Atualizado em 6 de fevereiro de 2023.
Tempo de leitura: 8 minutos

Por se tratar da representação visual dos comandos que damos em nosso notebook, a tela é um componente vital para a utilização do aparelho de forma plena. Por esse motivo, falhas que eventualmente apareçam podem prejudicar muito a experiência do usuário e até mesmo inviabilizar completamente o uso do computador portátil por completo. Nesse sentido, um dos incidentes mais graves que podem ocorrer é, sem dúvida, a queima do componente.

Nesse texto, você irá saber como identificar se a tela do notebook está queimada e o que pode e deve ser feito na sequência.

COMO SABER SE A TELA DO NOTEBOOK QUEIMOU?

Mas afinal, como saber se a tela do notebook queimou de fato? É possível verificar o comportamento do componente para se ter uma noção melhor. Se por exemplo, ao ligar, a tela do notebook permanece preta e não apresenta nenhum indício de imagem. Ou, em outro caso, parecido, se a tela está escura, mas é possível visualizar alguns detalhes do notebook, mesmo que de maneire pouco nítida e bastante discreta. Essas duas situações correm com frequência e praticamente inviabilizam o uso da tela pelo usuário.

Entre outros problemas que são semelhantes e que podem aparecer na tela do aparelho, podemos citar: a tela do notebook com rachaduras, e/ou “vazando” cristal líquido; tela do notebook apresentando listras verticais brancas; tela do notebook apresentando diversas linhas, dessa vez multicoloridas e, finalmente, tela do notebook apresentando fantasmas ou problemas de cor.

Em todos esses casos, se o problema continuar sempre que você liga o aparelho e, portanto, não for solucionado o melhor então é começar a considerar a reposição do componente por um modelo novo o mais rápido possível.

TELA DE NOTEBOOK QUEIMADA TEM CONSERTO?

Quando um componente do notebook estraga ou se danifica, é natural que possamos questionar se o problema tem conserto ou se será necessária tomar medidas mais extremas, como a realização da troca do item. Com a tela, naturalmente, não será diferente. A depender do tipo de problema, é muito difícil de continuar utilizando o aparelho normalmente, já que a visão de nossos comandos fica extremamente comprometida.

Algumas situações podem ter conserto, especialmente quando não estão relacionadas diretamente com a tela, como problemas no cabo-flat, por exemplo. No entanto, se você não tem conhecimento técnico suficiente para descobrir onde reside o defeito por conta própria, o ideal é levar seu computador portátil a uma equipe de assistência técnica especializada em realizar esse tipo de serviço.

Contudo, algo que é basicamente unânime: é mais vantajoso trocar a tela do que o notebook, já que a maioria dos problemas relacionados a esse componente são solucionados a partir da troca do modelo. Além disso, convenhamos que essa substituição irá sair muito mais em conta do que optar pela aquisição de um novo aparelho.

Leia também
Como limpar a tela do notebook
Os principais problemas na tela do notebook

COMO DESCOBRIR O MODELO DO DISPLAY

Conhecer o modelo do display é fundamental para efetuar a troca quando o componente não puder mais ser utilizado. Para isso, você vai precisar conhecer algumas especificações da sua tela, visando não cometer erros na seleção de um novo produto para o notebook. São diversos fatores nos diferentes modelos que podem divergir entre si, fazendo com que a atenção aos detalhes seja bastante importante processo de identificação do componente. São várias características que podem ser levadas em consideração nesse momento, como iremos te mostrar nos tópicos que vem a seguir.

PELO PART NUMBER DO TECLADO

A melhor forma de descobrir o modelo correto do teclado é através do Part Number, que, assim como nas baterias, é o conjunto formado por números e letras que identifica o modelo das telas. É através dele a principal maneira de realizar a identificação da sua tela, pois as informações fornecidas pelo Part Number darão todos os detalhes necessários para que a substituição da tela seja feita com sucesso. Ele pode ser encontrado na parte interna da peça e, portanto, será necessária a retirada da tela para fazer a identificação dos números. 

Para identificar o Part Number de seu notebook, basta seguir alguns passos muito simples. Primeiro, você deve retirar sua tela da “carcaça” do aparelho. Dependendo do modelo de seu notebook, você pode fazer isso desparafusando a tela ou simplesmente desencaixando o componente. Se tiver alguma dúvida ao realizar esse procedimento, você pode procurar uma assistência técnica de confiança.

Após retirar a tela, procure por um conjunto de números e letras disponibilizado em uma etiqueta, que deverá estar colado na parte interna da tela. Esse conjunto é o Part Number, e pode estar localizado na parte superior ou inferior do componente, dependendo do modelo de notebook em questão. Obtendo essas informações, você estará apto para adquirir sua nova tela em lojas especializadas nesse tipo de produto. 

Também é possível saber qual o display pela busca pelo nome completo do modelo do notebook em sites especializados, como a BB Baterias. Abaixo, vamos te mostrar algumas informações complementares que também podem ser uteis para descobrir qual o modelo de tela correto para seu notebook.

A PARTIR DO TAMANHO

É possível identificar o tipo de tela compatível através do tamanho, já que elas costumam ser classificadas inicialmente em polegadas. Para atestar a compatibilidade, é possível se informar direto no site da fabricante de seu notebook. Essas informações deverão estar disponibilizadas lá, onde você poderá consultar todas as especificações técnicas do produto. Existem também boas páginas na internet que costuma comparar telas e fornecer dados importantes, como por exemplo o site WhatIsMyScreenResolution.

Geralmente, as telas dos notebooks mais vendidos (o notebook “padrão”) possuem entre 14 e 15 polegadas. No entanto, existem inúmeras variações. Outras medidas podem ser encontradas, e tudo vai depender do formato do aparelho em questão.

PELOS TIPOS DE ILUMINAÇÃO

Quanto a estrutura da tela e a iluminação emitida por ela, existem alguns tipos principais que são mais usados pelas fabricantes no momento de produção do componente. As 3 estruturas que podem estar presentes em basicamente todos os notebooks existentes são o LCD, o LED e o CCFL. Mas você sabe a diferença entre essas telas?

Os modelos LCD se caracterizam por projetarem a imagem através da transparência das cores primárias, sem a emissão de um brilho marcante. Ao longo dos anos e do desenvolvimento da tecnologia, uma enorme quantidade de notebooks foram fabricados seguindo o padrão LCD. Por isso, se trata da principal estrutura de tela entre os usuários. Por transmitir uma imagem um pouco mais opaca em relação aos outros formatos, a iluminação em LCD costuma funcionar melhor em ambientes mais iluminados, pois, dessa forma, o brilho menor da tela não irá constratar com as luzes do local de uso do notebook.

As telas de LED tem como principal característica uma iluminação feita através de pequenas lâmpadas, localizada geralmente na parte superior dos componentes. A grande vantagem que os usuários possuem ao contarem com uma tela com iluminação de LED é a considerável redução de consumo na eletricidade que a máquina necessita. Além disso, esses modelos são mais, leves e finas, e apresentam um tempo de duração maior se comparadas a outros tipos de telas. Por essas razões, sua presença em notebook só cresce no mercado.

Por fim, as telas CCFL, menos utilizadas atualmente, estão presentes em notebooks mais antigos, e tem em sua composição lâmpadas fluorescentes, responsáveis pela iluminação presente nesse tipo de modelo. Nas telas CCFL também temos a presença de um cabo específico, que acaba se tornando o responsável pela alimentação de energia do componente. 

ATRAVÉS DO CONECTOR

Uma outra forma de identificar seu modelo de tela é por meio do conector do notebook. Na atualidade, as principais marcas utilizam conectores diferentes para cada tela, o que indica que nem todas as telas serão compatíveis em todos os aparelhos. Os conectores são particularmente importantes pois são eles os responsáveis pela conexão entre a tela e a placa-mãe da máquina, possibilitando assim que a transmissão de dados de seu aparelho seja representada no formato visual.

Os modelos mais costumam ter entre 20, 30 e 40 pinos, que acoplados no notebook. No entanto, variações podem existir. Uma outra diferenciação diz respeito ao local de encaixe, que também irá mudar de aparelho para aparelho. Alguns tem a posição do conector localizados no canto superior e outros notebook, no canto inferior. O lado de encaixe também pode se alterar: alguns ficarão no lado esquerdo, e outros, no lado direito.

COMO CUIDAR DA TELA DO NOTEBOOK

Para cuidar de sua tela de notebook, uma série de pequenas manutenções periódicas podem ser feitos para manter o componente funcionando plenamente. A limpeza, por exemplo, é uma ação importante que ajuda na conservação e também melhora sua experiência ao utilizar o notebook.

Para efetuar esse processo, você pode contar com o auxílio de elementos que servem para limpar a tela. Um pano limpo e liso, algodão, pincel e um produto limpa-telas serão excelentes aliados nesse procedimento. Tome cuidado nos movimentos quando estiver limpando a tela, já que se trata de um local extremamente sensível.

É muito importante alertar: não use por hipótese alguma produtos químicos na limpeza da tela. Ao falarmos de produtos químicos leia-se detergentes, desinfetantes e outras substâncias que contenham álcool etílico em sua composição. Também não utilize toalha de papel, papel higiênico ou camisetas velhas para limpar o componente. Com isso, você está correndo o risco de arranhar sua tela.

Além da limpeza, é importante ter cuidado ao transportar o notebook de modo geral, já que, em caso de queda ou batida mais brusca, a tela pode ser um dos componente mais afetados. Por isso, para garantir a segurança do transporte de seu notebook, procure colocá-lo em pastas ou maletas especializadas na proteção do aparelho.

Se você está precisando trocar sua tela queimada de notebook ou simplesmente quer dar um upgrade em seu laptop através desse componente, é só procurar a BB Baterias. Temos uma ampla variedade de telas para notebook, incluído as do tipo touchscreen, e que possuem a maior garantia do mercado – 3 anos. Esse prazo somente é dado pois asseguramos a qualidade de nossos produtos, que são originais. Em nosso site, você também conta com as melhores condições de pagamento, tudo para assegurar a melhor experiência na hora de adquirir um novo produto.