Atualizado em 23 de janeiro de 2024.
Tempo de leitura: 5 minutos

É da natureza humana caminhar em direção ao progresso. Quando falamos de tecnologias, uma série de novas práticas, ferramentas e aparelhos vem sendo constantemente lançados e, em alguns casos, aprimorados. Talvez você já tenha ouvido falar em tecnologias emergentes. Não? Fique tranquilo. Vamos te mostrar tudo sobre esse conceito nesse texto.

AS TECNOLOGIAS EMERGENTES

Tecnologias emergentes são inovações técnicas ou em desenvolvimento com grande potencial de mudar o curso de nossas vidas e dos negócios. Apesar de já existirem, estas soluções tecnológicas ainda não fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas. Elas estão em fases experimentais, de estudo ou em fase de amadurecimento, sendo usadas por empresas inovadoras. 

Entretanto, elas possuem o potencial para transformar o mercado no futuro próximo. Essas inovações podem impactar diferentes setores da tecnologia, mas também o mercado no geral, o ambiente e a sociedade. Acompanhar quais são essas tecnologias não só nos prepara para o que está por vir, mas pode servir como oportunidades para aqueles que as dominarem o quanto antes.

EXEMPLOS DE TECNOLOGIAS EMERGENTES

Conheça alguns tipos de tecnologias emergentes, de que forma elas estão se desenvolvendo plenamente e como irão atingir diretamente nossas vidas em um futuro próximo.

tecnologias emergentes

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A inteligência artificial é um conjunto de algoritmos que trabalham para imitar as habilidades humanas. Sua utilização se dá especialmente nas áreas de análise de dados, realização de processos repetitivos e reconhecimento de padrões. Sua essência reside na capacidade de aprender e se adaptar. A inteligência artificial é considerada um dos assuntos mais falados de 2023.

Tal fama não é à toa: uma projeção do IDC (consultoria especializada em tecnologia) aponta que os investimentos globais em IA devem ultrapassar US$ 500 bilhões, 16% a mais que os US$ 432,8 bilhões do ano passado. Não só isso: uma pesquisa da IBM constatou que 29% das empresas latino-americanas já utilizam IA dentro de seus processos.

Por fim, um levantamento da BCG (Boston Consulting Group) em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology) concluiu que, até agora, 51% das empresas que utilizam IA já conseguiram um lucro satisfatório com o uso dessa tecnologia emergente. E a tendência é que este percentual continue crescendo, uma vez que é inegável o impacto positivo que a IA, especialmente a IA generativa (aquela que cria conteúdos originais), possui.

Apesar disso, uma pesquisa recente da McKinsey & Company revelou que, embora 97% das empresas tenham uma estratégia IA, apenas 14% estão totalmente preparadas para implementá-la. O estudo descobriu que as empresas estão enfrentando uma série de desafios na implementação, incluindo falta de habilidades, dificuldades técnicas e resistência à mudança.

Leia também
Melhores marcas de SSD para notebook
O que é Alexa?

INTERNET DAS COISAS

A Internet das Coisas (IoT) é um conceito relacionado a conectividade de objetos do nosso cotidiano – dispositivos, veículos, eletrodomésticos – com a internet. Para isso, são incorporados aos objetos sensores, softwares, redes e capacidade de computação. Já a Internet das Coisas Industrial (IIoT) refere-se a seu uso no setor industrial, também conhecido como Indústria 4.0.

É a capacidade computacional que possibilita ao objeto coletar e trocar dados, em tempo real, para informar uma situação, notificar quando um problema surgir, além de agir com base neles, geralmente sem intervenção humana.

BLOCKCHAIN

Blockchain é uma tecnologia avançada de banco de dados digital que registra as transações digitais dos usuários. Também definida como livro contábil de dados (ou livro-razão), é considerada uma rede de negócios confiável por preservar o anonimato e permitir o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa.

Em um sistema bancário, por exemplo, essa tecnologia armazena as transações em blocos (blocks), que mantêm uma relação direta com seu bloco antecessor, formando assim uma corrente (chain). A relação é mantida por um “carimbo” de data/hora, que vincula os blocos com segurança entre si, usando princípios criptográficos. Isso garante a integridade e a segurança dos dados e das operações.

A blockchain tem sido vista como uma tecnologia capaz de revolucionar não apenas as empresas de serviços financeiros, mas também aquelas dos setores da saúde, educação, energia, entretenimento, mídia e varejo. Um exemplo é a sua aplicação na cadeia de suprimentos, conhecida como tecnologia de contabilidade distribuída.

REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL

Realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) são inovações que melhoram a experiência do usuário. Estas tecnologias estão sendo aplicadas em educação, treinamento e jogos. 

A partir de recursos gráficos 3D e 360º, a tecnologia VR cria um ambiente virtual com capacidade de interação e de desencadear sensações reais, mas sem conexão com o físico. Já a realidade aumentada sobrepõe conteúdos digitais no ambiente real por meio de câmeras ou sensores de movimento, integrando os mundos físico e digital. 

Os filtros para fotos em redes sociais ou o jogo Pokémon Go são exemplos conhecidos do uso da AR para o entretenimento. Na indústria, temos a Petrobras, que vem testando óculos para colaboradores que trabalham em refinaria visualizarem um painel de elementos virtuais necessários para realizarem certas atividades.

BIO REVOLUTION

A Bio Revolution é a conexão entre tecnologia e biologia – o que envolve a agropecuária, a área da saúde e até produção de energia. Grandes avanços na medicina e diferentes formas de produzir alimento, como por exemplo a produção de sementes transgênicas e carnes vegetais, são exemplo de como essa tecnologia emergente já está começando a fazer parte de nosso cotidiano. 

Essas novas inovações tem tanto o poder de trazer resultados positivos, porém também podem trazer alguns imprevistos ou até mesmo sair do controle. Por isso, essas tecnologias emergentes precisam de bastante monitoramento para garantir que elas não afetarão o bem-estar da população. 

As tecnologias emergentes vieram pra ficar, e ainda iremos ouvir falar muito delas. Para mais curiosidades, tutoriais e dicas, se inscreva em nosso canal no YouTube.