Atualizado em 6 de julho de 2020.
Tempo de leitura: 2 minutos

É comum, nessa época do ano, as chuvas de verão caírem com força total. Por conta disso, quedas de energia  podem ocasionar instabilidades na rede elétrica. Elas podem trazer risco de danos em computadores e outros equipamentos eletrônicos. Por isso, é importante você proteger seus eletrônicos durantes às pancadas de chuva.

Já deve ter acontecido na sua casa de faltar luz e as pessoas falarem para desligar os aparelhos da tomada. O problema em si não é a baixa tensão na rede elétrica devido a queda de energia, mas sim o retorno desta energia. Depois de apagões, o fornecimento de energia elétrica pode retornar com uma tensão acima da normal, ocasionando danos graves aos equipamentos eletrônicos.

Confira nossas dicas de como manter seu notebook e demais aparelhos seguros contra quedas de energia:

Para usuários domésticos, o uso de estabilizadores de tensão, filtros de linha e nobreaks são uma excelente opção para proteger seus equipamentos. Mas em empresas o uso de nobreaks mais potentes e até de geradores de energia se fazem necessários.

Estabilizadores e Filtros De Linha

Os estabilizadores de energia são a opção mais acessível, com ótimo custo-benefício. Eles fazem a conexão entre seu equipamento eletrônico e a rede elétrica, protegendo-o de oscilações de energia.

A principal função de um filtro de linha, alem de proteger seus eletrônicos, é diminuir o efeito das variações de freqüência provocadas por outros aparelhos ligados na mesma rede. Ainda, ele oferece proteção contra oscilações de energia. Para isso, ele utiliza um fusível que se rompe ao detectar uma carga elétrica maior do que a padrão para preservar o equipamento.

Nobreaks e Geradores

Os nobreaks são uma versão do estabilizador mais completa. Além de proteger contra as mudanças na carga elétrica, ele ainda possui uma bateria interna que lhe permite continuar trabalhando tempo suficiente para salvar seus arquivos.

Os geradores trabalham com um abastecimento de energia contínuo através de um motor interno. Quando falta energia, o gerador é ligado e mantém os aparelhos elétricos funcionando. Ele age como uma bateria de carga extra. Ambientes que trabalham com dados sensíveis como data centers ou hospitais, se faz necessário uso do gerador.

Outros cuidados Para Proteger Seus Eletrônicos

Evite deixar os aparelhos próximos a janelas abertas em dias de chuva, pois isso pode causar curto circuito e quedas que podem danificar seu equipamento. Você pode conferir mais dicas aqui. E se quiser desvendar 6 mitos sobre baterias de eletrônicos, clique aqui.