Atualizado em 24 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 2 minutos

Quando se fala em hardware, na informática, rapidamente o termo é associado às peças e componentes que constituem um computador — lembrando que smartphones, videogames, smart TVs, entre outros equipamentos, também são computadores. Contudo, você sabia que existem diferentes tipos de hardware em seu dispositivo?

Dentro da complexa estrutura física e lógica do computador, mesmo que estejamos falando de um pequeno smartphone, cada componente tem sua função específica, seja para se relacionar com o software, seja para conectar a máquina a outros dispositivos.

Nesse sentido, temos duas definições de hardware que podemos entender como básicas: interno e externo. Hardware interno é aquele que faz parte da estrutura do seu dispositivo, como processador e memória RAM, enquanto o externo é tudo que se conecta para complementar o funcionamento, como monitor, teclado e periféricos.

A partir desse conceito de hardware interno e externo, existem outros tipos de hardware que nos ajudam a compreender melhor o funcionamento do computador e, também, de que maneira um determinado equipamento deve ser usado. Conheça, a seguir, os 4 principais tipos de hardware a que nos referimos.

1. Hardware de entrada

Um hardware de entrada, como o próprio termo nos sugere, é um componente externo, o qual é conectado ao computador para acrescentar novas funções ou complementar o seu processo de funcionamento. São alguns exemplos:

Perceba que as funcionalidades são trazidas de fora para dentro, ou seja, quando o teclado é instalado, o computador recebe as informações dele. O mesmo acontece com os demais equipamentos mencionados.

2. Hardware de saída

O hardware de saída, por sua vez, funciona de maneira similar ao de entrada, porém, são tipos de hardware que recebem a informação do computador. Por exemplo, o monitor, quando conectado, recebe os dados do sistema computacional e os exibe ao usuário.

Exemplos de hardware de saída:

  • monitor;

  • impressora;

  • caixas de som;

  • fones de ouvido, entre outros.

3. Hardware de processamento

Entendemos como hardware de processamento todo o equipamento que contribui para funcionamento do computador, sendo, portanto, indispensáveis. Por exemplo, não há como um dispositivo funcionar sem o processador, bem como não existe possibilidade de utilizá-lo sem um hardware específico para executar o vídeo.

São exemplos de hardware de processamento:

  • processador;

  • placa de vídeo;

  • placa de áudio;

  • fonte de energia etc.

4. Hardware de armazenamento

Por fim, o hardware de armazenamento é todo equipamento que armazena dados, temporária ou permanentemente, diretamente do computador, permitindo que o usuário possa salvar arquivos, executar aplicações e carregar informações.

Um exemplo típico é o disco rígido, o popular HD (hard disc), usado para armazenar não somente os arquivos baixados pelo usuário, mas também os programas e sistemas operacionais instalados no computador. Outros exemplos de hardware de armazenamento são:

Esperamos que você tenha gostado da nossa apresentação sobre os diferentes tipos de hardware, responsáveis por proporcionar a experiência que hoje temos com a tecnologia, e que as informações tenham sido úteis para eliminar suas dúvidas!

Você sabia que pode receber todas as nossas publicações em suas redes sociais? Para isso, basta nos seguir no FacebookTwitterPlus ou, se preferir, inscreva-se em nosso canal do Youtube!

[uam_ad id=”966″]