W
  • 2600lm equivale a 25-28W

Aqui, também existe uma escala de lúmens para watts, medida mais conhecida entre as pessoas, já que a capacidade de muitas lâmpadas é divulgada em watts. Assim, podemos observar os seguintes valores:

tabela equivalência de lúmens para watts como calcular iluminação LED
Tabela equivalência de Lúmens para Watts

CALCULANDO OS LÚMENS PARA CADA LOCAL

Para saber como calcular iluminação de LED correta é necessário multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (conforme NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir o valor pelo metro quadrado do espaço.

Vamos dar um exemplo prático: se seu escritório tem 23m², a média de iluminância necessária seria de 150 lx. Multiplicando esses dois fatores, temos como resultado um lúmen de 3450. Se fossem estabelecidos quatro pontos de luz naquele ambiente, poderiam ser duas lâmpadas de 1100 lúmens, uma de 800 lúmens e uma de 450 lúmens. Se nesse caso fosse escolhido o uso de lâmpadas de LED, então seriam duas de 13-15 watts, uma de 8-12 watts e uma de 6-9 watts.

Apesar de contribuir decisivamente no processo de escolha, o cálculo não deve ser o único elemento a ser levado em consideração na hora hora de colocar iluminação LED em algum local. Outras variáveis também serão importantes, como a quantidade de luz natural existente, a cor da parede e revestimentos, altura do pé direito a distância entre os pontos de luz, por exemplo. Agora que você já sabe o que considerar, está na hora de escolher o local para adquirir sua iluminação de LED.

COMO CALCULAR ILUMINAÇÃO LED PARA GALPÃO?

Para calcular a iluminação LED para um galpão, é importante levar em consideração a área do espaço, o tipo de atividade que será realizada e a altura do teto. Um dos primeiros passos é determinar a quantidade de luz necessária em termos de lux (unidade de medida de iluminância).

Em geral, para um galpão industrial, é recomendado uma iluminância de 200 a 500 lux, dependendo da atividade realizada. Em seguida, deve-se escolher o tipo de luminária LED adequado para o espaço, levando em conta a distribuição da luz e o ângulo de iluminação.

Com essas informações, é possível determinar a quantidade de luminárias necessárias para o espaço, bem como sua potência e distribuição ao longo do galpão.

ONDE ENCONTRAR ILUMINAÇÃO IDEAL PARA SEU AMBIENTE DE TRABALHO

Agora que você já sabe como calcular iluminação de LED nos ambientes e está buscando iluminar seu escritório ou home office, é só procurar a BB Baterias. Os melhores produtos em iluminação LED você encontra em nosso site.

Possuímos refletores, spots e plafons, com 3 anos de garantia. Tudo para deixar seu ambiente profissional ou familiar do jeito desejado. Estamos ansiosos para te ajudar a encontrar as melhores soluções para a iluminação de seu ambiente de trabalho.