Atualizado em 8 de setembro de 2023.
Tempo de leitura: 2 minutos

Entre as diversas opções de configuração disponíveis nos computadores, uma em especial facilita extremamente a vida de quem não enxerga tão bem, possui pouca intimidade com a tecnologia ou então para quem deseja uma imagem com mais detalhes, de forma mais minuciosa: a possibilidade de aumentar a tela do seu aparelho. Se você não está familiarizado com essa ação, vamos te mostrar como fazer para aumentar a tela do notebook. Acompanhe!

COMO FAZER PARA AUMENTAR A TELA DO NOTEBOOK

Se você não sabe como fazer para aumentar a tela do notebook, fique tranquilo: todo o procedimento é muito prático e simples, podendo ser realizado em minutos, mesmo por aqueles que não possuem tanta intimidade com as configurações de um computador portátil.

O melhor jeito de fazer isso é utilizando uma ferramenta conhecida como “lupa”. A lupa é uma ferramenta nativa do Windows. Outros notebooks tem ferramentas similares para auxiliar nessa questão.

Para aumentar a tela do notebook, siga os passos abaixo:

  • Localize no teclado a tecla que possui o símbolo do Windows e a selecione;
  • Encontre “lupa” e ativa essa função;
  • Na sequência, você terá acesso a todos os controles e configurações da ferramenta aparecerão na tela.
como aumentar a tela do notebook
Lupa no Windows

No painel de controle da lupa, você ainda encontrará maneiras de alterar os níveis de ampliação da tela, como mostramos a seguir:

  • Aumentar o zoom: pressione a tecla com o logotipo do Windows e a tecla de “+”;
  • Diminuir o zoom: pressione a tecla com o logotipo do Windows e a tecla de “-”;
  • Para controlar o nível de ampliação da dela utilizando o mouse ou cursor, mantenha pressionadas as teclas “ctrl” + “alt”.
lupa windows aumentar tela notebook
Zoom na Tela do Notebook

Ao concluir o processo, é só apertar a tecla “esc” ou, então, fechar o painel clicando no “x” que está localizado no canto superior direito da tela.

Leia também
Como alterar o brilho da tela
Como verificar a resolução da tela do meu notebook

PRECISO DIMINUIR A TELA: E AGORA?

Aumentar a tela do notebook pode ser uma medida bastante útil. Porém, é normal passar do pronto na proporção, especialmente quando se está aprendendo a mexer nessas novas funções. Caso isso aconteça, para diminuir o tamanho da tela, é preciso ir até a área de trabalho, clicar com o botão direito do mouse na tela e abrir opção de configurações de vídeo. Nessa area será possível fazer também os ajustes relacionado ao tamanho do texto dos aplicativos e de outros itens.

Descobriu como aumentar a tela do notebook? Não é tão difícil quanto parece, certo? Agora, te convidamos pra que você nos acompanhe em nosso perfil no Instagram. Lá você terá acesso a uma série de conteúdos e dicas sobre o universo dos notebooks.