Atualizado em 25 de março de 2021.
Tempo de leitura: 5 minutos

Você já reparou em um detalhe disposto em alguns teclados, geralmente no formato redondo e localizado na parte central do componente? Essa espécie de tecla adicional é chamada de pointing stick do teclado, e tem como função principal executar tarefas semelhantes ao mouse, sendo responsável pelo sensor de movimento dos comandos do notebook.

Esse sistema, porém, veio perdendo força com o tempo, através de aprimoramentos que foram surgindo. Nesse texto, iremos te falar tudo sobre ele e, também, dos outros mecanismos que servem como sensor de toque em um computador portátil.

O SURGIMENTO DO POINTING STICK

A utilização do pointig stick (ou TrackPoint, como também pode ser chamado) vem de longa data. Em meados dos anos 90, os notebooks não possuíam os touchpads que, atualmente, estão presentes na maioria dos aparelhos. Dessa forma, como uma maneira de implementar a função de mouse ao computador portátil, surgiu o pointing stcik.

O primeiro TrackPoint que se tem notícia foi criado em 1992, quando os cientistas da computação Ted Selker e Joe Rutledge desenvolveram o item. Eles são, portanto, considerados os “pais” do pointing stick. Essa tecnologia foi extremamente popular, sendo aprimorada ao longo dos anos e amplamente utilizada pelos usuários de notebook do mundo inteiro. Basicamente, era a maneira mais prática de ter uma espécie de mouse no aparelho, até o surgimento e consolidação do touchpad nas máquinas. 

O QUE É E PARA QUE SERVE O POINTING STICK

Como já vimos, a tarefa básica a ser executada pelo pointing stick é mover e executar movimentos dentro do notebook. Ele está, normalmente, localizado entre as teclas “G” e “H (portanto, próximo ao centro do teclado) e é caracterizado por possuir um tamanho pequeno e ter formato arredondado. Ele é programado para responder ao mínimo toque do usuário e, dessa forma, o manuseio e uso desse elemento se torna bastante fácil, até para pessoas que não estão acostumadas a trabalhar com o pointing stick. 

Em relação aos comandos, existem alguns truques que podem ser conferidos pelos usuários. Quanto mais forte o botão for pressionado, mais rápido ele irá movimentar a seta que aparece em sua tela, por exemplo. O mesmo acontece quando seguramos o botão: ele irá se converter em um mecanismo para rolar as páginas. Quando mais força exercermos nesse momento, mais rápido a rolagem acontecerá.

Com o passar do tempo e do constante aprimoramento dos aparelhos eletrônicos, o TrackPoint foi perdendo força. Atualmente, existem ainda aparelhos que disponibilizam em seu teclado essa função. Marcas como Lenovo, HP e Dell são algumas que ainda possuem modelos com o pointing stick do teclado incluso. 

No entanto, eles não são mais tão utilizados, se compararmos a situação com alguns anos atrás. A explicação para isso se deve a constante evolução que as grandes empresas de tecnologia buscam em seus produtos, para satisfazer o usuário e melhorar a experiência na utilização do aparelho. A consolidação dos notebooks com Touchpad é o exemplo mais claro dessa mudança. 

Leia também
Teclado digitando sozinho: saiba como resolver
O que é o frame do teclado?
Funções ocultas do teclado de notebook

TOUCHPAD: A EVOLUÇÃO DO POINTING STICK DO TECLADO 

Embora sejam estruturas bem distintas, podemos definir o touchpad como uma evolução do pointing stick. Esse componente vem sendo utilizado em diversos aparelhos eletrônicos e está vastamente difundido entre os notebooks e ultrabooks produzidos atualmente. É até difícil imaginarmos um computador portátil sem uma área sensível ao toque que realize as mesmas tarefas de um mouse comum. 

No fim da década de 1980, os primeiros dispositivos que usaram o nome de trackpad e touchpad começaram a aparecer em computadores da fabricante britânica Psion. No entanto, a tecnologia ganhou maior notoriedade apenas em 1994, quando Apple lançou o seu PowerBook 500, modelo que fez bastante sucesso na época. O computador, que foi considerado revolucionário, trazia uma pequena esfera na lateral que permitia a você controlar o cursor fazendo movimentos giratórios.

Desde então, tivemos um grande salto nesse tipo de tecnologia. As bolinhas (semelhantes ao pointing stick do teclado), com o tempo, desapareceram e deram lugar às superfícies sensíveis ao toque, que vigoram até hoje. 

 

Touchpad fica localizado abaixo do teclado.

POINTING STICK DO TECLADO X TOUCHPAD

Mesmo que tenham perdido espaço para os touchpads, presentes quase na totalidade dos notebooks disponíveis no mercado, alguns usuários se sentem atraídos pelas vantagens que o pointing stick do teclado pode oferecer. Entre elas, um comando mais sensível e ágil, o que pode agradar pessoas que desejam ter um controle maior sobre as ações no notebook.

O touchpad é ligado diretamente aos comandos dos dedos, e não irá reconhecer movimentos feito com luvas, por exemplo. Pessoas que possuem prótese também irão encontrar dificuldade para utilizar o computador portátil da melhor maneira. Nesses casos, um teclado com pointing stick pode ser o mais indicado.

No entanto, é importante ressaltar que não é possível realizar a substiuição do teclado convencional por outro que venha com o TrackPoint. Apenas um número restrito de teclados possuem essa função atualmente, e, portanto, não serão compatíveis com todos os notebooks.

Por isso, os touchpads dominam os lançamentos e notebooks mais usados entre os usuários de notebook. Além de toda a praticidade de já contar com o dispositivo acoplado em seu notebook na hora da compra, uma das vantagens principais de um teclado táctil é que ele pode ser mais confortável para o uso a longo prazo.

Touchpads costumam exigir menos movimentos e permitem que as pessoas situem suas mãos em uma variedade maior de posições, o que não acontece com o pointing stick, localizado em uma parte específica do conjunto de teclas.

ONDE COMPRAR O TECLADO COM POINTING STICK

Se você está ciente das vantagens e desvantagens de se adquirir um pointing stick do teclado e pretende realizar a compra de um modelo assim para seu aparelho, é necessário se certificar que a loja ou empresa escolhida seja de confiança. Marcas que possuem condições especiais de garantia, diversas opções de pagamento e reconhecimento de mercado e clientes devem ser as escolhidas, nesse caso.

A BB Baterias tem todas essas credenciais e está há mais de 10 anos atuando no ramo de produtos para notebook. Nosso estoque conta com baterias, telas, fontes e claro, teclados, além de diversos outros itens para seu aparelho, com qualidade reconhecida.

Se você está precisando de qualquer componente para otimizar o desempenho de seu notebook, não hesite em procurar o time de especialistas da BB Baterias.